Família > Lifestyle > Festas e férias

Vamos fazer memórias – 7 ideias para momentos inesquecíveis em família

Vamos fazer memórias - 7 ideias momentos inesquecíveis família

Quando o Verão chega, os dias esticam e o tempo para dedicarmos à família aumenta. O sol é a companhia perfeita para desenvolver com as crianças atividades diferentes e mostrar-lhes que o mundo vai muito além das paredes de casa ou do recreio da escola. Na praia, no campo ou até mesmo na cidade, as possibilidades são infinitas. Reunimos algumas das mais divertidas. Preparem-se para uns dias inesquecíveis!

Estas ideias foram reunidas com o apoio da Capri Sonne, que nos lembra a importância de estreitar laços e de viver momentos únicos na história que escrevemos enquanto família. E por falar em inesquecíveis, o Verão da nossa infância lembra-nos os pacotinhos de Capri Sonne fresquinhos, bebidos com amigos, irmãos e primos.  

Trazemos-lhe algumas ideias que os miúdos vão adorar, e que até a nós nos deixarão com saudades da infância… Estes vão diretos para o álbum de fotografias!

TuristaSer turista na nossa terra

É normal explorarmos bem os nossos destinos quando viajamos, mas muitas vezes nem conhecemos bem o sítio onde vivemos. Que tal fazer de turistas na nossa cidade? Podem apostar num mapa, num guia para turistas, num roteiro à medida dos mais pequenos ou mesmo num passeio turístico com guia e tudo. Importante é ir de mente aberta, sorriso na cara e com uma boa dose de curiosidade. Vão ver que aprendem imensas coisas que não sabiam sobre os vossos sítios do costume e que as crianças se vão lembrar, muito depois do passeio acabado.

 

 

AjudarAjudar os outros

Plantar-lhes desde cedo a ideia de ajuda ao próximo e de solidariedade é o mote para criarmos crianças mais conscientes, preocupadas e solidárias. Passem o dia num canil, num lar de idosos ou numa instituição com crianças sem família. Explique-lhes a importância de dar sem esperar nada em troca, mesmo que só tenhamos companhia ou preocupação para oferecer. Se quiser ir mais além, faça uma recolha de alimentos, brinquedos ou roupa que já não lhes serve, e vá com eles entrega-las a quem mais necessita.

 

 

MercadoIda a um mercado local

Na correria do dia-a-dia, os supermercados salvam vidas, mas não há nada melhor do que sentir o cheiro dos alimentos acabados de colher, ainda com terra agarrada para nos lembrarem de onde vêm.

Aproveite para abastecer a despensa ao mesmo tempo que explica aos seus filhos de onde vêm os legumes, quais os processos e a importância da agricultura na economia do nosso país. Deixe-os tocar na fruta, conversar com as vendedoras, e no fim escolher o petisco para o lanche. 

 

 

AcamparAcampar

Façam as malas e partam à aventura, mas esqueçam os hotéis. Um fim-de-semana de contacto com a natureza é muito estimulante. Se preferirem, numa primeira experiência podem acampar num quintal familiar, o que é interessa é a experiência.

Monte com eles a tenda, preparem uma refeição ao ar livre, e viva a experiência de acampar a 100%: se possível, façam uma fogueira e contem histórias sobre a vossa família, algo que nem sempre existe oportunidade ou contexto para acontecer. Os seus filhos sabem que os pais se conheceram na escola ou no trabalho e que a avó materna era bailarina ou professora? Está na altura de saberem.

 

 

Árvore genealogicaDesenvolver uma árvore genealógica

Ter consciência do passado da nossa família é muito importante para a construção da nossa identidade. Vá ao baú buscar fotografias suas em criança, apresente-lhes o avô com quem nunca chegaram a conviver, mostre-lhes quem era aquela tia engraçada de quem todos falam com saudade e sorrisos.

Depois, viaje até ao presente, procurem fotografias de toda a família (aqui, as redes sociais podem ajudar…) e desenhem uma arvore genealógica em ponto grande. Se quiser arriscar e tiver jeito para as artes manuais, podem até fazer uma árvore de tecido ou em plasticina.

No fim, peça aos seus filhos para enumerar a qualidade de que mais gostam em cada membro da família. Vai ajudá-los não só a perceber quem é, mas também a desenvolver a aptidão de reconhecer as qualidades dos outros em primeiro lugar. 

 

 

Sushi em casaFazer sushi alternativo

Guarda os dias sem filhos para uma ida ao sushi? Leva-os consigo ao restaurante mas eles torcem o nariz a provar peixe cru? Arrisque e, com as crianças para a cozinha, experimentem fazer sushi de qu eijo e fiambre, de salsicha ou só de fruta. O limite é a imaginação. Só precisa de cozer o arroz basmati e de comprar algas, disponíveis em todos as lojas de grande superfície. Depois, é deixar a criatividade falar mais alto… e, no fim, deliciarem-se com as iguarias preparadas em conjunto!

 

 

CientistasSejam cientistas por um dia

A pergunta chave para qualquer cientista é “Porquê?”, e a maior parte das crianças são cientistas em embrião, com um “porquê” sempre na ponta da língua. É excelente estimular esta curiosidade e vontade de aprender, proporcionandoa experiências cientificas adequadas à idade. Podem visitar os Centros de Ciência Viva de Norte a Sul do País e aproveitar o programa Ciência Viva no Verão que oferece milhares de atividades gratuitas para famílias em todo o país. Mais informação aqui.

Aproveitem bem os dias em família, e este verão que vai ser uma loucura:para mais diversão a Capri Sonne tem uma crazy straw em cada pack promocional – colecionem as 4 Crazy Straws!