Oh oh oh! Tradições de Natal em Portugal - Pumpkin.pt

Oh oh oh! Tradições de Natal em Portugal

tradições de natal em portugal - foto pexels - capa - mesa

Nesta altura natalícia, existem muitas tradições que as famílias portuguesas fazem questão de cumprir.

Está a chegar o Natal, a época mais aguardada pelos mais pequenos e tempo de estar com aqueles que mais gostamos. Tempo também de árvores de natal, presépios, meias decorados e bolos rei e rainha, algumas das principais tradições de Natal em Portugal.

Vamos descobrir mais sobre cada uma delas?

Tradições de Natal em Portugal

1. Bolo Rei ou Bolo Rainha

bolo rei como fazer

O famoso Bolo Rei é uma das tradições de natal mais conhecidas de Portugal. Não há praticamente nenhuma família que passe sem ele nesta quadra natalícia. Redondo, com um buraco no meio e recheado de frutas cristalizadas e frutos secos fazem as delícias de miúdos e graúdos.

Até alguns anos atrás, este bolo típico trazia um brinde – objeto de metal que foi, entretanto, proibido por questões de segurança – e ainda uma fava (que também saiu da sua constituição). Segundo a tradição portuguesa, a pessoa a quem calhava a fatia de bolo com a fava era a pessoa responsável por, no ano a seguir, comprar o Bolo Rei.

Com o passar dos tempos, também esta tradição foi adaptada, existindo agora várias variantes deste doce tradicional de natal, como é o caso do Bolo Rainha para quem não gosta de fruta cristalizada, Bolo de Rei de Chocolate para os mais gulosos e ainda o Bolo de Rei Escangalhado de Gila ou com maçã.

2. Presépio

tradições de natal em portugal - foto pixabay - presérpio

O Natal é uma data cristã e para os adeptos desta religião é no Natal que se celebra o nascimento de Jesus. Por esse motivo, o presépio, que recria o nascimento de Jesus, e colocá-lo debaixo da árvore de natal é uma das tradições mais comuns em Portugal.

O presépio é constituído por Maria e José, menino Jesus e os 3 Reis Magos – Gaspar, Baltazar e Belchior. Contudo, com o passar dos anos, esta reconstituição vai-se tornando cada vez mais real e completo – com animais, anjos, musgo e há até quem coloque riachos.

3. Missa do Galo

A Missa do Galo acontece na transição do dia 24 para o dia 25 de dezembro e assinala o nascimento de Jesus. De acordo com os contos populares, esta missa tem este nome porque se crê que no dia 24 um galo tenha cantado, anunciando a vinda de Messias.

Atualmente, nos grandes centros urbanos, já é raro ver famílias a saírem do conforto dos seus lares para irem a estas missas, sendo que, esta tradição permanece viva essencialmente no interior do país, nas cidades pequenas, vilas ou aldeias.

No entanto, se quiserem ver a missa e não quiserem ou puderem sair de casa, podem sempre ligar a televisão e acompanhar em direto a missa do galo que o Papa celebra no Vaticano, em Roma.

4. Consoada

A Consoada é uma das tradições de natal mais características de Portugal!

Trata-se da celebração do nascimento de Jesus que, antigamente, era feita feita em jejum, mas que, hoje em dia, é composta por uma farta mesa de comida e doces. Entre eles, podemos contar com o bacalhau, couves e batatas cozidas, rabanadas, azevias, sonhos, bolo Rei, entre muitos outros.

No final do dia, manda a tradição que a mesa não seja levantada, nem os pratos lavados. Os restos de comida não devem tão-pouco ser levantados da mesa por respeito aos mortos da família.

5. Azevinho

tradições de natal em portugal - foto pixabay - azevinho

O azevinho é um arbusto de crescimento lento e que nasce na Europa durante a época do Inverno e que simboliza o amor e a esperança.

Nesta época costuma ser muito utilizado como decoração e também colocado numa coroa à porta de casa, para proteger.

6. Meia de Natal

meia de natal

Reza a lenda que um homem nobre, com um grande desgosto por ter perdido a mulher, terá esbanjado todo o seu dinheiro e deixando as suas 3 filhas sem praticamente nada.

Diz-se que São Nicolau (o velhinho de barbas branquinhas – Pai Natal), sabendo que esta família estava a passar por dificuldades financeiras, montou o seu cavalo branco e deslocou-se até à casa desta pobre família para lhes dar um grande presente – 3 bolsas com moedas de ouro.

As três bolsas caíram dentro de três meias que as meninas tinham lavado e pendurado na lareira para secar. Foi a partir daqui que esta tradição ganhou vida! Ah… e atenção, as meias devem ser do número 48 para cima!

Que tal fazerem a vossa própria meia de natal?

7. Árvore de Natal

tradições de natal em portugal - foto pixabay - árvore de natal

A esta altura, a maioria das famílias já têm a sua árvore montada e a decorar a sala. A montagem e decoração da árvore é considerado por muitos o marco inicial da quadra natalícia.

Sabia que as primeiras árvores de natal eram decoradas com papéis, frutas secas e doces? E que este conceito de “árvore de natal” remonta ao século XVI? Pois é!

A partir daí, a tradição espalhou-se e hoje montar a árvore (que já não tem que ser um pinheiro) é já um ato normal em quase todos os países do mundo.

Reza a lenda que a razão pela qual a árvore de natal é um pinheiro (real ou de plástico) devido à sua forma triangular e à sua representação para os cristãos – a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Uma ideia gira – e sustentável! – é fazerem a vossa própria árvore de Natal reciclada: além da decoração, é uma oportunidade para conversar com os seus filhos sobre a importância de reduzir o desperdício, proteger o ambiente e poupar.

8. Troca de Prendas de Natal

tradições de natal em portugal - foto pixabay - troca de presentes

Há cerca de dez mil anos que os povos agricultores trocavam presentes, normalmente excedentes alimentares, no solstício de Inverno, como forma de celebrar o facto de o Inverno já estar a meio e em breve regressarem os dias solarengos.

Os cristãos decidiram então adotar o conceito e a oferta de prendas de natal passou a simbolizar a entrega de oferendas ao Menino Jesus pelos três Reis Magos.

Atualmente, os presentes são essencialmente para as crianças que  ficam em extâse com o momento poder finalmente rasgar o papel de embrulho e ver o que o Pai Natal lhes trouxe este ano!

Tudo para um Natal feliz em família:

  • Está à procura da prenda de Natal ideal? É para o menino e para a menina, para a mãe e o avô!
  • Receitas de Natal deliciosas para uma mesa cheia de amor.
  • Decoração de Natal: preparem a casa para a quadra mais mágica do ano!
  • Postais de Natal: criem o vosso e enviem-no… por correio!
  • Vivam o Natal em família: são muitas as atividades para fazer com os miúdos no mês de Dezembro

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *