Família > Lifestyle > Festas e férias

Sugestões para fazer com os miúdos nas férias

Sugestões fazer miúdos nas férias

Fomos convidados a participar na Praça da Alegria com sugestões para fazer com os miúdos nas férias.

Estas foram as nossas sugestões

– Fora de casa:

Ler um livro nas Bibliotecas Municipais – As Bibliotecas Municipais têm cantinhos infantis com livros girissimos e que podem ser requisitados para ler em casa.

Além disso muitas organizam leituras de contos e atividades, gratuitamente.  Por exemplo sábado 28  há hora do conto em Lisboa (Biblioteca Municipal Central – Palácio Galveias), nas Bibliotecas Municipais do Porto, e na biblioteca de Viana do Castelo.

Visite Museus e descubram um mundo de coisas novas. Em todas as cidades há museus cheios de coisas antigas e interessantes para descobrir em família. E ao Domingo de manhã muitos têm entrada livre! Sugerimos por exemplo o Museu do Oriente ou da Marioneta em Lisboa, Museu da Imprensa no Porto ou Museu do Brinquedo em Seia.
 
Mantenham o espirito natalício e aproveitem para visitar a Aldeia Natal em LisboaÓbidos Vila NatalA Viagem do Pai Natal em Leiria, a A Terra dos Sonhos – em Santa Maria da Feira

Vão ao teatro com os pequenitos por exemplo ver Tarzan: O musical no Porto ou Quando eu for grande… quero ser em Lisboa

– Em casa:

Para entreter as crianças em casa sugerimos várias atividades, que podem ser agrupadas com um tema comum que resulta com meninos e meninas: por exemplo a caça ao tesouro dos piratas!

– Podem vestir-se de piratas – ou princesas piratas- e fazer espadas e coroas para se mascararem a rigor. Vamos preparar instruções passo a passo para fazerem as espadas, coroas e ganchos que apresentamos na Praça da Alegria.

– Podem fazer bolachas de chocolate com pintarolas  – as joias dos piratas

– Façam bolos-rei e decorem-no com frutas coloridas para fazerem de joias reais

– Preparem bolachinhas e decorem com glacé e pepitas de chocolate

– Guardem o “tesouro” e organizem uma caça de tesouro com pistas espalhadas pela casa. A dificuldade tem de ser ajustada à idade das crianças (no caso das nossas quetêm 2 e 4 anos as pistas são todas feitas com imagens)

– Façam um lanche com o tesouro encontrado.

– Podem ver um filme com piratas – o Peter Pan para os mais pequenos ou o Piratas das Caraíbas para os mais crescidos, acompanhado de muitas pipocas.

– Leiam uma história de piratas em conjunto e complementem com uma das outras atividades  por exemplo sugerimos os livros Piratologia, o livro da série A princesinha “Quero ser Pirata!”, e o livro do Peter Pan.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *