Família > Lifestyle > Festas e férias

Saiba como planear o Natal em 6 passos

Saiba como planear Natal 6 passos

A época natalícia é sempre super atarefada com imensas coisas para se fazer… Mas não desespere! Ligia Noia, formadora e consultora em organização ensina-nos a planear o Natal em 6 passos. 

O Natal é um dos momentos favoritos do ano para as crianças. Para os pais, nem sempre é assim tão divertido porque existe muitas coisas a preparar: a decoração da casa, a compra das prendas, actividades em família, a preparação da ceia de natal, receber visitas em casa ou viajar.

Para que tudo corra bem, é essencial planear e começar o mais cedo possível a preparar o natal. Algumas dicas que podem ajudar: 

 

1. Definir um objetivo 

Ter um objetivo bem definido, ajuda muito nos momentos de stress. Se o seu objetivo for “Ter um natal divertido em família”,  talvez não se preocupe tanto com a limpeza da casa ou com o bolo que não ficou perfeito. Afinal o mais importante é estar com as pessoas que ama. 

2. Registar as áreas que necessita planear

Eu gosto de utilizar uma folha grande e canetas coloridas, registo todas as áreas que necessito planear e depois afixo na parede. Nos dias seguintes  escrevo tudo o que me lembrar. Para facilitar divida em várias listas: Lista de tarefas, lista de compras, lista de presentes, lista de atividades em família. 

3. Lista de presentes

Quanto mais cedo preparar os presentes a oferecer, menos preocupações terá nos últimos dias antes do natal. Faça uma lista o mais detalhada possível, com o nome das pessoas, o que gostam, o tamanho, a côr favorita, as lojas a visitar e o orçamento previsto.  Desta forma, é garantido que ao entrar numa loja vai perder menos tempo e gastar menos dinheiro, porque sabe exatamente o que pretende. 

Lista de presentes

4. Lista de atividades

Para envolver ainda mais as crianças nas atividades natalícias, elabore uma lista de atividades para o mês de dezembro, em conjunto com os filhos. Caso eles ainda sejam pequenos, pode utilizar desenhos ou colagens, se eles forem crescidos podem escrever a lista. Por cada atividade concluída, eles devem fazer um x. É uma forma interessante de incentivar as crianças a serem organizadas, a terem uma ideia geral do que têm de fazer e a sentir a satisfação de cada tarefa concluída. 

5. Registar na agenda  

Todas as  tarefas com data definida devem ser registadas na agenda. Não esqueça de agendar também o mais cedo possível o cabeleireiro, manicure ou encomenda de comida caso necessite. 

6. Natal com Speed Cleaning 

Se há momentos que a limpeza da casa não é essencial, é certamente o Natal. Não se preocupe com os detalhes, defina as prioridades para cada divisão da casa, limite o tempo de limpeza com um relógio de cronómetro, e prepare alguns truques: velas aromáticas na casa de banho, toalhetes de limpeza  disponíves e um aspirador manual por perto.

Ligia Noia

Formadora e Consultora em Organização

organizarcomligianoia.blogspot.pt

www.facebook.com/Organizar-com-Ligia-Noia