Família > Lifestyle > Festas e férias

Presépio: o seu significado e várias ideias para se inspirarem

Se as abobrinhas já começaram a fazer perguntas sobre o Natal, o menino Jesus, a estrela e os Reis Magos, explique-lhes a origem do Natal, a história do nascimento de Jesus, e o que é e simboliza o Presépio.

Reunimos a informação de forma fácil, mas detalhada ainda assim, para que lhes possam explicar tintim por tintim o significado desta quadra que se aproxima e que é para todos tão especial.

Partilhamos também algumas ideias para construirem o vosso Presépio em família – afinal, este é um dos símbolos de amor e da união entre os mundos, e pode e deve por isso ser celebrado, quaisquer que sejam as nossas crenças religiosas.

O Nascimento de Jesus

presépio

Segundo a Bíblia, São José e a Virgem Maria foram obrigados, consequência do recenseamento de toda a região da Galileia, a regressar à Judeia, a sua cidade natal, para se registarem. Maria estava prometida em casamento a José, e à espera do seu primeiro filho.

Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebé, e ela deu à luz o seu primogénito. Envolveu-o em panos e colocou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”. Jesus foi visitado, após o nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, dois anos mais tarde, não na manjedoura, mas na casa de Jesus, por Três Reis Magos vindos do Oriente.

Estes acontecimentos ocorreram no tempo do Rei Herodes, que teria mandado matar todas as crianças de até 2 anos para baixo, por medo de perder o seu trono para o futuro rei dos judeus.

A História do Presépio

história do presépio

O primeiro presépio do mundo terá sido montado por São Francisco de Assis em 1223, como forma de explicar a alguns camponeses o significado do Natal.

Conta a lenda que,  ao contrário do que fez até então, o Santo pregou a palavra não na Igreja mas sim na floresta de Greccio, uma cidade italiana, onde instalou uma manjedoura, um boi e um burro – “ilustração real” da história do nascimento de Jesus.

Entretanto, foi-se tornando cada vez mais comum montar um presépio também nas casas comuns, a partir do século XVIII; primeiro pela Europa e depois pelo mundo.

Figuras do Presépio

figuras do presépio

O presépio original é constituído por  figuras que representam personagens, locais e simbologias da narrativa bíblica, mas pode ser construído apenas com as figuras principais: o Menino Jesus, Maria e José.

Curral

O curral era o local onde se guardava o gado. Por isso, no presépio, o Menino Jesus fica sobre palhas, deitado numa manjedoura.

Menino Jesus

O Menino Jesus é o filho de Deus e foi escolhido para ser o salvador do povo.

Virgem Maria

A Virgem Maria é a mãe do filho de Deus e do seu ventre nasceu Jesus Cristo.

São José

São José é o pai adotivo do Menino Jesus. Era um carpinteiro judeu.

Animais

Os animais representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu. “Jesus não nasceu em palácios, nem em lugares luxuosos, mas sim no meio dos animais”.

O boi representa a bondade e a força pacífica do povo hebreu. O burro simboliza a humildade e os pagãos. O galo anuncia a chegada de Jesus numa boa nova. As ovelhas simbolizam o sacrifício de Jesus por nós.

Anjos

Os anjos anunciam aos pastores a chegada do filho de Deus: sabem que nasceu o salvador.

Pastores

Os pastores são homens do campo, que simbolizam a simplicidade do povo, já que Deus acolhe a todos sem se importar com sua condição social.

Estrela de Belém

A estrela de Belém é aquela que se coloca no alto da árvore de Natal. Foi ela que guiou os três Reis Magos até ao Curral quando Jesus Cristo nasceu.

Três Reis Magos

Gaspar, Baltasar e Belchior representam os povos pagãos e simbolizam raças distintas, representando a universalidade da Salvação.

Reza a história que os três Reis Magos viajaram do Oriente conduzidos pela estrela, e que chegaram à cidade de Belém, local de nascimento do Menino Jesus, trazendo presentes: mirra, ouro e incenso.

O ouro representava a realeza, a mirra era símbolo da paixão e o incenso representava a divindade de Jesus.

No nosso país foram também acrescentados alguns elementos para dar ao presépio um toque mais “português”, como o moinho e o moleiro, a lavadeira e bailarinos de ranchos folclóricos, entre outros.

Ideias de Presépio

Presépio Reciclado

Presepio reciclado final com reis magos-1

Aprendam a fazer um amoroso presépio reciclado para decorar a vossa casa no Natal. Nós usámos embalagens Mimosa para criar um Presépio muito colorido e divertido que as crianças vão adorar ajudar a construir.

Presépio Iluminado

presépio de natal

José, Maria e o Menino vão iluminar de amor a vossa casa com esta ideia tão fácil de pôr em prática: saibam como construir um Presépio de Natal cheio de brilho.

Presépio Solidário

Presépio Vidro leigos para o desenvolvimento

A Leigos para o Desenvolvimento é uma ONGD católica, que trabalha há 32 anos em prol do desenvolvimento integral e integrado em países de expressão portuguesa. Atualmente conta com projetos em Angola, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, atuando preferencialmente na área da Formação e Educação, da Dinamização e Organização Comunitária, Empreendedorismo e Empregabilidade, Capacitação de Agentes Locais, Promoção do Voluntariado e Pastoral.

Esta ONGD vende todos os anos presépios solidários para ajudar a missão.

Um dos presépios de 2018 da Leigos para o Desenvolvimento foi criado pela artesã Sandra Duarte, oriunda de Espinho. A matéria-prima é o vidro, a sua grande paixão, pelas suas cores, brilho, pureza e a sua natureza recicláveis, tendo já ganho vários prémios com os seus trabalhos. Este presépio está disponível em várias cores diferentes.

O outro modelo de presépio foi desenhado pelo arquiteto João Alves da Cunha e é feito em madeira, composto por 5 peças autónomas. Segundo o autor, “este presépio quer ganhar vida nas nossas mãos (de criança). Cada uma das cinco peças de desenho reduzido ao essencial é, então, um convite a participar (como crianças) no anúncio de uma grande alegria: o nascimento de Jesus”.

Para adquirir ou obter mais informações basta enviar um e-mail para [email protected].

Tudo para um Natal feliz em família:

– Está à procura da prenda de Natal ideal? É para o menino e para a menina, para a mãe e o avô!

– Receitas de Natal deliciosas para uma mesa cheia de amor.

– Decoração de Natal: preparem a casa para a quadra mais mágica do ano!

– Postais de Natal: criem o vosso e enviem-no… por correio!

– Vivam o Natal em família: são muitas as atividades para fazer com os miúdos no mês de Dezembro

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *