Agosto será sempre, para nós, sinónimo de férias de verão; é o mês do ano em que por excelência temos mais tempo para a família e em que saímos da rotina para fugir para o nosso refúgio junto ao mar. Agosto ajuda-nos a focar naquilo que é mesmo essencial: a companhia uns dos outros!
Passamos um ano inteiro à espera das férias de verão, as crianças, sobretudo, estão ansiosas para que os seus pais estejam disponíveis para elas a tempo inteiro, sem horários e sem atrasos. São dias passados com programas de família, com mimos, abraços, algumas turras e também zangas, resultado (natural) desse tempo que passam em convívio uns com os outros. Mas, no fundo, importantes para reforçar os laços familiares e para prestar mais atenção ao nosso lar.
Porém, Agosto é também um mês de balanços e de preparação de recomeços – há todo um novo ano lectivo para preparar – mas, vamos com calma, pais! É preciso ter calma com o fim das férias!
Porque não aproveitar o mês de Agosto para fazer também um balanço da saúde do nosso lar e das nossas relações? Porque não deixar que o espirito das férias se prolongue e que seja mais forte do que as rotinas?
Deixo-vos 6 dicas para que regressem às rotinas de forma suave e alegre:
- Relembrem as férias: imprimam fotografias das vossas férias e coloquem em molduras e, porque não, na porta do frigorífico para vos ajudar a sorrir todas as manhãs com as lembranças daqueles momentos?
- Criem um “pote dos desejos”, onde vão guardando ao longo do ano os vossos desejos para as próximas férias.
- Encontrem uma “resolução de férias”, ou seja, adoptem no vosso dia-a-dia um novo hábito ou rotina que tenham aprendido durante as vossas férias.
- Não deixem morrer as férias: continuem a falar das coisas que fizeram nas férias quando se juntam em família, à mesa na hora da refeição.
- Prolonguem algumas das rotinas das férias durante mais algum tempo, como as idas à praia enquanto o tempo assim o permitir; fazer passeios ou reunirem-se com os amigos.
- Não regressem de férias literalmente em cima do regresso às rotinas. Deixem alguns dias para desfazer malas e literalmente arrumar a casa.
Passamos um ano inteiro à espera que os dias fiquem maiores para podermos aproveitar mais um bocadinho e dos dias quentes que nos lembram que em breve chegarão as férias! Por isso, vamos ter calma com o fim das férias, pais! E vamos ter calma com as nossas crianças que vão estranhar novamente a separação dos pais todos os dias de manhã bem cedo e vão sentir a nossa falta quando chegamos mais tarde para os ir buscar à escola! Vamos ter calma também com as birras das nossas crianças, afinal, vocês são as pessoas mais importantes para elas e é normal que fiquem aborrecidas quando deixam de poder passar os dias inteiros na vossa companhia!
O verão pode terminar e, com ele, as férias, mas o espírito com que vivemos os nossos dias só depende de nós e se quisermos, podemos fazer com que o (nosso) Sol brilhe o ano inteiro!
Este artigo foi-nos gentilmente cedido por Vera Dias Pinheiro do blog As Viagens dos V’s
Este artigo foi útil para si?