Família > Lifestyle > Festas e férias

Os Jogos Olímpicos trocados por miúdos

Jogos Olímpicos trocados por miúdos

Os Jogos Olímpicos começam já esta semana! De 5 a 21 de Agosto, miúdos e graúdos vão poder desfrutar do maior evento desportivo do mundo.

Já contou aos seus filhos que esta competição, que acontece a cada quatro Verões, é realizada há mais de 2000 anos e que nesta edição vão estar presentes atletas de 42 modalidades diferentes? Pode (e deve!) aproveitar também o espírito olímpico para lhes reforçar a ideia de valores positivos relacionados com desporto. Já dizia o Barão de Coubertin, o fundador dos Jogos Olímpicos na Era Moderna, que “o importante não é vencer, mas sim participar com dignidade”. Esta é por isso uma excelente oportunidade para incutir às crianças noções de pertença a um país, de competição amigável, de respeito pelo próximo e pela diversidade, de paixão pelo exercício físico e seus benefícios, de geografia, enfim…  – a verdade é que os Jogos são um pretexto para variadas e divertidas aprendizagens que serão valiosas ao longo da vida. 

7 fatos sobre os Jogos Olímpicos que todas as crianças devem saber

Os primeiros Jogos Olímpicos foram celebrados em Olímpia, na Grécia, no ano 776 a.C.  

 

 

 

 

 

Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, só os homens podiam participar… e competiam nus! 

 

 

 

 

 

Os vencedores recebiam uma coroa de folhas de oliveira, um sinal de esperança e paz. (photo: english-ch.com)

 

 

 

Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, pensados e reavivados por Pierre de Coubertin, aconteceram em 1896 em Atenas – na Grécia também, como homenagem aos seus antepassados.

 

 

 

As mulheres só puderam participar nos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 1900, e mesmo assim tinham que cumprir normas muito específicas em relação ao equipamento. Já imaginaram o pouco prático que é correr, saltar ou jogar ténis cobertos da cabeça aos pés?!

 

 

 

O objetivo do Movimento Olímpico é o de contribuir para a construção de um mundo melhor, em paz, através da educação dos mais jovens pelo desporto. A ideia é a de que a competição deve assentar nos princípios da compreensão mútua, da amizade, da solidariedade e do fair play, e sem qualquer discriminação por raça, sexo ou religião. 

 

O símbolo dos Jogos Olímpicos, os anéis interlaçados de diferentes cores (azul, amarelo, preto, verde e vermelho) simbolizam a união dos cinco continentes. 

 

 

 

 

Algumas curiosidades sobre os Jogos Olímpicos de 2016

Vinicius, a mascote dos Jogos Olímpicos de 2016, é uma combinação de vários animais brasileiros e das suas habilidades: junta a agilidade dos felinos ao “gingado” dos macacos e à leveza dos pássaros.

 

 

 

 

Tom, a mascote dos Jogos Paralímpicos de 2019, é também uma criatura mágica, uma mistura de todas as plantas das florestas brasileiras, e nasceu de uma explosão de alegria. 

 

 

 

 

Já ouviu falar de Hóquei na Relva? Nós também não, mas é uma das modalidades presentes na edição deste ano.  

  

 

 

Mais de 200 países membros do Comité Olímpico Internacional são esperados para competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. 

 

 

 

 

Atividades com crianças relacionadas com os Jogos Olímpicos

 A organização Rio’2016 desenvolveu um portal de internet dedicado às mascotes dos Jogos Olímpicos – Vinícius, como o poeta Vinícius de Morais, e Tom, como Jobim, o maestro – onde as crianças podem ouvir histórias, jogar, imprimir desenhos para colorir e ver vídeos relacionados com as mascotes ou com o evento.

 

 

Aproveitem os Jogos Olímpicos para aprender mais países e as suas capitais! Podem procurar listas com todas as cidades em que a competição já decorreu e tentar associá-las a um pais. Os Jogos de 1920 aconteceram em Antuérpia. Fica onde? Toca a pesquisar! 

 

 

 

A Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos é um espetáculo lindíssimo que vale a pena ver! É transmitida em direto e permite conhecermos todas as delegações presentes. Escolham um país do qual nada conhecem e façam festas temáticas: a noite senegalesa (com receitas do país para o jantar!), o dia de aprender sueco… a imaginação é o mote! 

 

 

Se as crianças só ligam a futebol ou a ginástica, está na altura de lhes apresentar outros desportos. Será um desafio também para si! Vejam um pouco da competição do Triatlo, por exemplo. Sabem as regras? Não? Melhor ainda, podem aprendê-las! Quem sabe não descobrem uma nova paixão…

 

Façam atividades manuais relacionada com os Jogos. Desenhem o símbolo dos Jogos Olímpicos, ou usem plasticina para o recriar. Ou então procurem no supermercado donuts ou alguns biscoitos em forma de aro (podem cozinhá-los também!) e cubram-nos com as cores que representam cada continente… delicioso e divertido! (photo: www.activityvillage.co.uk)

 

Todas as informações e fotografias foram retiradas do site Rio 2016 e Olympic, meios de comunicação oficiais dos Jogos Olímpicos.