Família > Lifestyle > Festas e férias

Natal feito em casa!

Natal feito casa

Sofia Isabel Vieira, autora do projecto Pais com P Grande tem umas dicas fantásticas para decorar a casa para o Natal. 

Nesta altura do ano é tão fácil perdermo-nos nos corredores dos supermercados cobertos de decorações de Natal, com laços cintilantes por tudo quanto é canto, e papel de embrulho de todas as cores e feitios; mas por aqui tentamos sempre ser ponderados nessas compras que consideramos superfúlas e optamos por um “Natal feito em casa”.

Todos os anos é uma grande tentação resistirmos à compra de mais uma caixa de bolas, mais um sininho feito em vidro, e mais uma estrela para colocarmos no topo da árvore; mas a verdade é que todos os anos se compra “mais uma coisinha” e acabamos por acumular tantas decorações, muito mais do que aquelas que precisamos para decorar a nossa casa (e a dos vizinhos).

Para nós Natal é sobretudo família, e por isso tentamos, todos os anos, passar parte do mês de Novembro e o mês de Dezembro a fazermos coisas juntos para o nosso Natal.

Talvez não tenhamos as decorações mais chiques, mas temos concerteza decorações com histórias, objectos únicos feitos por nós e pelos miúdos que acabam por ser uma parte muito importante das memórias que queremos construir com os nossos filhos.

Por aqui já começámos em modo reciclagem para podermos, em Dezembro, ter todas as decorações natalícias prontas para enfeitarmos a casa.

Ontem passámos uma boa hora a recortar caixas de ovos. Os cones que dividem os ovos fazem sempre bonitas árvores de Natal. Uma actividade muito fácil de fazer com os miúdos e que dá um toque especial à casa. Basta recortar os cones das caixas dos ovos e decorá-los ao vosso gosto.

Em anos anteriores decorámos com bagos de arroz coloridos (pintámos o arroz com tinta de trabalhos manuais), desenhámos nos cones, utilizámos lãs e brillhantes. Este ano vão ficar decoradas com bolinhas (que se fazem facilmente em casa) e pompons que se podem comprar em qualquer supermercado.

Começámos também a escolher os desenhos e pinturas dos miúdos (que costumo guardar ao longo do ano numa caixa) para podermos embrulhar os presentes de Natal. Acho um desperdício gastarmos tanto dinheiro em papel de embrulho quando sei que as pinturas dos miúdos podem ser reutilizadas, o que é motivo de orgulho para eles, e um toque muito especial para quem recebe os presentes assim embrulhados.

E também os cartões de Natal cá em casa são feitos por eles. Este ano usámos a técnica da pintura com dedo e fizemos uns cartões muito bonitos com imagens da renas do Pai Natal.

Para a semana planeamos fazer a nossa coroa de Natal para colocarmos na nossa porta. Também estas são sempre feitas por nós e são normalmente uma das decorações que mais gostamos de fazer juntos. Por agora deixo-vos com algumas fotos do nosso “Natal feito em casa” 😉

Sofia Isabel Vieira

Aventureira, sonhadora, mãe, autora do projecto Pais com P Grande

Pode ser seguida em www.facebook.com/Paiscomp ouwww.instagram.com/Paiscompgrande