Família > Lifestyle > Festas e férias

8 sugestões para um Natal cheio de vida e emoção: dentro e fora de casa!

Dê mais vida ao Natal em família!

Há algo mágico na época natalícia que nos faz secretamente desejar que seja sempre Natal, não é? As crianças parecem ainda mais alegres, as rotinas parecem elevar-se num espírito menos cansativo, as pessoas sorriem mais.

Celebrar a partilha, a entreajuda e apostar em fazer os outros sentirem-se importantes é uma máxima nestes dias, onde doar o nosso tempo e presença sem distrações é o mais importante.

Deixem o espírito contagiar toda a família e deem mais vida ao vosso Natal, dentro e fora de casa, com estas oito ideias – são pequenos momentos no dia a dia, coisas simples, que podemos fazer sem gastar muito dinheiro, e que tornam a nossa vida mais feliz.

Como dar mais vida à vossa casa no Natal

Decorar a casa

A meio de novembro já é permitido começar a pensar na decoração de Natal? Porque nós adoramos a ideia de vestir a nossa casa com os tons natalícios – e enchê-la de luz!

Se quiserem deixar o espírito chegar aos poucos: comecem pela grinalda na porta, preparem depois um centro de mesa bonito, pendurem o azevinho, vão resgatar o presépio ou as casinhas de neve guardados há um ano e espalhem-nos pelas diversas divisões da casa.

decoração de natal

Fotografia: My Autumn Farm House

Vão marcando a época com pequenos detalhes, semana após semana, até ao culminar da preparação da árvore: a tradição pede que ela seja montada entre os feriados de dezembro, de dia 1 a dia 8. Obviamente, toda a família pode, e deve, participar deste momento, que vos encherá de ansiedade pela chegada dos presentes.

Preparar decorações de Natal em família

Decorar a casa é giro, mas preparar as decorações pode ser ainda mais emocionante e divertido. Já imaginaram a alegria dos miúdos ao verem os enfeites de Natal que eles próprios fizeram a pender dos ramos das árvores?

Por isso, este ano esqueçam os ornamentos comprados nas lojas e pensem na hipótese de fazerem vocês mesmos os detalhes com que vão, pela casa, espalhar a magia do Natal.

Utilizem as caixas vazias para preparar uma vila de Natal: cada membro da família tem a liberdade de decorar a sua como quiser, para que as vossas casinhas sejam o mais a vossa cara possível. Fica lindo numa mesinha no hall de entrada, por exemplo, para que todas as vossas visitas se sintam… em casa!

casas de Natal

Fotografia: Paging Super Mom

Se preferirem, podem usar as caixas para, dentro da mesma ideia de cada membro da família decorar a sua, espalharem palavras de amor e paz com as cores do Natal.

HO HO HO caixas

Fotografia: Living Craftly Ever After

Podem ainda utilizar as caixas para criar uma árvore de Natal diferente, reciclada e cheia de vida. Olhem que bonito e original!

árvore de natal caixas

Fotografia: My Poppet

Fazer bolachas

Sabor a Natal é um sabor familiar, doce e presente nas memórias felizes de todos!

Leve os miúdos para a cozinha e desafie-os a preparar umas deliciosas bolachas que poderão oferecer aos avós e aos amigos mais chegados como uma prenda cheia de significado e tempo dedicado.

Além de que vão reconfortar o estômago e a alma de quem as receber, enquanto vocês se divertem juntos e de avental à cintura.

Ver filmes de Natal

filmes de natal infantil

Não dá mesmo para resistir a uma… ou duas tardes de cinema em família nas férias do Natal, pois não? E sabe tão bem!

Há imensos filmes infantis dedicados ao Natal, que passam sempre mensagens de tolerância, amizade e do valor da família, por isso espreitem as nossas sugestões de filmes de Natal para uma maratona natalícia na companhia da 7ª arte. A não esquecer: balde de pipocas e mantinhas!

Escrever uma carta ao Pai Natal

Alimentem o mais que conseguirem esta fantasia infantil que enche os corações dos miúdos de esperança e expetativa; não tardará muito a que o miúdos se apercebam de que as renas não voam e os duendes não fabricam brinquedos.

Desafiem-nos a escrever pela própria mão a carta ao Pai Natal, se já o souberem fazer, ou peça-lhes que ditem os seus pedidos para que aponte tudo. Depois, deem-lhe um toque com desenhos, recortes ou colagens.

Não se esqueça de, no processo, explicar às abobrinhas que nem sempre o Pai Natal pode cumprir todos os seus desejos, e que é importante saber escolher aquilo que realmente fará diferença nas suas vidas.

Memorize os pedidos – não quer que o Pai Natal deixe má imagem! – e vá, com eles, entregar a carta a um Pai Natal real.

Como dar mais vida ao Natal em família fora de casa

Saiam para a rua e aproveitem a magia das luzes de Natal e das decorações espalhadas pelas cidades, sorriam para estranhos e preparem-se para viver em família momentos inesquecíveis, que prolongam a magia desta época muito além da noite da consoada.

Antes de sairem de casa, preparem uma mochila com água e comida. Não se esqueçam de que é imprescindível repor a energia durante o dia!

Visitar o Pai Natal

Por onde anda o Pai Natal?

Por onde anda o Pai Natal? Aproveite as nesta altura obrigatórias visitas aos centros comerciais para polvilhar de magia uma obrigação e mostre aos miúdos que o Pai Natal existe, mesmo!, e está à disposição para ouvir pedidos, receber abraços e perdoar algumas asneiras!

É o programa perfeito para os distrair enquanto o papá, ou a mamã, dá um salto rápido à loja de brinquedos mais próxima e despacha os pedidos que, naquele momento, estão a ser feitos ao velhinho barbudo – e a forma perfeita de fechar a atividade de escrever uma carta tão especial.

Deslizar numa pista de gelo

Pistas de Gelo

Nada mais revitalizante do que umas boas gargalhadas – principalmente de nós mesmos, depois de uma manobra mal calculada. Na época do Natal as pistas de patinagem vão gelar de bons momentos as cidades de norte a sul do país! Patinar numa destas pistas de gelo é um programa divertido para toda a família, e para o qual apenas precisam de coragem, cumplicidade e… energia!

Comprar num mercado de Natal

Mercados de Natal em Lisboa

Se visitar os Mercados de Natal da Europa está fora do vosso orçamento para este ano, não fiquem tristes: felizmente, esta tradição começa a tornar-se também nossa, e são muitos os mercados típicos em Portugal onde já podem fazer compras de Natal originais, quase sempre mais personalizadas, ecológicas e em conta.

Estes mercados de Natal em Lisboa e noutros locais também são imperdíveis pela… comida, que podem degustar em família, enquanto bebem um vinho quente (ou um chá, no caso dos mais novos).

Tudo para um Natal feliz em família:

– Está à procura da prenda de Natal ideal? É para o menino e para a menina, para a mãe e o avô!

– Receitas de Natal deliciosas para uma mesa cheia de amor.

– Decoração de Natal: preparem a casa para a quadra mais mágica do ano!

– Postais de Natal: criem o vosso e enviem-no… por correio!

– Vivam o Natal em família: são muitas as atividades para fazer com os miúdos no mês de Dezembro

Advertisement

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *