Família > Lifestyle > Festas e férias

Muito mais que Castelos na Areia – Imaginarium

Muito mais Castelos Areia - Imaginarium

O Verão está aí e com ele chegam os longos dias de brincadeiras, para desfrutar ao ar livre,interromper a rotina da escola, do infantário ou de outras atividades extracurriculares que marcam as agendas das crianças durante o resto do ano.

É inegável que brincar ao ar livre tem inúmeros benefícios para o desenvolvimento das crianças, já que estimula a motricidade, a orientação espacial, e evita o sedentarismo, aumentando a curiosidade e contribuindo para o desenvolvimento sensorial. Mas acima de tudo, o Verão oferece-nos novas formas de brincar e desfrutar, sobretudo com a água e areia na praia.

A partir do primeiro ano de vida, as crianças podem começar a brincar com a água e areia. Se o seu filho tem esta idade, o mais provável é que o mar o assuste e estranhe o contacto com a areia. Não se preocupe, o bebé acabará por vencer os seus medos e no fim terá de insistir para o conseguir tirar da praia e levá-lo para casa!

Depois de ultrapassado este primeiro contacto, brincar com a água e a areia irá estimular os seus sentidos e a sua criatividade. Com as mãos, vão transformar um monte de areia molhada num castelo, cavar um túnel ou construir uma barragem, o que facilita a planificação e execução das suas próprias ideias.

A habilidade manual também melhora, como a coordenação e a motricidade fina. E se a brincadeira for na companhia de outras crianças ou dos pais, os pequeninos irão desenvolver as suas capacidades sociais, encontrar formas de colaboração e cooperação para chegar a um objectivo comum, e o acto de brincar fica substancialmente enriquecido.

Lembre-se que os benefícios de brincar ao ar livre não se podem alcançar de outra forma, pelo que agora que chegou o Verão, não esqueça de levar os baldes, ancinhos, regadores e forminhas na mala, e preparar-se para viver umas férias fantásticas!

 

www.imaginarium.pt