Família > Lifestyle > Festas e férias

Lenda do Verão de São Martinho

verão de são martinho

De onde vem o calor de novembro?

Novembro chega e com ele um calorzinho bom, normalmente acompanhado da expressão “verão de São Martinho”, que nos aquece a alma em pleno outono. Mas quem foi São Martinho? Para quem não conhece a Lenda do Verão de São Martinho e quer contá-la às crianças de forma simples, aqui fica! Entretanto, aproveitem os dias bons para brincar na rua! 

Segundo reza a história, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho de Tours, percorria o seu caminho pelo zona fronteiriça do então Império (hoje na Hungria) montado no seu cavalo, quando se deparou com um mendigo cheio de fome e frio.

O mendigo pediu-lhe esmola e o soldado, conhecido pela sua generosidade, tirou a sua capa e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes.

Mais adiante, Martinho encontrou outro pobre homem cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade da sua capa, ficando ele desprotegido perante as baixas temperaturas.

Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente e como por milagre, o céu se abriu, afastando a tempestade.

Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bom tempo prolongou-se por cerca de três dias.

Desde essa altura, todos os anos, por volta do dia 11 de novembro, repetem-se esses dias de calor, a que se passou a chamar “verão de S. Martinho”. 

Martinho foi sepultado a 11 de novembro na sua cidade natal Tours, e essa foi a data escolhida para celebrar o seu legado.

Saiba como celebrar o São Martinho em família, com muitas castanhas à mistura!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *