A neve exerce um enorme fascínio sobre o espírito humano e os portugueses não fogem à regra: saiba como preparar a sua viagem.
Especialmente entre o Carnaval e a Páscoa, já é tradicional a romaria de muitos portugueses em direção à Serra da Estrela, Sierra Nevada (Espanha), Andorra ou Alpes para umas férias na neve aproveitadas não só para se deleitarem com o romantismo do cenário pintado de branco, mas também para praticar desportos de neve como o esqui ou snowboard.
Dicas para preparar as suas férias na neve
Tal como acontece com outros destinos e alturas, umas férias à neve implica uma cuidadosa preparação para que quando se chegar ao destino nada falhe ou fique esquecido em casa. Para que isso não aconteça, vamos ajudá-lo a fazer a mala para que tudo corra sobre…neve!
Escolha do local de férias
Apesar do aquecimento global estar a levar ao desaparecimento de glaciares e a uma menor quantidade de neve, as estâncias de esqui, inclusive a nossa Serra da Estrela, equiparam a suas pistas com potentes dispersores de neve artificial que as mantêm esquiáveis.
Para além da possibilidade de praticar desportos de neve, aquando da preparação da viagem, convém verificar a qualidade e preços da oferta hoteleira, estacionamentos e acessos (se for de carro) ou a proximidade do aeroporto e transfers deste para as estâncias de esqui.
Reserva, pagamento e seguro
Após a escolha do lugar de férias, o próximo passo deve ser a reserva e pagamento imediato e com antecedência da hospedagem, já que, face à grande procura, é habitual os hotéis e pousadas encherem-se rapidamente assim que a neve começa a cair.
Por isso, se está a pensar em fazer férias na neve na Páscoa (dia 8 de abril), é importante começar já a fazer a sua pesquisa do local onde vai pernoitar e a respetiva reserva online. Por norma, aquando de uma reserva online, o meio de pagamento exigido é o cartão de crédito, mas, de preferência, um que lhe permita poupar.
Esse é o caso do cartão de crédito UNIBANCO, marca da UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A, conhecida e reconhecida pelo seu papel no sistema financeiro português ao longo dos últimos quarenta anos, que oferece a quem quer viajar para a neve um cartão de crédito online que permite o fracionamento dos pagamentos em 3x sem juros (acima dos 300€) na App UNIBANCO, tem oferta de cashback, dá acesso a entre 20 a 50 dias de crédito sem juros e vem ainda com a possibilidade de juntar um seguro de viagem para que o consumidor não se preocupe com nada nas férias.
Em relação ao cashback, esta funcionalidade amiga da carteira vai permitir ao consumidor receber até 200 euros durante os primeiros 12 meses daquilo que gastar, valor que receberá de forma mensal.
Por exemplo, se gastar entre 100 e 299 euros acumulará 5 euros de cashback mensal, caso gaste entre 300 e 499 euros a poupança será de 10 euros e se gastar mais de 500 euros, a poupança será de 20 euros mensais.
A tudo isto, soma-se ainda uma outra: a possibilidade de contratar o cartão de crédito cashback do UNIBANCO de forma 100% digital.
Equipamento adequado
Ao contrário do que acontece com umas férias na praia em que calções, t-shirt, chinelos, bikini e vestidos leves é tudo quanto é necessário, numas férias na neve, não só o número de camadas de roupa aumenta, como também aumenta o seu preço.
Camisolas térmicas, calças e meias quentes e confortáveis, botas, gorros, cachecóis, óculos de sol e protetor solar (o sol refletido na neve pode causar queimaduras semelhantes ao sol de verão). Para além disto, faça-se acompanhar ainda de batom do cieiro e cremes hidratantes, uma vez que o frio e o vento da alta montanha seca profundamente a pele.
Para além da roupa, quem vai para a neve para praticar esqui (botas, bastões e esquis) e snowboard (botas e prancha) ou snowboard tem duas hipóteses à sua disposição: ou compra tudo o que necessita ou aluga.
A segunda hipótese é mais barata, mas qualquer uma das duas pode ser paga com um cartão de crédito com cashback e possibilidade de fracionamento em 3x sem juros, como o cartão UNIBANCO, e ajudá-lo a poupar.
De forma a ter acesso às pistas e aos teleféricos, terá ainda que comprar os chamados forfaits (passes de acesso e utilização destes equipamentos).
Alimentação
Apesar da tendência para um certo relaxamento durante as férias, as exigências e condições climatéricas na neve implicam que deva ter, durante esses dias, um regime alimentar rico em hidratos de carbono e proteína e, no que toca às bebidas, valorizar os chás ou o chocolate quente.
Faça um chek-up
A adaptação às condições climatéricas extremas e à altitude não é fácil, por isso, antes da viagem, consulte o médico e faça um check-up para perceber se o seu organismo está preparado.
Carro
Se a viagem para a neve se fizer de carro, não se esqueça das correntes para os pneus e adotar uma condução defensiva.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- Museus gratuitos aos domingos: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?