Família > Lifestyle > Festas e férias

Dia de São Valentim: quem foi e porque o celebramos?

São Valentim

Porque é São Valentim o símbolo do amor? Saibam como explicar o Dia dos Namorados às crianças!

Goste-se ou não do Dia de São Valentim, não há dúvida de que esta é uma oportunidade para reforçarmos a importância de celebrar o amor – em todas as suas formas!

Quem foi São Valentim?

O bispo Valentim viveu no Império Romano no século III. Nessa época de guerras e conquistas, poucos eram aqueles que se alistavam voluntariamente como soldados.

Claudio II, o Imperador, percebeu que o problema era apenas um: o amor. Ninguém queria abandonar as namoradas, noivas ou mulheres e arriscar perder a vida numa batalha pouco sua.

Por isso, o casamento foi proibido por decreto imperial, mas o Bispo Valentim, revoltado com a lei, continuou a celebrá-los.

Quando o Imperador descobriu a desobediência, ficou furioso e condenou Valentim à morte. Durante a espera, muitas foram as pessoas que, crentes no amor, lhe enviaram cartas e flores para a prisão, agradecendo a sua bondade.

Foi também na cadeia que Valentim descobriu que, além de celebrar o amor, o podia sentir também: o Bispo apaixonou-se pela filha de um dos carcereiros, que era cega. Apesar de, por milagre, Valentim ter restaurado a sua visão, os dois não puderam viver aquilo que os unia.

Valentim foi executado a 14 de fevereiro, data que ficou oficalmente conhecida como o Dia do Amor em muitos países, e que nos relembra a importância de dizer a quem nos rodeia o quanto gostamos delas.

Como celebrar o São Valentim?

Existe, claro, o amor romântico, que quando somos pais é inevitavelmente passado para segundo plano. Por isso, ir jantar no Dia dos Namorados a um restaurante especial é uma ideia que faz sentido a muitos pais. Tirar um tempinho a dois e condimentá-lo com boa comida é ideal para reforçar laços!

Se preferirem, podem deitar os miúdos mais cedo e preparar um jantar só vosso com as nossas sugestões de receitas de Dia dos Namorados, perfeitas para adoçar qualquer rel… refeição!

Reunimos também algumas sugestões de Programas para o Dia dos Namorados: sugestões cheias de amor e para tornar únicas estas horas em casal. Podem também ver filmes românticos a dois, ou com os miúdos, porque reunimos os nossos clássicos Disney favoritos, com mensagens tão bonitas sobre o amor.

E se não resistirem à febre mais consumista destes dias, e porque o amor também é perder algum tempo a pensar naquilo que faz o outro feliz, reunimos ideias para ajudar a encontrarem o presente para o Dia dos Namorados que fará feliz a vossa cara metade.

Os pais também merecem namorar:

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *