Ideias divertidas para celebrar o Domingo de Páscoa com crianças

6 sugestões para um domingo de Páscoa divertido!

caça aos ovos

Sugestões de atividades para fazer em família na Páscoa, dentro e fora de casa.

O domingo de Páscoa é a ocasião perfeita para nos deliciarmos com chocolates, amêndoas e outras iguarias, ao mesmo tempo que desfrutamos de uma pausa junto daqueles de quem mais gostamos.

Reúnam toda a família e divirtam-se com as sugestões da Pumpkin para tornar o vosso Domingo de Páscoa uma autêntica festa para os miúdos! São pequenos momentos no dia a dia, coisas simples, que podemos fazer sem gastar muito dinheiro, e que tornam a nossa vida mais feliz.

Como viver um Domingo de Páscoa divertido, dentro e fora de casa

A Páscoa é uma época propícia a sair de casa: a Primavera já se instalou e a vontade de celebrar em família leva a que os planos sejam pensados com bastante tempo de antecedência. Reunimos por isso algumas sugestões de jogos de Páscoa para fazerem ao ar livre e também outras ideias para viverem juntos o clima desta quadra.

Caça aos Ovos

Antes de sairem de casa, preparem uma mochila com água e comida. Não se esqueçam de que é imprescindível repor a energia durante a caça aos ovos!

De olhos vermelhos, de pelo branquinho, dou saltos bem alto, eu sou um Coelhinho… e faço a alegria de miúdos e graúdos na Páscoa!

O momento mais esperado pelas crianças é, claro, o de receberem o ovo da Páscoa. Pelo sabor e pelos… brindes!

Uma ideia gira para tornar o momento ainda mais emocionante é a de organizar uma Caça aos Ovos. O primeiro passo? Preparar um cesto para os ovos!

Páscoa - Decoração

Depois, podem utilizar o vosso jardim, ou visitar um parque perto da vossa casa, e esconder os ovos em locais estratégicos!

Uma dica importante, caso sejam muitas as crianças a participar neste momento especial e divertido: identifiquem os ovos com fitas coloridas, para que cada abobrinha saiba quais os ovos que lhe pertencem.

Podem inspirar-se nas típicas caça ao tesouro, e desenhar um mapa para que os miúdos procurem as surpresas. Para tornar o desafio mais divertido, podem também preparar um peddy-paper com pistas: cada mistério resolvido leva-os até uma nova mensagem, decifrando aos poucos o caminho que o coelho fez para esconder os ovos.

Outra ideia gira é a de esconderem, entre os ovos normais, um “ovo dourado”: o jogador que o encontrar ganha um prémio especial!

E porque o melhor do mundo são as crianças e as suas crenças genuínas e inocentes, reforcem a ideia de que foi mesmo o coelhinho da Páscoa quem em vossa casa deixou os ovos.

Como? Deixem “pegadas de terra” pela casa: basta tocar com a ponta de três dedos em café em pó e deixar a prova do crime espalhada pelo chão. Na noite anterior, coloquem também algumas cenouras em pontos estratégicos. Não se esqueçam de lhes dar uma mordidela durante o sono das crianças…

Luta de ovos cozidos

luta de ovos cozidos brincadeiras de páscoa

Fotografia: Dijana Blog

Na família do Pai Pumpkin existe esta tradição: a da luta de ovos! Não sabemos se é um jogo tipicamente holandês, mas temos a certeza que renderá boas gargalhadas – e algumas zangas sanadas com abraços e ovinhos (mas de chocolate).

Primeiro, cozam alguns ovos. Depois, com tintas, pintem-nos com as cores e os padrões de que mais gostarem: é a altura ideal para deixar correr a imaginação. Mas não se esforcem muito… a seguir, a ideia é “lutar” com os ovos e parti-los na cabeça das vossas pessoas favoritas… ou, numa versão mais soft, bater os ovos uns contra os outros. Existem técnicas para evitar que o nosso ovo se parta nesse “confronto”, mas vamos deixar que as descubram vocês.

Cuidado, porque alguns dos ovos podem não ter cozido tão bem… ups!

Passeios em família

Seguimos as indicações do Coelhinho à risca e reunimos uma seleção giríssima de eventos e programas por todo o país onde papás e miúdos podem celebrar a Páscoa juntos!

De oficinas criativas para toda a família a caças ao ovo preparadas para momentos de muita emoção, temos sugestões de o que fazer na Páscoa com crianças que vão agradar a tudo e todos.

Como decorar a vossa casa para a Páscoa

Preparar as receitas do almoço de Páscoa juntos

Que tal começar a manhã do domingo de Páscoa com um pequeno-almoço nutritivo num frasquinho muito especial?

Páscoa - Decoração

As orelhas e o sorriso do coelho foram feitas por nós, e o recheio é saudável e delicioso: morangos fresquinhos, iogurte natural e granola. Vejam como é que fizemos o nosso pote de coelhinho!

Temos também mais sugestões deliciosas de receitas para a Páscoa que podem preparar em conjunto: entradas, pratos principais e… sobremesas!

Preparar a decoração

Não é costume recebermos a Páscoa com a antecedência do Natal e decorarmos, semanas antes, a casa para a ocasião. Mas por que não marcar a diferença com pequenos detalhes?

Podem fazer individuais de mesa, coelhinhos com meias e muito mais… espreitem estas sugestões de atividades criativas para a Páscoa – são divertidas, úteis e bonitas!

Ler livros sobre a Páscoa, coelhos e Natureza

Leituras para Páscoa

Sugerimos algumas leituras para a Páscoa!

Nem todos são livros sobre a Páscoa, mas sim obras que falam de Primavera, de natureza, de amizade, de galinhas e de coelhos. Têm todos algo em comum: são super divertidos e educativos.

Também lhe pode interessar: 

Advertisement

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *