Família > Lifestyle > Festas e férias

Ideias divertidas para celebrar o Domingo de Páscoa em família

Domingo de Páscoa

Transforme o Domingo de Páscoa numa autêntica festa!

O Domingo de Páscoa é a ocasião perfeita para nos deliciarmos com chocolates, amêndoas e outras iguarias, ao mesmo tempo que desfrutamos de uma pausa junto daqueles de quem mais gostamos.

Reúnam toda a família e divirtam-se com as sugestões da Pumpkin e de NESTUM para tornar o vosso Domingo de Páscoa uma autêntica festa para os miúdos: comecem por um pequeno-almoço delicioso, preparem a decoração da casa para o evento, deitem as mãos à massa para preparar o Folar de Páscoa e outras receitas portuguesas, descubram brincadeiras de Páscoa que vão meter toda a família a rir e… terminem com uma divertida caça aos ovos!

1. O pequeno-almoço é a refeição mais importante

Panquecas de nestum

De manhã é que se começa o dia, não é?

Para enfrentarem um Domingo de Páscoa cheio de diversão precisam de retemperar as forças. E como esta é uma ocasião especial, dêem-se tempo para preparar um bom pequeno-almoço para toda a família, com tudo aquilo a que têm direito. Sugerimos umas deliciosas panquecas de aveia e caramelo e um muito nutritivo batido de manga!

Se forem mais tradicionais, uma boa taça de NESTUM preparado da forma tradicional vai encher barriguinhas e deixar-vos cheios de energia!

2. Preparar a decoração

decoração-pascoa

Não é costume recebermos a Páscoa com a antecedência do Natal e decorarmos, semanas antes, a casa para a ocasião. Mas por que não marcar a diferença com pequenos detalhes?

Podem fazer individuais de mesa, coelhinhos com meias e muito mais… espreitem estas sugestões de atividades criativas para a Páscoa – são divertidas, úteis e bonitas!

3. Mãos na massa

leonor-folar-páscoa

O folar é tradicionalmente conhecido por representar uma oferenda dos padrinhos aos seus afilhados, na Páscoa, mas podem – e devem – preparar um para toda a família se deliciar.

Esta receita de folar é ideal para os filhotes fazerem, sempre com a supervisão de um adulto.

Temos também mais sugestões deliciosas de receitas para a Páscoa que podem preparar em conjunto: entradas, pratos principais e… sobremesas! Yummy!

3. Brincadeiras e jogos de Páscoa

Luta de ovos cozidos

luta de ovos cozidos brincadeiras de páscoa

(Fotografia daqui)

Na família do Pai Pumpkin existe esta tradição: a da luta de ovos! Não sabemos se é um jogo tipicamente holandês, mas temos a certeza que renderá boas gargalhadas – e algumas zangas sanadas com abraços e ovinhos (mas de chocolate).

Primeiro, cozam alguns ovos. Depois, com tintas, pintem-nos com as cores e os padrões de que mais gostarem: é a altura ideal para deixar correr a imaginação. Mas não se esforcem muito… a seguir, a ideia é “lutar” com os ovos e parti-los na cabeça das vossas pessoas favoritas… ou, numa versão mais soft, bater os ovos uns contra os outros. Existem técnicas para evitar que o nosso ovo se parta nesse “confronto”, mas vamos deixar que as descubram vocês.

Cuidado, porque alguns dos ovos podem não ter cozido tão bem… ups!

Ovo na Colher

ovos-páscoa

Partida, largada, fugida: o mais rápido a chegar sem deixar cair o ovo ao chão ganha uma mão cheia de amêndoas (ou de bombons – vá, de bombons)!

Decidam se preferem segurar a colher com a boca ou com a mão, definam o ponto de partida e a meta, e divirtam-se a testar a vossa destreza e equilíbrio.

Só precisam de duas coisas: colheres de sopa e ovos (de preferência já cozidos, não vá o dia… coelho tecê-las).

Coelho, sai da toca

coelhinho-sai-da-toca-brincadeiras-pascoa

O “Coelho, sai da toca!” é uma versão ainda mais divertida da tradicional “Dança das Cadeiras”.

Com giz, desenhem no chão círculos correspondentes ao número de jogadores, menos um. Depois, escolham uma música animada e dancem. Quando a música parar, devem saltitar – não vale correr, só saltitar! – até à “toca” mais próxima. O jogador que não conseguir ocupar qualquer círculo é desclassificado. Vão apagando tocas até só sobrar uma: o Coelhinho vencedor tem direito a mais guloseimas, claro!

Salto do Coelhinho

salto do coelhinho-brincadeiras pascoa

Nem toda a gente nasce com o talento de Naide Gomes, mas que tal desafiarem-se com um jogo de “saltos em comprimento”? Os coelhinhos também são muito saltitões.

As regras são simples, mas adaptáveis: quem saltar mais longe, ganha. Podem decidir entre todos se preferem saltar por etapas, ou seja, ir tentando individualmente atingir as marcas que desenharem no chão, ou se é mais divertido saltarem livremente e ver que coelhinho “aterra” mais longe da toca de partida.

O rabo do coelho

brincadeiras de páscoa - rabo do coelho

Uma espécie de tiro ao alvo mas menos perigoso, esta brincadeira de Páscoa vai garantir boas gargalhadas!

Imprimam um poster de um coelho – espreitem este da Sugar and Charm – e coloquem-no na parede. Depois, vendem os olhos de cada jogador que, com uma agulha e um pom-pom de algodão, vai tentar devolver ao pobre bichinho o rabo perdido!

Será que conseguem?

4. Caça aos Ovos

caça aos ovos

De olhos vermelhos, de pelo branquinho, dou saltos bem alto, eu sou um Coelhinho… e faço a alegria de miúdos e graúdos na Páscoa!

O momento mais esperado pelas crianças é, claro, o de receberem os ovos de chocolate. Pelo sabor e pelos… brindes!

Uma ideia gira para tornar o momento ainda mais emocionante é a de organizar uma caça aos ovos. Não precisam de um jardim, nem de um espaço muito grande em casa. Basta a imaginação… e um cesto para os ovos, que podem preparar com uma caixa de NESTUM!

Enfeites de Pascoa - Cesto - imagem capa

Uma dica importante, caso sejam muitas as crianças a participar, situação típicas de famílias grandes que se reunem no Domingo de Páscoa: identifiquem os ovos com fitas coloridas, para que cada abobrinha saiba quais os ovos que lhe pertencem.

Podem inspirar-se nas típicas caça ao tesouro, e desenhar um mapa para que os miúdos procurem as surpresas pela casa. Para tornar o desafio mais divertido, podem preparar um peddy-paper com pistas: cada mistério resolvido leva-os até uma nova mensagem, decifrando aos poucos o caminho que o coelho fez até esconder os ovos.

Outra ideia gira é a de esconderem, entre os ovos normais, um “ovo dourado”: o jogador que o encontrar ganha um prémio especial!

E porque o melhor do mundo são as crianças e as suas crenças genuínas e inocentes, sublinhe a ideia de que foi mesmo o coelhinho da Páscoa quem em vossa casa deixou os ovos: toque com a ponta de três dedos em café em pó e deixe “pegadas de terra” pela casa.

Na noite anterior, coloquem também algumas cenouras em pontos estratégicos. Não se esqueça de lhe dar uma mordidela durante o sono… os miúdos vão delirar!

pascoa nestle

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.