Como planear uma festa infantil em casa sem esticar o orçamento mensal? - Pumpkin.pt

Como planear uma festa infantil em casa sem esticar o orçamento mensal?

planear festa infantil  orcamento mensal

As crianças sempre gostaram de festas e assim continua a ser. Como sabe, estas ocasiões não ficam propriamente “baratas”, mas há sempre alguns truques que pode pôr em prática para amenizar o impacto no seu orçamento mensal.

Se seguir as dicas desta artigo, conseguirá organizar uma festa low-cost sem que o seu filho se aperceba disso.

1. Evite compras por impulso, planeando tudo com antecedência

Já se sabe que a pressa é inimiga da perfeição, mas, pior ainda, é inimiga da poupança. Quando se esquece de alguma coisa, a solução costuma passar por uma compra por impulso, não é verdade? Como a data de aniversário do seu filho é a mesma todos os ano, nada a impede de fazer todos os preparativos com a devida antecedência.

Faça listas de tudo o que é necessário para a festa: lista de convidados, comida, actividades/jogos, decorações, etc. Assim evitará fazer compras e decisões impulsivas que poderão resultar num maior gasto de dinheiro.

2. Envie convites por email

Enquanto os seus filhos (e os amigos deles) forem crianças, os primeiros receptores dos convites para as festas de aniversário são os pais. Troque contactos de email com os pais dos amigos do seu filho na próxima reunião de pais na escola, por exemplo.

A seguir, utilize uma das várias soluções gratuitas disponíveis online para criar os seus convites! Vejam exemplos abaixo:

http://invys.com

http://www.evite.com

http://www.greetingsisland.com

http://www.canva.com

Se preferir imprimir os convites, pode igualmente criá-los desta forma. Já aí poupa algum dinheiro. 🙂

3. Compre só a comida necessária, mediante confirmação de presenças

Há uma expressão em francês para este gesto de cortesia: Répondez s’il vous plaît (Por favor, responda).

Para além de ser uma regra de boa educação confirmar a sua presença ou justificar a sua falta de comparência, também pode ajudar a poupar dinheiro. Marque uma data até à qual os convidados (ou os pais, neste caso) podem confirmar presença na festa. Desta forma, vai conseguir planear muito melhor as quantidades de comida e bebida a comprar para a festa, o que nos leva à próxima dica.

4. Não compre comida em excesso

Não se esqueça de quem são a maioria dos convidados da festa do seu filho: outras crianças! Como sabe, as crianças não comem nem bebem como adultos. Tenha isso em conta para evitar desperdícios de comida (e dinheiro). Para além disso, a prioridade das crianças em festas de aniversário é brincar o máximo possível e possivelmente, se não for você a chamá-las para o lanche, nem se lembrarão de que existe!

5. Aceite ofertas

Se a sua mãe/sogra/irmã/amiga se oferecer para fazer o bolo, aceite!

6. Torne-se adepta do “Faça Você Mesma” (ou, em inglês, Do It Yourself = DIY)

A opção de comprar tudo feito é relativamente recente. Recorda-se dos seus tempos de infância e do sabor que só os bolos feitos em casa têm? Se não tem tempo para fazer o bolo, pense na dica do ponto anterior: aceite um bolo feito por alguma amiga ou familiar ou então peça directamente a alguém que tenha algum talento para as artes de pastelaria.

Quanto às decorações e jogos para a festa, não se preocupe; não tem que ter obrigatoriamente muito jeito para as artes manuais. Hoje em dia, se souber como procurar, encontra tudo o que precisa à sua disposição na internet.

7. Organize uma festa 2 em 1

O seu filho tem algum amigo com uma data de aniversário perto da dele? Porque não falar com os pais e planear uma festa conjunta? É uma boa forma de reduzir as despesas com a festa e para as crianças é ainda mais divertido se a puderem ter juntamente com um amigo!

8. Evite os descartáveis

Ter talheres e pratos descartáveis numa festa de aniversário pode ser muito prático por poupar trabalho em lavar ao final do dia. Mas, por outro lado, está a comprar estes objectos para mais tarde deitar fora, deitando (quase literalmente) “dinheiro ao lixo”.

Se não quer usar o seu serviço habitual, porque não investir em pratos, copos e talheres muito baratos só para usar nestas ocasiões? Assim só gasta dinheiro uma vez, fica com o problema dos pratos resolvido para os próximos anos e ainda faz um gesto bonito pelo planeta ao reduzir o lixo.

9. Faça lembranças low-cost

Entregar lembranças aos convidados no final da festa não é obrigatório, mas se optar por oferecer qualquer coisa às crianças que participaram na festa do seu filho, pense em algo pouco dispendioso – melhor ainda, faça você mesma!- pois é possível, principalmente se forem crianças pequenas, que não brinquem com as ofertas durante muito tempo e se esqueçam delas pouco tempo depois da festa.

10. Defina um orçamento e registe todas as despesas

Antes de começar a fazer as compras para a festa de aniversário do seu filho, estabeleça um orçamento. Consulte o seu orçamento familiar para prever quanto pode/quer gastar neste evento. Com um valor em mente, torna-se muito mais fácil planear a festa. Anote todas as despesas e, se fizer pagamentos em dinheiro, reserve todas as facturas para consultar mais tarde e ver se conseguiu manter-se fiel ao seu plano de despesas.

Se esta já é uma prática recorrente para si ou se tiver facturas de despesas da festa do ano passado, tenha em conta essas despesas para definir o orçamento para a próxima. Use-o como um guia e ajuste-o às suas necessidades.

Registe também todas as despesas efectuadas. Ficará assim a saber ao cêntimo quanto gastou na festa, e ficará preparada para os próximos eventos, visto que conseguirá sempre consultar o registo das festas anteriores. Se utilizar um software de finanças pessoais como o Boonzi, terá esta tarefa de levantamento e registo de despesas simplificada, e ficará ainda com o histórico de gastos completamente organizado.

O Boonzi é um software Português de gestão de finanças pessoais pensado para que qualquer pessoa ou família consiga fazer a gestão do seu orçamento familiar de forma rápida, fácil e segura.

Os utilizadores/leitores do Pumpkin.pt podem beneficiar de um desconto de 10€ utilizando o código Pumpkinpt em www.boonzi.pt/buy

Existe também uma versão gratuita de 30 dias disponível em www.boonzi.pt/demo.

 

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *