Família > Lifestyle > Festas e férias

Como organizar uma festa de aniversário para crianças?

Como organizar uma festa de aniversário para crianças?

Um aniversário para uma criança é o evento mais importante da sua vida lado a lado com o Natal, pelo que a festa de aniversário deverá ser inesquecível!

Mal acaba de fazer anos, começa a fazer a contagem decrescente para o próximo aniversário.

Para proporcionarem uma festa de aniversário que os vossos filhos não esquecerão, aqui ficam algumas dicas.

Planear a Festa de Aniversário

Planear uma festa de anos para os pequenotes ainda demora o seu tempo. Assim há que fazê-lo com uma certa antecedência. O melhor é mesmo ver com a vossa filhota ou filhote que tipo de festa gostariam mais:

  • com animais
  • alusiva ao um herói/heroína
  • com aventura
  • com desporto (ginástica, dança, futebol, natação)
  • com cozinha
  • com discoteca
  • com magia
  • com cinema
  • com teatro
  • com artes manuais
  • com palhaços
  • com insufláveis
  • com karaoke
  • um museu
  • festa do pijama

Decidir um tema é sempre mais fácil para se organizar:  escolher a decoração, os convites, os jogos e as lembranças. Fica muito mais simples se tiverem uma direcção.

Mesmo que não dêem todas as opções aos vossos filhos, escolham duas ou três que acharem boas para que eles possam decidir dentro desse leque.

Se não têm ideia nenhuma pré-formatada, o melhor é fazer um pedido geral na Pumpkin só mencionando os gostos dos vossos filhos, idade, número de convidados e data.

Espaços para festas

Onde fazer a festa de aniversário? Em casa ou fora dela? Ambas têm as suas vantagens.

Em casa, a festa de aniversário fica mais económico, embora se tenham de preparar para o caos (antes, durante e depois da festa) e seja complicado quando o número de convidados é grande, principalmente se já se convidam os coleguinhas da escola.

Dentro de casa, podem contratar animação para que os miúdos estejam sempre entretidos.

Fora de casa? Pode optar por fazer num espaço para eventos – e com a Pumpkin tem imensas escolhas de espaço para festas de aniversário associados a temáticas muito diferentes e bem divertidas.

Convidados e convites

Elabore a lista de convidados tendo em conta os amigos da escola (se já a frequentar) que a criança mais gosta, os que já o convidaram, vizinhos e filhos de amigos dos pais. Se forem demasiados há que cortar em algum lado! E se for então uma festa do pijama têm de ser muito menos.

Quanto aos convites, muitos dos lugares onde se fazem festas fornecem os mesmos. Se não for o caso, pode sempre fazer os seus próprios convites ou comprar feitos. Aqui temos algumas ideias para fazer convites de festas de aniversário.

Se os convites forem por correio, é melhor enviar pelo menos duas semanas antes da festa.

Não se esqueçam de colocar:

  1. a data
  2. a localização (com mapa)
  3. as horas
  4. a informação para R.S.V.P (responder por favor – responder s’il vous plaît)
  5. escrevam o que for preciso trazer, por exemplo, fato-de-banho e toalha se for na piscina, ou meias, se for num lugar com insufláveis

Decoração de festa

Para que um lugar fique com um ar de festa, bastam alguns balões e fitas, mas se escolheram um tema, aproveitem-no ao máximo! As melhores lojas de festas oferecem conjuntos completos – balões, fitas, chapéus, copos, pratos, convites, toalhas de mesa, velas… – com base em diversos temas.

No entanto, podem personalizar alguns pormenores:

  • imprimir pequenos autocolantes com a cara do seu filho e colocar nos copos,
  • imprimir os nomes dos meninos que vão à festa e colar nas paredes.
  • imprimir imagens dos seus jogadores preferidos e colocar nas paredes (se, por exemplo, o tema da festa do vosso filho é o futebol)
  • colocar um baú cheio de moedas e notas de chocolate – à venda nos supermercados – se for a festa for sobre piratas
  • aproveitar as bonecas que tiverem e juntá-las na festa – se a festa da vossa filha for inspirada na Barbie ou Nenuco.

Envolvam os pequenotes nos pormenores da decoração da festa de aniversário e procurem deixar tudo pronto de véspera.

Lanche e bolos para Festa de Aniversário

Se a festa de aniversário que planearam, exige que levem lanche, aqui ficam algumas dicas. Em primeiro  lugar, e isto vai-se aprendendo ao longo dos anos, os pequenotes não comem muito em festas. Petiscam sim, algumas coisas, mas só as que gostam mais. Geralmente são êxito garantido:

–          batatas fritas

–          pipocas – vejam a nossa receita para fazer pipocas aqui.

–          gomas

–          gelatinas (que podem ser colocadas em copinhos e, com algum tempo, pode até fazer várias camadas em copos transparentes)

–          rolinhos de salsicha ou porquinhos no cobertor – vejam a nossa receita de rolinhos de salsicha.

–          salame (cortado em fatias)

Claro que têm de ter sandes, sumos e um bolo, por exemplo, para além do bolo de anos. Mas não é necessária muita comida.

O ideal é serem alimentos já cortados que não precisem de muito esforço. Por exemplo. Se tiverem um bolo já aos cubinhos, é natural que se coma mais depressa do que se tiverem um bolo inteiro na mesa.

Podem ainda fazer umas espetadinhas de palitos com fruta como abacaxi, uvas, morangos, por exemplo.

E se, no fim de contas, não tiverem tempo para nenhuma destas ideias, procurem os melhores salgadinhos e bolos da vossa redondeza (nós não contamos a ninguém).

O bolo de aniversário

O bolo é o ícone de uma festa de aniversário dos pequenotes. É, geralmente, o único momento em que se reúnem todos à volta do bolo e do aniversariante. É por isso um símbolo extremamente importante.

Podem optar por fazer o bolo em casa e comprar as maravilhosas massas de açúcar e decorações à venda nas loja da especialidade.

Ou tem variadíssimas opções de bolos lindos e muito saborosos que criam um “uuuuuuuaauuuuu” generalizado em qualquer festa.

Parece que hoje em dia quase tudo é possível fazer em bolo, principalmente se forem fornecedores bons e experientes. A Pumpkin andou a investigar e encontrou ideias giras para fazer ou comprar o bolo de aniversário ideal para o mini aniversariante.

Animação de Festas de Anversário

As crianças, por serem muito mexidas, precisam de actividades para se entreterem. Se já conseguiram uma festa de aniversário em que está tudo incluído, não vão ter de se preocupar com isto.

Se a festa é em casa ou num jardim, então é boa ideia organizar animação para a festa. Podem contratar animadores, ou prepararem vocês atividades para os convidados. Na Pumpkin encontram imensas ideias para animação da festa de aniversário, seja em casa ou ao ar livre.

O grande dia

Neste dia, o vosso filhote está muito excitado e os pais também ficam um bocadinho mais nervosos. Respirem bem antes da festa! Foi tudo bem planeado. Vai correr bem. =)

Se tiverem meninos da escola cujos pais não conhecem bem, o melhor é, quando eles chegarem, anotarem os seus números de telemóvel. Nunca se sabe o que pode acontecer e mais vale prevenir.

Quanto à festa propriamente dita, muitas vezes, as crianças não reagem como esperamos a determinadas actividades ou há certos detalhes que não correm tal qual o previsto. O essencial é que descontraiam. Às vezes, basta que os miúdos estejam juntos para se divirtam!

A despedida e as lembranças da Festa de Aniversário

No final da festa, quando começarem a chegar os pais, despeçam-se de cada convidado com o filhote, para que este possa agradecer pessoalmente aos amigos.

Se forem adeptos da oferta de lembranças da festa e aniversário, é boa ideia oferecerem um mini presente como uma caixa de lápis e um pequeno livro para colorir do que guloseimas. Ou um frasquinho com doces que possam guardar para comer mais tarde. Depois de uma boa dose de açúcar da festa, os pais dos convidados vão agradecer.

Uma ideia também gira é ir tirando fotografias com o aniversariante e cada convidado para mais tarde agradecer por mail a presença juntamente com a fotografia.

 

Acabou? O vosso filho ou filha está de parabéns e vocês, pais, também!

 

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.