Família > Lifestyle > Festas e férias

Como organizar a festa do pijama mais divertida de sempre

Festa do Pijama

Passo a passo para uma festa de tirar o sono!

Uma festa do pijama é uma forma original e divertida de celebrar um aniversário, mas qualquer pretexto é bom para reunir os amigos e passar uma noite inesquecível!

Reunimos, com o apoio da Mimosa, algumas dicas e fontes de inspiração para uma festa do pijama de tirar o sono a qualquer abobrinha!

Convites

Uma festa do pijama só é divertida sem birras. Por isso, deve garantir que as Belas Adormecidas e os João Pestana convidados têm no mínimo seis anos, para que se sintam confortáveis com a ideia de dormir longe dos pais.

De forma a potenciar a diversão e o conforto de todos, torne a celebração “exclusiva”: não exceda os oito convidados, já que a logística e o tipo de festa exigem algum espaço extra em casa.

O convite deve conter as informações básicas, como dia, hora de deixar e de ir buscar as crianças, local e data limite para resposta, mas também a lista de itens que cada convidado precisa de levar consigo na mochila: pijama, pantufas, almofada, muda de roupa, escova de dentes, toalha para o banho, entre outros.

Podem fazer o vosso próprio convite e dar-lhe um toque de originalidade, como esta sugestão abaixo:

Festa do Pijama

Fonte

Decoração

As festas do pijama são uma tendência entre a pequenada e há por isso algumas empresas especializadas na organização e preparação deste tipo de celebração: a Pillow Party, a A Tenda Mágica e a Pinneaple Party são algumas delas.

No entanto, pode também preparar um quarto de encantar com os seus próprios recursos. A verdade é que as crianças vão estar tão entusiasmadas com a possibilidade de passar a noite juntas e de conversar madrugada adentro que “onde dormir” será a última das suas preocupações.

(Fonte)

Dependerá sempre do espaço que tem disponível para a festa, mas uma cama para todas as crianças é uma boa ideia se quiser “montar arraiais” num quarto ou uma sala de pequenas dimensões. Junte colchões ou várias almofadas, aproveite o candeeiro de teto como suporte para um tecido que “forme” uma tenda, ilumine com luzes de Natal, e deixe-as entrar num mundo ideal e secreto, só seu.

Os peluches não podem faltar, claro, já que são companheiros fiéis de sono das nossas crianças. Agora que está mais frio, é conveniente preparar várias mantas e edredons quentinhos para que todos possam dormir aconchegados e sem correr o perigo de se constipar.

 

Se preferir pode dispor tendas individuais para todas as crianças, como na sugestão abaixo.

Mamãs e papás de coragem podem tentar construir as várias tendas, e oferecê-las no final da festa para que decorem o quarto das crianças convidadas, funcionando como um recanto só seu e uma memória incrível de uma festa diferente. Veja como neste passo-a-passo. Já a iluminação do espaço deverá estar sempre que possível baixa: garantimos que numa festa do pijama ninguém tem medo do escuro!

 

Fonte

Outra ideia muito gira é pedir aos convidados que não levem pijama e surpreender as crianças com kits a combinar para todas, como nas sugestões abaixo. As fotografias vão ficar lindas!

Kits Festa do PIjama

Brincadeiras e jogos

Qualquer que seja a idade das crianças, uma festa do pijama não é uma festa do pijama sem uma sessão de cinema com direito a pipocas e mantas! Deixe as abobrinhas escolher o filme, para que se sintam mega crescidas e independentes – ou, em último caso, delegue a responsabilidade de escolha ao aniversariante.

Uma sessão de karaoke ou de dança, desfile com eleição do pijama mais giro – e photoboot para eternizar o momento! – ou uma luta pacífica de almofadas são outras das ideias giras para preparar uma festa inesquecível.

Podem também personalizar as almofadas com marcadores laváveis próprios para tecido (como na sugestão abaixo), organizar uma caça ao tesouro às escuras (só com lanternas!), e as miúdas vão delirar com a possibilidade de se maquilharem ou de fazerem um mini-spa, receber uma massagem e pintar as unhas.

 

personalizar-almofadas

Fonte

No entanto, sugerimos que conceda “liberdade criativa” aos miúdos, e os deixe divertirem-se inventando sozinhos a sua própria festa. Uma festa do pijama é um momento de intimidade e partilha diferente do de uma festa de aniversário normal. Certifique-se a cada meia hora de que está tudo bem, e permita-lhes algum espaço para brincarem por si, depois das atividades organizadas de “boas-vindas”.

Comida

Não há festa sem comida, não é? Com tantas atividades, as crianças vão estar famintas. Talvez a melhor ideia seja servir o jantar cedo – por volta das 19h – e ter disponíveis snacks para as crianças comerem quando tiverem fome.

Nesse sentido, é uma boa aposta ter pacotinhos de leite com sabores Mimosa.  Com os três sabores da Gama Mimosa Bem Essencial – cereais, morango e chocolate –  têm várias opções saborosas, mais saudáveis e equilibradas, com redução de 40% de açúcares relativamente ao leite com chocolate normal.

Pode preparar “saquinhos de mantimentos essenciais” para sobreviver  a uma noite de diversão garantida ou, ainda melhor, prepare uma mesa de iguarias dentro do tema da festa.

 

Comida Festa do Pijama

 

Numa festa do pijama, e para terminar em beleza, o pequeno-almoço deve ser servido com os convidados ainda na cama, com direito a tabuleiros individuais e tudo! A nossa sugestão é a de que preparem deliciosas panquecas e acompanhem com os leitinhos com sabores da Mimosa Bem Essencial, porque depois de uma festa tão divertida, é fundamental repor energias com os melhores nutrientes e o sabor de sempre.

Este artigo foi desenvolvido com o apoio da Mimosa.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.