Família > Lifestyle > Festas e férias

Colónia de praia: dicas para preparar a mochila dos miúdos!

colónia de praia colónia de praia o que levar para a praia

Afinal, o que levar para a praia?

As férias com os amigos da escola são para as crianças um dos pontos altos do Verão. No entanto, para os pais, a colónia de praia pode ser uma valente dor de cabeça: O que levar para a praia? Será que é seguro deixá-los ir com a escola?

Os miúdos entusiasmam-me muito e existe o risco de se perderem, apesar de todo o cuidado por parte dos responsáveis. Para que tudo corra bem, é importante dar alguns conselhos às crianças: deve cumprir todas as ordens que forem dadas pelas instrutoras, não podendo afastar-se nunca dos amigos nem da zona escolhida pelas monitoras para estar, não devem tirar a pulseira de identificação e, caso se percam, é importante que saibam que podem mostrar a pulseira a alguém que os ajudará a encontrar o seu grupo.

Mas o drama, o pesadelo, o horror, não ficam por aqui!

Quem é que nunca olhou para a mochila do filho depois da primeira semana de praia e ficou surpreendida por já faltarem peças de roupa (ou estarem lá guardadas peças que não são dele) e por ter desaparecido metade dos brinquedos que compraram para que ele se divertisse a construir castelos de areia?

Maio é a altura ideal para começar a planear e a organizar-se, de forma a estarem o melhor preparados possível quando as férias começarem. Nós trazemos dicas para ajudar a que a colónia de praia passe, e a alegria e os pertences fiquem.

Veja tudo o que levar para a praia

praia crianças

Se possível, aproveite a mochila que a sua criança leva habitualmente para a escola, de forma a evitar um custo extra.

Se, por algum motivo, sentir necessidade de comprar uma nova mochila, opte por uma prática, leve e impermeável, sendo o mais importante garantir que cabe lá todo o material necessário: desta forma, evita que o seu filho leve os brinquedos e/ou a toalha na mão, que acabariam assim por se perder mais facilmente.

Preparar a roupa

Algumas escolas, principalmente as que usam uniforme habitualmente, optam pela mesma estratégia na altura da praia: roupa igual para todos, de forma a que as professoras e/ou educadoras consigam mais facilmente identificar as crianças à sua responsabilidade. Normalmente, estas peças trazem já a identificação da escola e um número de contacto e facilitam muito o trabalho dos pais no momento de vestir os miúdos de manhã.

No entanto, se a escola do seu filho não segue esta prática, são vários os cuidados recomendados:

– Escolha um boné ou um chapéu com fitinha/elástico regulável, não vá o vento tecê-las.

– O fato de banho é imprescindível. Parece óbvio, mas não seria a primeira mãe, no meio de tanta azáfama, a esquecer-se de vestir o fato de banho ao filho.

– Não se esqueça da muda de roupa, essencial se a criança ficar o resto do dia na escola. Mesmo não ficando, não é agradável regressar da praia com a roupa molhada, por isso uma t-shirt e uns calções extra dão muito jeito.

– A toalha de praia é também essencial, claro, e se quiser fazer um agrado à criança, deixe-a escolher uma com uns motivos e/ou bonecos do seu agrado.

Brinquedos

Ahh, brinquedos! As crianças querem levar dezenas de brinquedos para a praia, não é? Muitas vezes recorrem até à frase “mas é para emprestar aos meus amigos…”. Não caia nessa chantagem: quem vos avisa vosso amigo é!

Peça ao seu filho para escolher no máximo 2 ou 3 brinquedos para levar para brincar com os amigos. Explique-lhe que não pode levar mais do que isso, porque depois é muito peso e não terá ajuda para o carregar.

Se possível deixe-o levar um balde, uma pá e uma bola (acredite, é suficiente para muitas crianças se entreterem durante muito tempo).

Outros objetos

Existem outros objetos essenciais nas idas para a praia de que convém não esquecer!

Para crianças de pele muito clara, e para todas nas primeiras semanas de praia, o protetor solar deve ser sempre fator 50+.

Se a escola não disponibilizar lanche para as crianças, é importante garantir que nunca faltarão opções na mochila para que a criança se alimente e hidrate. Espreite as nossas sugestões de snacks para o Verão e não se esqueça da água! Para manter a garrafa fresca durante o dia muitas mães optam por colocá-la no congelador durante a noite.

É importante que a criança tenha colocada uma pulseira identificadora com o nome e o contacto da pessoa responsável, como já mencionámos.

E para garantir que ao final das duas semanas de praia todos os objetos retornam sãos e salvos a casa, aproveitem o kit especial praia da Tiketa.pt para etiquetar todos os pertences do seu filho.

Estes kits já contêm etiquetas termoaderentes para marcar as roupas e os outros artigos têxteis. Contêm também autocolantes para os brinquedos e calçado, e as pulseiras identificadoras!

Kit Poupança “Especial Praia” Básico

Kit Praia Básico

– 20 etiquetas termoaderentes (para aplicar com o ferro de engomar) adequados para artigos têxteis, como a toalha, as t-shirts, os calções e o chapéu.

– 20 autocolantes à prova de água, para marcar objectos como a louça do lanche, o protetor, a garrafa de água e até os brinquedos de praia.

– 4 pares de etiquetas coloridas para calçado.

– 1 pulseira de identificação para colocar o nº de telemóvel da pessoa responsável.

Kit Poupança “Especial Praia” Completo

– 20 etiquetas termoaderentes (para aplicar com o ferro de engomar) adequados para artigos têxteis, como a toalha, as t-shirts, os calções e o chapéu.

– 40 autocolantes à prova de água, para marcar objectos como a louça do lanche, o protetor, a garrafa de água e até os brinquedos de praia.

– 4 pares de etiquetas coloridas para calçado.

– 2 pulseiras de identificação para colocar o nº de telemóvel da pessoa responsável.

– 2 identificadores de mochilas para colocar nos sacos da praia ou nas lancheiras.

Ir para a praia com a escola será uma diversão para todos. E ao final do dia só terão histórias felizes para contar! 

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.