Família > Lifestyle > Festas e férias

Preparados para um super Carnaval em família?

carnaval

Reunimos tudo o que pecisa de saber neste Carnaval!

O Carnaval é uma das festas mais aguardada pela pequenada e não só… sabendo disso, a Pumpkin preparou tudo aquilo de que precisa para celebrar a data em família: as ideias mais giras de fatos, onde comprar as máscaras, sugestões de actividades e muito mais.

E como não faz sentido pensar em festejá-lo sem saber o que é o Carnaval, trazemos também algumas curiosidades sobre o Entrudo.

Carnaval em 2018

Em 2018, a festa chega mais cedo! O Carnaval vai celebrar-se terça-feira, dia 13 de Fevereiro.

E porque a vida são dois dias mas o Carnaval são três, há que aproveitar ao máximo esta data em família: as abobrinhas vão poder desfrutar de umas mini férias de Carnaval, que têm início a 12 de Fevereiro e terminam a 14 de Fevereiro.

História do Carnaval

origem do carnaval

O Carnaval é um feriado religioso celebrado, desde o século XI, sempre 40 dias antes do Domingo de Páscoa. Este período é conhecido pela Quaresma, altura em que os fiéis são convidados pela Igreja a levar a cabo quarenta dias de jejum, com abstinência de carne, e outras “privações”, como o álcool. Portanto, o Carnaval marca o primeiro dos 40 dias de Quaresma e a Páscoa o último.

origem do Carnaval remonta aos gauleses, de cuja época se encontram já alguns registos de celebrações semelhantes, como a grande festa do Inverno. Acredita-se ter sido esta a primeira grande celebração de Carnaval, ou “carnis levale”, o latim para jejum ou abstinência, numa reunião que durava vários dias e nas quais as pessoas se preparavam para fazer o “adeus à carne”.

É por isso interessante perceber que a Igreja acabou, de alguma forma, por dar continuidade ao carácter pagão que a celebração tinha já.

O Carnaval em Portugal

carnaval em portugal

As primeiras referências à existência do Carnaval em Portugal acontecem no tempo de D. Sebastião (rei entre 1557 e 1578), com relatos de brincadeiras e partidas violentas e sujas: havia lutas, baldes de água (e de coisas piores) atirados pelas janelas, escadas molhadas, ovos no cabelo…

Segundo a Enciclopédia:

“Pelas ruas generalizava-se uma verdadeira luta em que as armas eram os ovos de gema, ou suas cascas contendo farinha ou gesso, cartuchos de pós de goma, cabaças de cera com água de cheiro, tremoços, tubos de vidro ou de cartão para soprar com violência, milho e feijão que se despejavam aos alqueires sobre as cabeças dos transeuntes.

Havia ainda as luvas com areia destinadas a cair de chofre sobre os chapéus altos ou de coco dos passantes pouco previdentes e até se jogava entrudo com laranjas, tangerinas e mesmo com pastéis de nata ou outros bolos.

Em vários bairros atiravam-se à rua, ou de janela para janela, púcaros e tachos de barro e alguidares já em desuso, como depois se fez também no último dia do ano, no intuito de acabar com tudo de velho que haja em casa.”

Estas práticas foram proibidas e o Carnaval entrou na ordem dos cortejos, nas batalhas das flores que ainda hoje animam Loulé e, nos salões de baile como hoje os conhecemos. Os primeiros registos de um Carnaval mais organizado remontam a 1906, quando em Loulé se começaram a organizar desfiles de Carnaval cujas receitas revertiam a favor dos hospitais locais.

O Carnaval da Mealhada, considerado por alguns o “mais brasileiro de Portugal”, ganhou estes contornos mais “quentes” – afinal no Brasil o Carnaval celebra-se no Verão! – ainda antes do 25 de Abril: o ator brasileiro Jaime Barcelos, conhecido do público português após dar vida ao Dr. Ezequiel Prado, na telenovela “Gabriela”, foi o primeiro rei do Carnaval da Mealhada.

Vamos celebrar o Carnaval?

Se ainda não sabem o que vestir, podem começar pelas nossas ideias para fazer os fatos em casa e como fazer acessórios criativos quem fazem brilhar qualquer produção carnavalesca. Se não têm tempo ou jeito, descubram na Pumpkin lojas de artigos e máscaras de Carnaval em todo o país.

Contamo-vos a programação nas cidades e dizemo-vos onde festejar de Norte a Sul.

Para encher estes 3 dias de pura diversão com as crianças, temos uma programação mais-que-completa de actividades de Carnaval. Garantimos: tem para todos as idades e gostos! E se preferirem ficar por casa, porque não organizar uma mega festa de Carnaval para as crianças?

Deliciem-se com estas receitas de Carnaval, ideias para tornar as vossas refeições mais divertidas e temáticas, durante estes dias. E passem bons momentos juntos, com estas ideias de jogos simples e divertidos para fazer com os miúdos no Carnaval!

Agora é só vestir as fatiotas preparadas para esta festa, acompanhadas de serpentinas e confettis e vir brincar ao Carnaval!

Garanta que a sua criança tem a máscara de Carnaval mais original!

Mãos à obra: estes acessórios vão dar um brilho extra a qualquer fato de Carnaval!

Preparámos uma lista com as lojas onde podem encontrar os melhores fatos e máscaras para este Carnaval

Aproveitem as férias de Carnaval para celebrar o feriado em folia!

Saiba como organizar uma festa de Carnaval divertida para as crianças.

Os vossos foliões vão adorar estas atividades de Carnaval.

Jogos simples e divertidos para fazer com os miúdos!

O Carnaval é uma ótima desculpa para preparar refeições divertidas para toda a família!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *