Família > Lifestyle > Festas e férias

Carnaval em Portugal: quais os melhores Carnavais e onde celebrar?

carnaval em portugal

Fotografia: Lusitana

Já dizia o outro que o "Carnaváu em Portugáu é no Inverno (povo doidão aquele, né?)" mas isso não significa que não seja celebrado com muita alegria, energia e folia por todo o país!

De Torres Vedras a Ovar, descubra onde celebrar o Carnaval em Portugal com toda a família! Mas, primeiro, alguma história!

A origem do Carnaval em Portugal

As primeiras referências à existência do Carnaval em Portugal acontecem no tempo de D. Sebastião (rei entre 1557 e 1578), com relatos de brincadeiras e partidas violentas e sujas: havia lutas, baldes de água (e de coisas piores) atirados pelas janelas, escadas molhadas, ovos no cabelo…

Segundo a Enciclopédia:

“Pelas ruas generalizava-se uma verdadeira luta em que as armas eram os ovos de gema, ou suas cascas contendo farinha ou gesso, cartuchos de pós de goma, cabaças de cera com água de cheiro, tremoços, tubos de vidro ou de cartão para soprar com violência, milho e feijão que se despejavam aos alqueires sobre as cabeças dos transeuntes.

Havia ainda as luvas com areia destinadas a cair de chofre sobre os chapéus altos ou de coco dos passantes pouco previdentes e até se jogava entrudo com laranjas, tangerinas e mesmo com pastéis de nata ou outros bolos.

Em vários bairros atiravam-se à rua, ou de janela para janela, púcaros e tachos de barro e alguidares já em desuso, como depois se fez também no último dia do ano, no intuito de acabar com tudo de velho que haja em casa.”

Estas práticas foram proibidas e o Carnaval entrou na ordem dos cortejos, nas batalhas das flores que ainda hoje animam Loulé e, nos salões de baile como hoje os conhecemos. Os primeiros registos de um Carnaval mais organizado remontam a 1906, quando em Loulé se começaram a organizar desfiles de Carnaval cujas receitas revertiam a favor dos hospitais locais.

O Carnaval da Mealhada, considerado por alguns o “mais brasileiro de Portugal”, ganhou estes contornos mais “quentes” – afinal no Brasil o Carnaval celebra-se no Verão! – ainda antes do 25 de Abril: o ator brasileiro Jaime Barcelos, conhecido do público português após dar vida ao Dr. Ezequiel Prado, na telenovela “Gabriela”, foi o primeiro rei do Carnaval da Mealhada.

Quais as melhores celebrações de Carnaval em Portugal?

Bragança – Podence

carnaval dos caretos

O tradicional Carnaval dos Caretos, que anualmente reúne, em tempo de entrudo, centenas dos mais tradicionais e autênticos Mascarados da Península Ibérica na cidade de Bragança, apresenta-se repleto de novidades!

Os verdadeiros Caretos, nascidos das entranhas do mundo rural, libertam-se do seu meio natural e tomam de assalto a cidade, trazendo consigo todo o património cultural e histórico, num momento único que valoriza as tradições, promovendo-as e permitindo a todos, habitantes e visitantes, um contacto direto com este mundo ancestral e autêntico.

Conheça o programa do Carnaval dos Caretos em 2020.

Elvas

Carnaval Internacional de Elvas

A animação regressa ao Alentejo entre os dias 20 e 25 de fevereiro, com a 24.ª edição do Carnaval Internacional de Elvas, que contará com vários grupos e foliões locais e das típicas comparsas espanholas.

Esta organização da Câmara Municipal de Elvas vai ter seis momentos em cinco dias:

– quinta-feira, dia 20, às 10.30 horas, desfile das Comadres e Compadres;

– sexta-feira, dia 21, às 10 horas, desfile do Carnaval Escolar;

– sexta-feira, dia 21, às 22 horas, apresentação das coreografias dos grupos portugueses no coliseu;

– sábado, dia 22, às 15 horas, corso no centro histórico, com grupos portugueses e comparsas de Badajoz;

– domingo, dia 23, às 15 horas, corso no centro histórico com grupos portugueses;

– e na terça-feira, dia 25, às 15 horas, corso no centro histórico, com grupos portugueses e comparsas de Olivença.

Loulé

carnaval de loulé

“Era uma Vez… Louléwood”. Uma viagem pelo cinema e pela atualidade política mundial e nacional com as questões do clima em destaque. Poderia ser esta a descrição do que se vai passar durante os três dias de carnaval na cidade de Loulé.

O mais antigo corso carnavalesco do país volta a sair à rua nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro com a habitual sátira política e social e com heróis do grande ecrã adaptados ao mundo em que vivemos.

A edição de 2020 conta com 14 carros alegóricos e mais de 600 figurantes. Vão desfilar durante os 3 dias de carnaval 11 grupos de animação representados por associações do concelho e 3 escolas de samba. A Avenida José da Costa Mealha prepara-se para receber uma festa que pode reunir mais de 75 mil visitantes.

Os bilhetes para o Carnaval de Loulé mantêm o valor de 2 euros e continuam a ter uma componente social, sendo a receita de bilheteira distribuída por instituições de solidariedade social do concelho e coletividades.

Loures

carnaval loures

A cor e a alegria vão dominar as ruas da cidade de Loures de 22 a 26 de fevereiro, com 15 carros alegóricos e 2000 figurantes a desfilarem pelo centro da cidade. Estão a ser organizadas várias iniciativas, dos bailes e concursos de máscaras aos desfiles e cortejos.

As festividades deste ano são inspiradas no tema «É Segredo». Pelas ruas da cidade, prometem os organizadores, vai sair o «maior desfile carnavalesco de sempre», com cerca de 2.300 figurantes, acompanhados por 20 grupos e 15 carros alegóricos, sendo esperados cerca de 150 mil visitantes. O programa é o seguinte:

Sábado, 22 de fevereiro

21h30 – Receção aos Reis do Carnaval de Loures 2020 no Largo 4 de Outubro, no centro de Loures.

22h00 até 04h00 – Baile de Receção e Apresentação dos Reis do Carnaval no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, com atuação da Banda Fora de Série e DJ Gonçalo Ferro.

Domingo, 23 de fevereiro

14h30 – Desfile Carnavalesco com 15 carros alegóricos, Corso com mais de 2000 figurantes e Banda CTL pelas ruas do centro de Loures.

18h30 até 23h00 – Noite Foliona no Palco Central, frente ao Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, com os DJ’s André Coelho e Tiago Bandeiras.

Segunda, 24 de fevereiro

22h00 até 04h00 – Baile Trapalhão no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, com a atuação da Banda Fora de Série e DJ Joana Perez.

Terça, 25 de fevereiro

14h30 – Desfile Carnavalesco com 15 carros alegóricos, Corso com mais de 2000 figurantes e Banda CTL pelas ruas do centro de Loures.

Quarta, 26 de fevereiro

20h00 – Despedida do Rei D. Ocarário XLVII, Largo 4 de Outubro em Loures.

21h30 – Cortejo fúnebre de Enterro do Carnaval de Loures 2020, pelas principais ruas da Cidade de Loures.

23h00 – Leitura do Testamento do Rei Momo D. Ocarário XLVII, no Parque da Cidade em Loures.

23h40 – Lançamento de Fogo-de-Artifício no Parque da Cidade em Loures.

Madeira

carnaval na madeira

O Carnaval na Madeira oferece-lhe uma diversidade de atividades à sua escolha, com a opção de as integrar como simples espetador, ou como participante ativo, festividades a decorrer entre os dias 19 de fevereiro e 1 de março. 

Na Madeira, a época carnavalesca vive-se em ambiente festivo constante. Quer nas iniciativas de carácter oficial, como nas de carácter mais espontâneo, enraizadas na tradição madeirense, a alegria e a boa disposição imperam nas ruas, nos estabelecimentos de diversão e nas casas particulares.

Descubram mais sobre o que esperar das Festas de Carnaval na Madeira!

Sábado, 22 de fevereiro:

No sábado à noite, o colorido e animado cortejo alegórico leva milhares de turistas e residentes ao centro do Funchal para a ele assistirem. Este é a principal atração das Festas de Carnaval da Madeira. Nele participam mais de um milhar de foliões com vistosos trajes, e uma dezena de carros alegóricos primorosamente enfeitados.

A música abre o cortejo: a alegria colorida e o ritmo das trupes fantasiadas têm o dom de contagiar. Todos desfilam com entusiasmo ao som de músicas selecionadas, com coreografias treinadas ao longo do ano, fazendo transbordar a sua alegria para o público.

Terça, 25 de fevereiro: 

O Cortejo Trapalhão, realizado na terça-feira de Carnaval, representa o cortejo que se fazia anteriormente, de forma espontânea, na Rua da Carreira. A participação é aberta a todos, nacionais e estrangeiros, podendo fazer-se individualmente ou em grupo. A criatividade dos participantes não tem limites e abarca desde a sátira social e política, aos quadros tradicionais, até ao simples disfarce de caracterização. Quer assista ou participe neste cortejo, poderá partilhar, indubitavelmente, momentos de bom humor e de interação com o público.

Festa dos Compadres,  15 e 16 de fevereiro:

As celebrações do Carnaval iniciam-se com a “Festa dos Compadres”, que acontece em Santana. Esta festividade de carácter tradicional insere-se nos rituais de passagem do Inverno para a Primavera e de regeneração da comunidade local. A ação desenvolve-se num claro antagonismo entre os residentes locais do sexo masculino e os do sexo feminino, patente na confeção de bonecos e bonecas com um carácter satírico. A festa tem como objetivo o julgamento do “compadre” e o julgamento da “comadre”, durante o qual são feitas críticas sociais aos acontecimentos e atuações dos indivíduos e instituições da comunidade durante o ano. No final, tanto o “compadre” como a “comadre” são queimados como punição. Desta forma, a comunidade regenera-se e alivia as tensões sociais, preparando-a para um novo ciclo, que se inicia com a Primavera.

Animação de Rua,19 de fevereiro a 1 de março:

A partir da quarta-feira que antecede o dia de Carnaval, a baixa citadina do Funchal, especialmente a placa central da Avenida Arriaga, deixa-se contagiar pela magia do carnaval, e torna-se o centro de inúmeras iniciativas de animação de rua que incluem música carnavalesca, espetáculos, arruadas e atuações diversas, contribuindo para o despertar do espírito de folia de turistas e residentes.

“Assaltos” de Carnaval:

Manifestação tradicional do Carnaval da Madeira são os denominados “assaltos”, que decorrem durante o tempo que antecede o Carnaval. Estes eram realizados por grupos que, mascarados “assaltavam” a casa de amigos e conhecidos, com o intuito de lhes comer as iguarias da época: os tradicionais “sonhos” e “malassadas”. Estas incursões terminavam sempre em festa nas casas particulares. Esta forma de convívio ainda se faz, embora em pequeno número, tendo sido substituída pelos “Assaltos” combinados. Estes são marcados antecipadamente e, agora, são os assaltantes que levam as iguarias para os convívios.

Festas Temáticas:

As unidades de diversão noturna oferecem, também durante o tempo que antecede o Carnaval, diversas noites temáticas, como a “Noite dos Hippies” e a “Noite dos Travestis”, convidando os seus utentes a se divertirem disfarçados com uma máscara desse tema.

Carnaval Solidário:

A baixa da cidade é novamente brindada com mais uma iniciativa de animação que prima pela originalidade e criatividade. Com uma energia contagiante, centenas de foliões da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal desfilam pela Avenida Arriaga até ao Jardim Municipal, onde se realiza um espetáculo.

Carnaval das Crianças: 

Durante este período, pais e crianças empenham-se em confecionar as máscaras que estas levam, depois, para a escola. Na manhã de sexta-feira que antecede o dia de Carnaval, cerca de um milhar de pequenos foliões provenientes de diversas escolas e creches do Funchal, desfilam, disfarçados, pelo centro da cidade (Avenida Arriaga), num ambiente de animação carnavalesca.

Mealhada

carnaval mealhada 2020

O Carnaval da Mealhada continua um mistério por desvendar, mas não há dúvidas de que de 21 a 25 de fevereiro, Luciana Abreu e Leonardo Vieira andarão por lá!

Ovar

carnaval de ovar

O Carnaval de Ovar é um dos mais antigos, tradicionais e divertidos entrudos portugueses. Não se conhece o início das tradições Carnavalescas em Ovar, mas os periódicos vareiros referem-se ao Carnaval de Ovar em 1887 pela primeira vez. De lá para então muito mudou, mas uma certeza persiste: esta festa é para todos – e dura quase um mês!

Conheça o programa completo do Carnaval de Ovar em 2020.

Sesimbra

carnaval de sesimbra

O Carnaval de Sesimbra é um dos mais importantes celebrações do Carnaval em Portugal. Os desfiles principais, organizados por escolas de samba e grupos de axé, percorrem a marginal de Sesimbra no domingo e na terça-feira e juntam mais de mil participantes e milhares de foliões.

Em Sesimbra a festa mantém-se também na tarde de segunda-feira com o Desfile de Palhaços, que já chegou a juntar mais de 3 mil mascarados e é considerado o maior do mundo.

Sines

carnaval sines 2020

Sines é uma das cidades portuguesas com maior tradição carnavalesca. Já reconhecido a nível nacional nas primeiras décadas do século XX, o Carnaval de Sines – o primeiro a ter corso noturno – mistura o espírito satírico e a criatividade dos portugueses com o brilho e a energia do Carnaval do Brasil para criar um espetáculo vibrante em que toda a cidade se envolve.

As festas começam dia 21 de fevereiro às 10h com o Carnaval dos Pequeninos e às 22h com a Noite das Matrafonas. A apresentação de Suas Majestades acontece sábado de manhã, às 11h, mas apoteose chega com o Grande Desfile Carnavalesco!

Torres Vedras

carnaval de torres vedras cabeçudos

O Carnaval de Torres Vedras, o mais português de Portugal, regressa, de 21 a 26 de fevereiro, com um programa recheado de diversão e muitas novidades. O Corso Escolar, os corsos diurnos e noturnos, o ARRAIAL FEST e a música nos palcos espalhados pela Cidade são alguns dos momentos que dão forma à edição de 2020.

Conheça o programa completo do Carnaval de Torres Vedras em 2020.

Tudo para um Carnaval de folia e diversão:

– Carnaval: fatos, lojas e atividades para um super Carnaval em família!

– Ideias para fatos de Carnaval originais e fáceis de fazer!

– Já escolheram qual a pintura facial mais gira para as vossas abobrinhas?

– Férias de Carnaval: oficinas criativas, ATLs e muito mais!

– Está à procura de uma loja de máscaras? A Pumpkin ajuda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *