Carnaval em Portugal: Conheçam a origem e as melhores festas em 2022! - Pumpkin.pt

Carnaval em Portugal: Conheçam a origem e as melhores festas em 2022!

Neste Carnaval, não vai faltar animação. Por todo o país, são várias as festas que vão encher de folia os nossos dias!

Já dizia o outro que o “Carnaváu em Portugáu é no Inverno (povo doidão aquele, né?)” mas isso não significa que não seja celebrado com muita alegria, energia e folia por todo o país! O que nos espera, então, para o Carnaval em Portugal em 2022?

Neste ano, ainda não podemos celebrar as festas por todo o país e admirar os desfiles, como era costume. Mas não desanimem: são várias as cidades que vão celebrar o Carnaval de Portugal 2022 com festejos e iniciativas locais, e existem várias opções para quem procura atividades giras para homenagear a ocasião com as abobrinhas.

Prontos para ficar a conhecê-las? Mas, primeiro, alguma história!

A origem do Carnaval em Portugal

As primeiras referências à existência do Carnaval em Portugal acontecem no tempo de D. Sebastião (rei entre 1557 e 1578), com relatos de brincadeiras e partidas violentas e sujas: havia lutas, baldes de água (e de coisas piores) atirados pelas janelas, escadas molhadas, ovos no cabelo…

Segundo a Enciclopédia:

“Pelas ruas generalizava-se uma verdadeira luta em que as armas eram os ovos de gema, ou suas cascas contendo farinha ou gesso, cartuchos de pós de goma, cabaças de cera com água de cheiro, tremoços, tubos de vidro ou de cartão para soprar com violência, milho e feijão que se despejavam aos alqueires sobre as cabeças dos transeuntes.

Havia ainda as luvas com areia destinadas a cair de chofre sobre os chapéus altos ou de coco dos passantes pouco previdentes e até se jogava entrudo com laranjas, tangerinas e mesmo com pastéis de nata ou outros bolos.

Em vários bairros atiravam-se à rua, ou de janela para janela, púcaros e tachos de barro e alguidares já em desuso, como depois se fez também no último dia do ano, no intuito de acabar com tudo de velho que haja em casa.”

Estas práticas foram proibidas e o Carnaval entrou na ordem dos cortejos, nas batalhas das flores que ainda hoje animam Loulé e, nos salões de baile como hoje os conhecemos. Os primeiros registos de um Carnaval mais organizado remontam a 1906, quando em Loulé se começaram a organizar desfiles de Carnaval cujas receitas revertiam a favor dos hospitais locais.

O Carnaval da Mealhada, considerado por alguns o “mais brasileiro de Portugal”, ganhou estes contornos mais “quentes” – afinal no Brasil o Carnaval celebra-se no Verão! – ainda antes do 25 de Abril: o ator brasileiro Jaime Barcelos, conhecido do público português após dar vida ao Dr. Ezequiel Prado, na telenovela “Gabriela”, foi o primeiro rei do Carnaval da Mealhada.

Quais as melhores celebrações de Carnaval em Portugal em 2022?

Programas de Carnaval em Família

Lisboa

Carnaval Museu do Dinheiro

Há carnaval no Museu do Dinheiro

Nos dias 22 e 23 de Fevereiro, no Museu do Dinheiro há uma Oficina de Carnaval Medieval especial para famílias com crianças com mais de 6 anos com acompanhamento adulto.

Porto

País

Elvas

Aguardamos ainda a divulgação do programa de Carnaval de Elvas completo.

A Câmara Municipal de Elvas vai organizar as comemorações do Carnaval 2022 no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Apesar de os desfiles estarem há bastante tempo descartados, devido à pandemia, o executivo de Rondão Almeida está a organizar três noites de diversão no Coliseu, estando tudo a ser preparado nos próximos dias.

O Carnaval lnternacional de Elvas é um evento que atrai a Elvas milhares de pessoas, desde a residentes no concelho, a forasteiros oriundos dos concelhos vizinhos e em especial do país vizinho. Este é um evento que mantém a tradição do carnaval trapalhão, aliado a carros alegóricos e mascarados de grupos organizados, que durante meses ensaiam as suas coreografias e tecem as suas roupas.

Estarreja

carnaval em portugal 2022 festas

O Carnaval de Estarreja não pára!

Em 2022, traz concertos, espetáculos, oficinas, animação de rua, entre outras ações que envolvem a comunidade e os agentes económicos locais, farão parte do programa deste ano.

No dia 18, abrem-se as portas da Fábrica da Fantasia, com a realização de oficinas – de construção de adereços e de figurinos – nas sedes do Grupo de Folia Os Viscondes e da Escola de Samba Vai Quem Quer.

Este ano, no entanto, os desfiles do Carnaval de Estarreja foram cancelados.

Ovar

carnaval em portugal 2022

O Carnaval de Ovar é um dos mais antigos, tradicionais e divertidos entrudos portugueses. Não se conhece o início das tradições Carnavalescas em Ovar, mas os periódicos vareiros referem-se ao Carnaval de Ovar em 1887 pela primeira vez. De lá para então muito mudou, mas uma certeza persiste: esta festa é para todos!

Em 2022, o Carnaval de Ovar não sairá à rua com os tradicionais desfiles, mas as principais salas de espetáculo – Centro de Arte e Escola de Artes e Ofícios – vão encher-se de vibrações carnavalescas, com música, stand up, cor, alegria e folia, celebrando o Carnaval de forma segura e cumprindo as normas e orientações da DGS.

Paralelamente a esta programação, que arranca a 12 de fevereiro e se prolonga até 1 de março, haverá exposições, animação de rua, gigantones, máscaras gigantes decoradas pela comunidade, oficinas e visitas que proporcionarão momentos de conhecimento, diversão, convívio e criatividade, tão característicos do Carnaval vareiro.

Aos sábados, haverá animação de rua pelo centro da cidade, com os tradicionais gigantones e animação musical com bandas locais (Banda Filarmónica Ovarense, Banda Boa União, Banda do Lau e Preto no Branco).

Conheça o programa completo do Carnaval de Ovar em 2022.

Sesimbra

O concelho de Sesimbra vai assinalar o Carnaval com espetáculos simbólicos organizados pelas escolas de Samba e Grupos de Axé no Parque Augusto Pólvora, na Maçã, e no Parque da Vila, na Quinta do Conde. Haverá ainda um conjunto de atividades paralelas, entre as quais um palco móvel que percorrerá várias ruas das freguesias de Santiago e Castelo, e o já tradicional concurso infantil de fantasias.

Esta comemoração, ainda que simbólica, recupera alguns dos mais belos fatos de 2020 para assinalar uma época com grande significado para a comunidade e homenagear os protagonistas de um dos mais bonitos e populares desfiles de Carnaval do país.

Espreitem o programa completo do Carnaval de Sesimbra!

Loulé

O programa do Carnaval de Loulé para 2022 ainda não foi divulgado. Atualizaremos esta secção assim que tivermos novidades!

A típica festa do Carnaval de Loulé foi cancelada, mas nem por isso se deixa de celebrar esta festividade!

Apesar de este ser o segundo ano consecutivo em que o desfile alegórico não irá sair para a rua, a Autarquia está a ponderar a realização de iniciativas que reforcem a importância deste evento, mas que não coloquem em causa a segurança sanitária da população.

Torres Vedras

carnaval em portugal 2022 torres vedras

O Carnaval de Torres Vedras, o mais português de Portugal, volta a animar a malta!

Sem a realização dos tradicionais desfiles carnavalescos de rua devido ao contexto pandémico que se verifica, Torres Vedras não deixa de assinalar a época carnavalesca.

No Carnaval de Torres Vedras de 2022 haverá um monumento ao Carnaval, que tem como elemento central o “AeroVacina”, “veículo inovador e versátil”, que aterrou “no centro da Cidade do Carnaval, com toda a tranquilidade e prudência.

É este o hilariante panorama que se pode apreciar na praça central de Torres Vedras até ao início de março. É que não há vírus que iniba a sátira do “Carnaval mais português de Portugal”…

Bragança – Podence

O programa do Carnaval dos Caretos para 2022 ainda não foi divulgado. Atualizaremos esta secção assim que tivermos novidades!

O tradicional Carnaval dos Caretos reúne anualmente, em tempo de entrudo, centenas dos mais tradicionais e autênticos Mascarados da Península Ibérica na cidade de Bragança.

Todos os anos, os verdadeiros Caretos, nascidos das entranhas do mundo rural, libertam-se do seu meio natural e tomam de assalto a cidade, trazendo consigo todo o património cultural e histórico, num momento único que valoriza as tradições, promovendo-as e permitindo a todos, habitantes e visitantes, um contacto direto com este mundo ancestral e autêntico.

Loures – Cancelado

A Associação do Carnaval de Loures optou por cancelar todos os festejos Carnavalescos de 2022 face à situação de pandemia que estamos a viver. Há possibilidade de acontecerem, contudo, “algumas iniciativas” alusivas à época desde que com o acordo das autoridades de saúde.

Aguardamos ansiosamente a próxima festa!

Madeira – Cancelado

Na Madeira, a festa de Carnaval de 2022 também foi cancelada devido ao Covid-19. Na próxima edição vai ser ainda melhor!

Sines – Cancelado

Sines é uma das cidades portuguesas com maior tradição carnavalesca. Já reconhecido a nível nacional nas primeiras décadas do século XX, o Carnaval de Sines – o primeiro a ter corso noturno – mistura o espírito satírico e a criatividade dos portugueses com o brilho e a energia do Carnaval do Brasil para criar um espetáculo vibrante em que toda a cidade se envolve.

Infelizmente, este ano, a festa de Carnaval de Sines também foi cancelada. Não deixarão, no entanto, de assinalar esta data com um conjunto de iniciativas a divulgar oportunamente. Aguardamos as próximas!

E vocês, já decidiram o que vão fazer neste Carnaval Portugal 2022? Contem-nos tudo nos comentários!

Tudo para um Carnaval de folia e diversão com as suas abobrinhas:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<