Carnaval em Portugal: vamos celebrar online? - Pumpkin.pt

Carnaval em Portugal: vamos celebrar online?

carnaval em portugal

Este Carnaval vai ser diferente, mas não vai faltar animação. Por todo o país, são várias as festas que vão ter uma versão online cheia de diversão!

Já dizia o outro que o “Carnaváu em Portugáu é no Inverno (povo doidão aquele, né?)” mas isso não significa que não seja celebrado com muita alegria, energia e folia por todo o país!

Neste ano não podemos ir para as rua mascarados, celebrar as festas por todo o país e admirar os desfiles. Em alternativa, são várias as cidades que vão organizar festas online para que possamos celebrar o Carnaval em família, mesmo a partir do conforto do lar! Venham descobrir todas as festas de Carnaval em Portugal online.

Mas, primeiro, alguma história!

A origem do Carnaval em Portugal

As primeiras referências à existência do Carnaval em Portugal acontecem no tempo de D. Sebastião (rei entre 1557 e 1578), com relatos de brincadeiras e partidas violentas e sujas: havia lutas, baldes de água (e de coisas piores) atirados pelas janelas, escadas molhadas, ovos no cabelo…

Segundo a Enciclopédia:

“Pelas ruas generalizava-se uma verdadeira luta em que as armas eram os ovos de gema, ou suas cascas contendo farinha ou gesso, cartuchos de pós de goma, cabaças de cera com água de cheiro, tremoços, tubos de vidro ou de cartão para soprar com violência, milho e feijão que se despejavam aos alqueires sobre as cabeças dos transeuntes.

Havia ainda as luvas com areia destinadas a cair de chofre sobre os chapéus altos ou de coco dos passantes pouco previdentes e até se jogava entrudo com laranjas, tangerinas e mesmo com pastéis de nata ou outros bolos.

Em vários bairros atiravam-se à rua, ou de janela para janela, púcaros e tachos de barro e alguidares já em desuso, como depois se fez também no último dia do ano, no intuito de acabar com tudo de velho que haja em casa.”

Estas práticas foram proibidas e o Carnaval entrou na ordem dos cortejos, nas batalhas das flores que ainda hoje animam Loulé e, nos salões de baile como hoje os conhecemos. Os primeiros registos de um Carnaval mais organizado remontam a 1906, quando em Loulé se começaram a organizar desfiles de Carnaval cujas receitas revertiam a favor dos hospitais locais.

O Carnaval da Mealhada, considerado por alguns o “mais brasileiro de Portugal”, ganhou estes contornos mais “quentes” – afinal no Brasil o Carnaval celebra-se no Verão! – ainda antes do 25 de Abril: o ator brasileiro Jaime Barcelos, conhecido do público português após dar vida ao Dr. Ezequiel Prado, na telenovela “Gabriela”, foi o primeiro rei do Carnaval da Mealhada.

Quais as melhores celebrações de Carnaval em Portugal?

Bragança – Podence

O tradicional Carnaval dos Caretos, que anualmente reúne, em tempo de entrudo, centenas dos mais tradicionais e autênticos Mascarados da Península Ibérica na cidade de Bragança, apresenta-se este ano com uma versão super original e adaptada ao contexto que vivemos!

Todos os anos, os verdadeiros Caretos, nascidos das entranhas do mundo rural, libertam-se do seu meio natural e tomam de assalto a cidade, trazendo consigo todo o património cultural e histórico, num momento único que valoriza as tradições, promovendo-as e permitindo a todos, habitantes e visitantes, um contacto direto com este mundo ancestral e autêntico.

Este ano, o Entrudo Chocalheiro volta com uma festa online de 13 a 16 de fevereiro, com os tradicionais mascarados, celebrações nas varandas, uma queima simbólica do Coronavírus e um concurso de fotografia em que o primeiro prémio é uma viagem.

Conheça o programa do Carnaval dos Caretos em 2021.

Elvas

Este ano, a Associação Sociocultural de Elvas Gota d’Arte não vai deixar morrer o espírito do Carnaval. Por isso, desafiou várias entidades, entre as quais a câmara, associações, grupos e foliões para se unirem em festejos caseiros de fazer justiça ao Carnaval de Portugal!

Aguardamos ainda a divulgação do programa de Carnaval completo da Gota d’Arte.

Loulé

A típica festa do Carnaval de Loulé foi cancelada, mas nem por isso se deixa de celebrar esta festividade!

Em 2021, a Câmara Municipal de Loulé vai promover algumas iniciativas para que a festa e a folia cheguem a casa das famílias que, por todo o mundo, estão a passar por uma fase difícil.

A ideia é que mesmo confinados possamos acompanhar as atividades carnavalescas no Facebook e YouTube do Município, com toda a alegria mas sem que falte a preciosa segurança.

Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, vai ser possível ver “uma exposição virtual com imagens de antigas edições do corso, onde serão recordados os temas que têm servido de sátira ao desfile, a qualidade artística aplicada na execução dos carros alegórico ou a beleza dos fatos e adereços dos figurantes que, há mais de 100 anos, dão cor e alegria à Avenida José da Costa Mealha.”

Também no dia 15, pelas 21h30, poderemos assistir a um autêntico Baile de Carnaval Online, no Facebook da Câmara Municipal de Loulé. A música vai marcar presença com a Orquestra Fora d’Horas que levará a casa das famílias os típicos temas de Carnaval, convidando toda a gente a dançar e celebrar, mesmo em casa!

Estarreja

O Carnaval de Estarreja não pára e tem uma mensagem para o Coronavírus: Vai-te!

Este ano, o Carnaval será celebrado em casa com festejos online e uma campanha de sensibilização em que a mascote Lókas desafia as famílias a exterminar o vírus ao cumprir com as normas de segurança.

Esta Cidade de Carnaval em Portugal vai também ter alguns detalhes decorativos pelas ruas, dando-lhes alguma cor enquanto lembram as pessoas de que é importante ficar em casa,

Ovar

O Carnaval de Ovar é um dos mais antigos, tradicionais e divertidos entrudos portugueses. Não se conhece o início das tradições Carnavalescas em Ovar, mas os periódicos vareiros referem-se ao Carnaval de Ovar em 1887 pela primeira vez. De lá para então muito mudou, mas uma certeza persiste: esta festa é para todos!

Este ano, o Carnaval de Ovar será diferente: em casa, para que todos possamos acompanhá-lo em segurança, de 30 de janeiro a 16 de fevereiro. Haverá música, máscaras, dança e muita partilha!

Conheça o programa completo do Carnaval de Ovar em 2021.

Torres Vedras

O Carnaval de Torres Vedras, o mais português de Portugal, terá em 2021 uma emissão muito especial online: o Carnaval em Casa promete momentos de folia e animação imperdíveis!

Haverá música, concurso de máscaras, dança, molduras para as fotos de perfil nas redes, dança, uma tertúlia e muito mais.

Os foliões poderão acompanhar a festa a partir do conforto do lar através de 5 canais diferentes: Youtube, Site, Instagram, Facebook ou Zoom!

Sesimbra – Cancelado

O Carnaval de Sesimbra é um dos mais importantes celebrações do Carnaval em Portugal. Os desfiles principais, organizados por escolas de samba e grupos de axé, percorrem a marginal de Sesimbra no domingo e na terça-feira e juntam mais de mil participantes e milhares de foliões.

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, as festas foram canceladas.

Loures – Cancelado

A Associação do Carnaval de Loures optou por cancelar todos os festejos Carnavalescos de 2021 face à situação de pandemia que estamos a viver. Aguardamos ansiosamente a próxima festa!

Madeira – Cancelado

O Carnaval da Madeira também foi cancelado em 2021 devido ao Covid-19. Na próxima edição vai ser ainda melhor!

Sines – Cancelado

Sines é uma das cidades portuguesas com maior tradição carnavalesca. Já reconhecido a nível nacional nas primeiras décadas do século XX, o Carnaval de Sines – o primeiro a ter corso noturno – mistura o espírito satírico e a criatividade dos portugueses com o brilho e a energia do Carnaval do Brasil para criar um espetáculo vibrante em que toda a cidade se envolve.

Este ano, as festas de Carnaval de Sines também foram canceladas. Aguardamos as próximas!

Tudo para um Carnaval de folia e diversão:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *