Família > Lifestyle > Festas e férias

Carnaval em Portugal: quais os melhores Carnavais e onde celebrar?

carnaval em portugal

Fotografia: Lusitana

Já dizia o outro que o "Carnaváu em Portugáu é no Inverno (povo doidão aquele, né?)" mas isso não significa que não seja celebrado com muita alegria, energia e folia por todo o país!

De Torres Vedras a Ovar, descubra onde celebrar o Carnaval em Portugal com toda a família! Mas, primeiro, alguma história!

A origem do Carnaval em Portugal

As primeiras referências à existência do Carnaval em Portugal acontecem no tempo de D. Sebastião (rei entre 1557 e 1578), com relatos de brincadeiras e partidas violentas e sujas: havia lutas, baldes de água (e de coisas piores) atirados pelas janelas, escadas molhadas, ovos no cabelo…

Segundo a Enciclopédia:

“Pelas ruas generalizava-se uma verdadeira luta em que as armas eram os ovos de gema, ou suas cascas contendo farinha ou gesso, cartuchos de pós de goma, cabaças de cera com água de cheiro, tremoços, tubos de vidro ou de cartão para soprar com violência, milho e feijão que se despejavam aos alqueires sobre as cabeças dos transeuntes.

Havia ainda as luvas com areia destinadas a cair de chofre sobre os chapéus altos ou de coco dos passantes pouco previdentes e até se jogava entrudo com laranjas, tangerinas e mesmo com pastéis de nata ou outros bolos.

Em vários bairros atiravam-se à rua, ou de janela para janela, púcaros e tachos de barro e alguidares já em desuso, como depois se fez também no último dia do ano, no intuito de acabar com tudo de velho que haja em casa.”

Estas práticas foram proibidas e o Carnaval entrou na ordem dos cortejos, nas batalhas das flores que ainda hoje animam Loulé e, nos salões de baile como hoje os conhecemos. Os primeiros registos de um Carnaval mais organizado remontam a 1906, quando em Loulé se começaram a organizar desfiles de Carnaval cujas receitas revertiam a favor dos hospitais locais.

O Carnaval da Mealhada, considerado por alguns o “mais brasileiro de Portugal”, ganhou estes contornos mais “quentes” – afinal no Brasil o Carnaval celebra-se no Verão! – ainda antes do 25 de Abril: o ator brasileiro Jaime Barcelos, conhecido do público português após dar vida ao Dr. Ezequiel Prado, na telenovela “Gabriela”, foi o primeiro rei do Carnaval da Mealhada.

Quais as melhores celebrações de Carnaval em Portugal?

Bragança – Podence

carnaval dos caretos

O tradicional Carnaval dos Caretos, que anualmente reúne, em tempo de entrudo, centenas dos mais tradicionais e autênticos Mascarados da Península Ibérica na cidade de Bragança, apresenta-se repleto de novidades!

Os verdadeiros Caretos, nascidos das entranhas do mundo rural, libertam-se do seu meio natural e tomam de assalto a cidade, trazendo consigo todo o património cultural e histórico, num momento único que valoriza as tradições, promovendo-as e permitindo a todos, habitantes e visitantes, um contato direto com este mundo ancestral e autêntico.

Conheça o programa do Carnaval dos Caretos em 2019.

Elvas

Carnaval Internacional de Elvas

A animação regressa ao Alentejo entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, com a 23.ª edição do Carnaval Internacional de Elvas, que contará com vários grupos e foliões locais e das típicas comparsas espanholas.

Ao todo, sete grupos elvenses irão desfilar pelas ruas do centro histórico, bem como grupos de Badajoz e de Olivença, num total de mais de mil participantes.

O Carnaval Internacional de Elvas abre sexta-feira de manhã com desfile das escolas e tem corso nas tardes de sábado, domingo e terça-feira.

Loulé

carnaval de loulé

“O Circo Selfie” é o mote para mais uma edição do Carnaval de Loulé que nos dias 3, 4 e 5 de março regressa à Avenida José da Costa Mealha. Brincadeira, folia e sátira são os ingredientes da festa!

A ideia da organização é transformar aquele que é já conhecido como o “sambódromo louletano” num circo gigante ao ar livre, com muitos artistas, trapezistas, palhaços, malabaristas, domadores e todos aqueles que fazem parte deste espetáculo.

Os 14 carros alegóricos terão como algumas das suas personagens de destaque Marcelo Rebelo de Sousa, Cristiano Ronaldo e outras personagens incontornáveis do desporto português, atores da política internacional, como Theresa May e Donald Trump.

Alguns dos episódios que marcaram a atualidade dos últimos anos ganham assim uma dimensão cómica naquele que é o mais antigo corso do país.

Como já é hábito, o desfile de Carnaval Infantil abre o extenso programa do Carnaval de Loulé, com o desfile dos alunos das escolas do Concelho, no dia 1 de março, na Avenida José da Costa Mealha, a partir das 10h.

Loures

carnaval de loures

A cor e a alegria vão dominar as ruas da cidade de Loures de 2 a 6 de março, com mais de 20 grupos, 15 carros alegóricos e 1850 figurantes a desfilarem ao som da Banda Sinal no tradicional Carnaval Saloio que este ano tem como tema “Arte e Fantasia”.

Quem se deslocar a Loures ao longo destes dias poderá reconhecer os mais variados tipos de arte como a “Magia”, a poesia de “Fernando Pessoa”, a pintura de “Frida Kahlo” ou o graffiti da iniciativa “Loures, Arte Pública”, assim como um mundo com mais fantasia onde não faltarão os doces, a história da “Alice no País das Maravilhas”, o “Mundo Mágico da Poppy”, a lenda imaginária do “El Dorado” ou a ficção do “Steampunk”, sem esquecer os “Palhaços”. A entrada é gratuita nos corsos carnavalescos dos dias 3 e 4 de março.

O Pavilhão Paz e Amizade recebe os habituais Bailes de Carnaval, a começar no dia 2 com a Coroação dos Reis do Carnaval e continua no dia 4 com o Baile Trapalhão, onde cada folião é convidado a trazer o disfarce mais bizarro e divertido que consiga imaginar.

Os festejos encerram em grande com o momento mais satírico do Carnaval, o “Enterro do Rei D. Ocarário XLVI”, no dia 6 de março a partir das 21 horas, que contará com o tradicional cortejo fúnebre e a leitura do testamento do “Rei Momo” seguido de um espetáculo de fogo-de-artifício.

Madeira

carnaval na madeira

Na Madeira, a época carnavalesca vive-se em ambiente festivo constante. Enraizadas na tradição madeirense, a alegria e a boa disposição imperam nas ruas!

No sábado à noite, o colorido e animado cortejo alegórico leva milhares de turistas e residentes ao centro do Funchal. Este é a principal atração das Festas de Carnaval da Madeira. Nele participam mais de mil foliões com vistosos trajes, e uma dezena de carros alegóricos primorosamente enfeitados.

O Cortejo Trapalhão, realizado na terça-feira de Carnaval, representa o cortejo que se fazia anteriormente, de forma espontânea, na Rua da Carreira. A participação é aberta a todos.

A criatividade dos participantes não tem limites e abarca desde a sátira social e política, aos quadros tradicionais, até ao simples disfarce de caracterização.

Mealhada

carnaval da mealhada

A Mealhada vai receber o Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, de 24 de fevereiro a 5 de março, com os corsos carnavalescos a acontecer a 3 e 5 de março (o custo das entradas é de cinco euros por pessoa acrescido de três para quem utilizar as bancadas), o desfile noturno a 4 de março e a tenda noturna aberta e 1 a 5 de março.

O #vaivirarcarnavauu conta com Inês Simões e Igor Marchesi. Os reis desfilarão pelas ruas da cidade da Mealhada nos corsos de 3 e 5 de março e, na noite do dia 4, “possivelmente estarão na zona das bancadas para animar o público e interagir com as escolas de samba durante o desfile”.

Ovar

carnaval de ovar

O Carnaval de Ovar é um dos mais antigos, tradicionais e divertidos entrudos portugueses. Não se conhece o início das tradições Carnavalescas em Ovar, mas os periódicos vareiros referem-se ao Carnaval de Ovar em 1887 pela primeira vez. De lá para então muito mudou, mas uma certeza persiste: esta festa é para todos – e dura quase um mês!

Conheça o programa completo do Carnaval de Ovar em 2019.

Sesimbra

carnaval de sesimbra

O Carnaval de Sesimbra é um dos mais importantes celebrações do Carnaval em Portugal. Os desfiles principais, organizados por escolas de samba e grupos de axé, percorrem a marginal de Sesimbra no domingo e na terça-feira e juntam mais de mil participantes e milhares de foliões.

Em Sesimbra a festa mantém-se também na tarde de segunda-feira com o Desfile de Palhaços, que já chegou a juntar mais de 3 mil mascarados e é considerado o maior do mundo.

Sines

carnaval de sines

Sines é uma das cidades portuguesas com maior tradição carnavalesca. Já reconhecido a nível nacional nas primeiras décadas do século XX, o Carnaval de Sines – o primeiro a ter corso noturno – mistura o espírito satírico e a criatividade dos portugueses com o brilho e a energia do Carnaval do Brasil para criar um espetáculo vibrante em que toda a cidade se envolve.

As festas começam dia 1 de março às 10h com o Carnaval dos Pequeninos e às 22h com a Noite das Matrafonas. A apresentação de Suas Majestades acontece sábado de manhã, às 11h, mas apoteose chega com o Grande Desfile Carnavalesco, dia 3 às 15h30.

Torres Vedras

carnaval de torres vedras cabeçudos

O Carnaval de Torres Vedras, o “mais português de Portugal”, regressa, de 1 a 6 de março, com um programa recheado de diversão e muitas novidades. O Corso Escolar, os corsos diurnos e noturnos com as Matrafonas e e os Cabeçudos, o ARRAIAL FEST e a música nos palcos espalhados pela cidade são alguns dos momentos que dão forma à edição de 2019.

Conheça o programa completo do Carnaval de Torres Vedras em 2019.

Tudo para um Carnaval de folia e diversão:

– Carnaval 2019: fatos, lojas e atividades para um super Carnaval em família!

– Ideias para fatos de Carnaval originais e fáceis de fazer!

– Já escolheram qual a pintura facial mais gira para as vossas abobrinhas?

– Férias de Carnaval: oficinas criativas, ATLs e muito mais!

– Não sabem o que fazer com os miúdos? Espreitem estas sugestões giras!

– Está à procura de uma loja de máscaras? A Pumpkin ajuda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *