Família > Lifestyle > Festas e férias

Carnaval de Veneza: uma tradição incrível em Itália!

Fotografia: Mieczysław Kozłowski

Saiba tudo sobre o Carnaval de Veneza: de antes e de agora!

Máscaras impressionantes, de beleza ímpar, desfiles “à moda antiga”, muita magia, tradição e um Carnaval diferente de todos os outros: descubram a origem do Carnaval de Veneza e como é ele celebrado hoje em dia por entre os canais da mítica cidade italiana!

A origem do Carnaval de Veneza

origem carnaval de veneza

Os primeiros registos de celebração carnavalesca em Veneza remontam a 1268.

No entanto, o Carnaval de Veneza como hoje o conhecemos surgiu a partir de uma tradição do século XVI: para celebrar o Carnaval, a nobreza disfarçava-se e podia, assim, misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval. Nos bailes em luxuosos salões, os mascarados escondiam-se em jogos de sedução com as damas. Ninguém sabia com quem estava a interagir, e esse foi o grande segredo do sucesso deste Carnaval.

Os anos de 1700 foram os anos de ouro do Carnaval veneziano. Nesse período viveram na cidade o escritor Carlo Goldoni e o famoso Giacomo Casanova, escritor, poeta, e misterioso aventureiro, tido por muitos como um verdadeiro “sedutor”.

Em 1797, Veneza passou a fazer parte do Reino Lombardo-Véneto, quando Napoleão Bonaparte assinou o tratado de Campo Formio. A celebração do Carnaval foi então proibida.

Os festejos só foram restabelecidos de forma oficial em 1800, após quase dois séculos de ausência. Desde então a festa faz-se nos dias antes da Quaresma e é um imenso sucesso em todo o mundo.

Como é o Carnaval de Veneza hoje em dia?

carnaval de veneza desfiles

O Carnaval de Veneza dura pelo menos 10 dias, normalmente 18 – os dias que antecedem a Quaresma. Durante as noites, realizam-se bailes em salões e as companhias realizam desfiles pela cidade. Entre as mais conhecidas estão Os Antigos e Os Ardentes.

Os trajes que se usam são característicos do século XVIII, e são comuns as “maschera nobile”, ou seja, máscaras nobres. Utilizam-se muito com roupa de seda negra e chapéu de três pontas. Embora as máscaras continuem a ser brancas, prateadas e douradas, desde 1979 foram sendo utilizadas outras cores nos trajes, abrindo-se o Carnaval de Veneza a uma “modernidade moderada”.

Todos os anos é escolhido um tema diferente: normalmente os ofícios e o artesanato são escolhidos como forma de valorizar o passado e regressar a essa Veneza tão especial.

Principalmente durante os fins-de-semana, a Praça São Marcos enche-se de locais e turistas, todos vestidos a rigor, para entrar num mundo encantado de outros tempos.

Entre os momentos mais marcantes do Carnaval de Veneza estão o Voo do Anjo (a abertura das festividades), o Desfile das Marias, as celebrações sobre água, o “Il Taglio della Testa al Toro” (corte da cabeça ao Touro), o Vôo da Águia e do Leão e os concursos de máscaras mais bonitas – também há uma edição para crianças!

O Carnaval de Veneza em 2019

Este ano, o Carnaval de Veneza celebra-se entre 16 de fevereiro e 5 de março com o tema “Tutta colpa della luna”: a culpa é da lua.

Tudo para um Carnaval de folia e diversão:

– Carnaval 2019: fatos, lojas e atividades para um super Carnaval em família!

– Ideias para fatos de Carnaval originais e fáceis de fazer!

– Já escolheram qual a pintura facial mais gira para as vossas abobrinhas?

– Férias de Carnaval: oficinas criativas, ATLs e muito mais!

– Está à procura de uma loja de máscaras? A Pumpkin ajuda!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *