7 atividades ao ar livre que dão mais vida ao vosso verão!

atividades ao ar livre

O calor está a chegar e com ele mil possibilidades diferentes de se divertirem ao ar livre e em família.

O Verão pede isso mesmo: natureza, ar puro, diversão, explorar e conhecer em atividades ao ar livre!

Preparem, na noite anterior, uma mochila com chapéus para todos, protetor solar, óculos de sol, alguns lanchinhos e uma muda de roupa para os mais pequeninos. 

Depois… lancem-se à aventura. O difícil vai ser escolher qual o vosso programa favorito, mas temos uma dica: aproveitem as férias para… fazer todos, e deem mais vida ao vosso verão!

Fazer praia

Atividades Verão

Esta é óbvia, claro, mas inevitável: aproveitem a manhã, quando as temperaturas são quentes mas mais amenas, para uns mergulhos no mar e brincadeiras na areia!

Organizem jogos para toda a família: vólei e pólo aquático são excelentes desportos “de Verão” e o melhor é que só precisam de uma bola… e de tentar não acertar nas outras pessoas a banhos!

Podem optar por fazer praia perto da vossa cidade, mas não fiquem tristes se a distância do litoral for um impeditivo à primeira vista.

Além das praias fluviais, uma excelente alternativa no interior de Portugal, podem ainda, se tiverem essa possibilidade, aproveitar o dia para conhecerem outros locais do nosso país que permitem juntar o útil ao agradável – além de irem a banhos, estão juntos a descobrir a nossa cultura, gastronomia e geografia!

Algumas alternativas a ter em conta são toda a extensão do Parque Natural do Litoral Norte, a Costa da Caparica, a Figueira da Foz, a zona da Serra da Arrábida, a Costa Vicentina e, claro, o Algarve.

Se a praia não for mesmo uma possibilidade, as piscinas em Lisboa e as piscinas no Porto são alternativas refrescantes.

Fazer um piquenique

picnic

É sempre giro comer ao ar livre, mesmo que seja num parque pertinho de casa, e se quiserem, os mais pequenos podem ajudar a preparar o lanche!

Espreitem estas ideias de lanches com sabores divertidos e saudáveis. São receitas práticas, que podem fazer num instante e levá-las convosco para o campo, para a praia… para todo o lado!

Os passarinhos e as formigas são sempre uma companhia divertida – e no Parque do Alvito no Parque Monsanto já vimos até esquilos! Temos imensas receitas e reunimos todos os parques de merendas de norte a sul do país onde podem deliciar-se juntos!

Andar de barco, bicicleta, autocarro, metro, comboio ou avião

bicicleta

Vale tudo, desde que seja diferente do dia a dia. Por exemplo, um passeio de metro até ao Cais do Sodré e uma volta de Cacilheiro é um programa diferente e os mais pequenos vão adorar. Para um passeio ainda mais especial, podem ir no Cacilheiro decorado pela Joana Vasconcelos.

E que tal experimentar as visitas guiadas por Lisboa em veículos “alternativos”? Recomendamos a Hippotrip, um passeio super giro para fazer com amigos e abobrinhas, sejam alfacinhas ou não!

No norte, se nunca andaram pelo Andante ou fizeram o cruzeiro das 6 pontes do Rio Douro… vai ser uma aventura e pêras!

E como o exercício físico é fundamental e ainda mais divertido ao ar livre, peguem nas bicicletas e arrisquem a umas pedaladas por ciclovias verificadas! Antes e depois, hidratem-se e alimentem-se bem. 

Caçar as cores da Natureza

Caça às cores natureza

Pintem cada espaço de uma caixa de ovos com uma cor diferente. Depois, levem a caixa para um parque, mata ou jardim, e incentivem uma “caça ao tesouro” muito natural: que tal encontrar elementos da natureza com cada uma das cores escolhidas?

Ir a um parque aquático

Parque aquático

Quanto mais crescidos são, mais podem aproveitar, mas há sempre piscinas e escorregas para todas as idades. Muitos parques têm outras atrações, como shows de aves ou outros animais, e parques de diversão, garantindo um dia bem passado.

A Pumpkin já publicou uma lista de todos os parques aquáticos em Portugal, e uma coisa é certa: bem vão precisar de energia para gerir tantas emoções e mergulhos!

Acampar

acampar

Por uma noite ou por um fim de semana!

Há muitas crianças que nunca acamparam, e é uma experiência gira para fazerem em família… ou com os amigos, se tiverem coragem de os deixar partir (um bocadinho) de debaixo da asa. Há até empresas que organizam uma noite de acampamento para jovens, com monitores especializados. Se preferem ir todos juntos, também será sem dúvida especial!

Preparámos uma guia completo para fazer campismo com crianças e claro que não podia faltar uma lista com os melhores parques de campismo para famílias. Acampar aproxima-vos da simplicidade da vida e obriga a ligar o “descomplicómetro”, o que é ótimo. 

Fazer amigos entre os animais!

jardim zoologico quinta pedagógica

Visitar um Jardim Zoológico, como o Jardim Zoológico de Lisboa, o Zoo de Santo Inácio e o Zoo de Lagos, aprender sobre a vida marinha no Oceanário de Lisboa, no SEALIFE Porto ou no Zoomarine, e conviver de perto com animais tão especiais é sempre didático e muito divertido.

Espreitem também a nossa lista com as melhores Quintas Pedagógicas de norte a sul para momentos inesquecíveis, como só as férias do verão e o contacto com a Natureza podem oferecer!

Advertisement

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *