A mãe é que sabe, e se há alguém que tem de meter isso na cabeça, são as mães. No caso deste blog, que também originou um livro, as mães (e as Joanas) são duas. Mais diferentes impossível, mas com o coração da amizade que as une, partilham, quase sempre num registo muito divertido, conselhos, opiniões e desabafos sobre os primeiros dois anos de vida de um bebé. A Pumpkin publica uma das nossas crónicas preferidas: o Top 10 de coisas que uma mãe quer muito ouvir.
#10 – “Olhei para ti e apaixonei-me outra vez.”.
Acho que andamos todas todos os dias à procura/à espera de sentir aquele frenesim de paixão adolescente. Gostaríamos muito que eles reconhecessem a nossa magia diariamente como se fosse a primeira vez. E, mesmo que não reconheçam, dissessem na mesma que sim de vez em quando. Eu posso fazer uma tabela no Excel, imprimir, pôr no frigorífico e ainda configurar os lembretes do telemóvel. Sempre tudo muito espontâneo, claro.
#9 – “Estão a oferecer coisas na Zara!”.
Se já nos passamos com aquelas alturas em que eles vão buscar roupas de há 4 anos e dizem que desceram os preços, imaginem se, de repente, passássemos por uma Zara e dissessem: “olhem, estou farta de arrumar isto todos os dias, levem lá o que quiserem!”. Ai, eu ia até à secção de homem que é uma zona perfeitamente desconhecida para mim a não ser para fugir quando estamos todas engalinhadas na fila da secção de mulher (ou de criança).
#8 – “Cortaste o cabelo? Fica-te ainda melhor!”.
Epá, mesmo que não tivéssemos cortado. Não interessa. Isto quer dizer qualquer coisa como “reparo em ti e tens algo de diferente hoje, não sei o que é mas adoro”. Desde que não tenhamos um rim na testa…
#7 – “É incrível como consegues dar conta de tanta coisa.”.
É a nossa missão todos os dias, não é? Sermos as tais super-mulheres. Conseguimos trabalhar, dar um jeito a casa, educar os filhos, amá-los, dar mimos ao marido, adormecer no sofá e, quiçá, ainda manter a chama do casamento viva. Muito mais provável de acontecer se eles disseram coisas que estão neste top… Depois queixem-se. Estou a dar a lista e tudo.
#6 – “Eu vou com eles ao jardim hoje, tens o dia todo para ti.”.
Ah-ah! Raro, muito raro (digo eu), serem eles a porem-se nos nossos pés e sugerirem algo que, só para nós, será proveitoso. Isto porque, para muitos deles ir ao jardim com as crianças não tem nada de especial…
#5 – “Queres ir jantar/almoçar fora hoje?”.
Desde que não seja perto do estádio do Benfica para ficarem mais perto do jogo de logo, acho isto um amor. Quer dizer imensa coisa, que gostam de nós, que querem estar connosco a sós e que têm fome.
#4 – “O que achas de fazermos algo diferente no próximo fim-de-semana?”.
Awwwwwww. Só de ler isto ali escrito apeteceu-me casar comigo própria e fazer-me mais uns quantos filhos. Ah… desde que o “fazer algo diferente” não seja passar a tarde no Leroy Merlin a ver barbecues. Tanto dá, até pode ser ir para a casa de uma prima afastada de Melgaço. Tudo parece pertinente (quase, pronto).
#3 – “Deixa estar, eu faço isso!.
Mais depressa isto nos deixaria com vontade de chorar do que se continuassem a matar quarentões simpáticos e aprazíveis na Anatomia de Grey. Quem nos dera ter alguém que fizesse as coisas que não nos apetece fazer, mas sem que tivéssemos de pedir, não era? Era. Pronto. Alguém tinha que responder, respondi a mim própria.
#2 – “Estás a fazer um óptimo trabalho. Os teus filhos são os maiores!”.
Isto, se viesse do nosso marido ou namorado já seria perfeitamente ofensivo: “Os MEUS filhos? Como assim os MEUS filhos?”. A verdade é que sabe bem ouvir este reconhecimento. Temos o resultado nas mãos e não há nada melhor do que isso, verdade, mas… alguém nos dizer é como se fosse um abraço a um bebé (foi o que melhor que me saiu, haha).
#1 – “Estás mais magra?”.
Somos mães mas não deixamos de ser aquelas totós que se preocupam com o peso e que adoraríamos ter emagrecido sem termos de fazer nada para isso. Dizerem que estamos mais magras é o equivalente a dizer: “o que fazes para ser uma espécie de top model, mas que mora em Benfica?”.
Este texto foi escrito por Joana Gama, do A Mãe É que Sabe. Siga o instagram do blog aqui.
Este artigo foi útil para si?