Família > Lifestyle > Famílias Inspiradoras

A vida em alto mar com a Família Furtado

Fotografia: http://www.azoreanfamily.com

Conheça o dia-a-dia extraordinário de uma família num barco, em 8 episódios!

Dar mais vida à nossa vida pode parecer difícil, quando somos engolidos pelas rotinas do dia-a-dia, pelas obrigações das quais julgamos não existir hipótese de nos afastarmos, pelo convencional que nos é ensinado e imposto desde sempre. A contrariar estas verdades universais destaca-se a história de uma família açoriana, que, numa aventura em alto mar desde 2016, mostra o quanto uma família tradicional pode realizar um sonho e educar os seus filhos de forma “diferente” da estipulada pelas normas.

Realizar um sonho em Família

Em 2012, Armindo e Joana começaram a amarrar os nós de um sonho que traziam em si há vários anos: o de dar uma volta ao mundo de barco em família. Os planos foram traçados, mas suspensos – já tinham uma filha, Benita, e a vontade de alargar a família obrigou ao adiar da aventura. Não tardou. Leonardo nasceu em 2013 e nessa existência feliz estava finalmente reunida a primeira das condições para a realização do sonho: a lista completa da tripulação.

A Família Furtado ensina-nos a verdade simples que é a possibilidade de tornar extraordinário o dia-a-dia. Há quase dois anos a viver num catamaran, partilham um espaço reduzido 24 horas por dia, aprenderam a lidar uns com os outros num contato impossível de evitar, e desfizeram-se de tudo o que não se sente essencial. Estarem os quatro, juntos, foi fator decisivo para avançar com o projeto da circum-navegação. Faltava encontrar o barco e conseguir o dinheiro necessário para se fazerem ao mar em segurança.

NESTUM é… preparar os sonhos mesmo que pareçam impossíveis! 

Aprender com Energia

A 6 de Novembro de 2016 largaram as amarras da ilha de São Miguel, para onde querem sempre regressar (a ideia é atracar em Setembro de 2018). Juntos, já descobriram juntos locais como as Ilhas Canárias, Cabo Verde, as Caraíbas, a Colômbia, o Panamá, a Polinésia Francesa, as Ilhas Salomão, a Papua Nova Guiné, Timor Leste e Bali, na Indonésia. Estas descobertas são encaradas pela família como uma das maiores motivações para a aventura – a possibilidade de ensinar a Benita e Leonardo a diferença através do olhar e não apenas através daquilo que se estuda e se aceita dos livros.

Esta aprendizagem experiencial é benéfica e vai além da formação curricular, porque muda horizontes e abre espaço para o sentido de humanidade. Há, nas “visitas de estudo” constantes, um novo mundo que só se descobre sentindo. Nelas encontram-se as bases que vão sustentar o seu futuro e identidade. A escola não é, ainda assim, uma realidade distante – apenas diferente: Joana faz “home schooling” com Benita.

NESTUM é… educar mesmo no meio do oceano! 

Dia a dia no barco

O dia-a-dia no barco é repleto de afazeres e a necessidade de estar em sintonia é aprofundada. É preciso aprender a coordenar esforços, a confiar de olhos fechados, a relativizar.

Ou talvez não se aprenda e a cumplicidade seja fruto do amor e do sonho por todos sonhado. Pais e filhos sabem as obrigações a cumprir, quando, como e por que fazê-las. A máquina está oleada e rompe os mares. A bordo, brincam, estudam, revezam-se, completam-se. E, em alto mar, há sempre tanto que fazer.

NESTUM é… estar presente no dia a dia daqueles que mais amamos!

familia-furtado-nestum

NESTUM acompanha a família Furtado nesta viagem. A fortalecer o passado comum e a ideia de futuro de Armindo, Joana, Benita e Leonardo, a marca tem no mercado produtos com os sabores de sempre – que fazem parte da vida dos portugueses há 60 anos. Entre a bordo desta aventura na página de Facebook de NESTUM

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *