Família > Lifestyle > Famílias Giras

A família Vuckovic Pagaimo

família Vuckovic Pagaimo

A Sanda e o Marcos são os pais desta simpática família. Têm 2 pequeninos, a Hana (de 8 anos) e o André (de 5 anos). A Sanda nasceu na Bósnia e o Marcos em Portugal e, sendo ambos consultores Informáticos, vieram a conhecer-se posteriormente numa reunião de representantes de empresas de telecomunicações, em Sofia.

Faz já 10 anos que a Sanda se mudou para Portugal de armas e bagagens! E para além dos dois rebentos que tiveram juntos, no início de 2010 a Sanda começou um novo projecto: o Little Upside Down Cake

 

Como nasceu a Little Upside Down Cake?

O Little Upside Down Cake nasceu com o desejo de deixar as mesmas memórias de infância que eu tenho para os meus filhos… os sabores e cheiros que ainda sinto.

 

Porquê?

Venho de uma família grande que partilhava os bons e menos bons momentos à mesa, com frutas e legumes de terra. Agora isso acontece na nossa família junto com os amigos. Os sabores verdadeiros e a comida feita com amor sentem-se no produto final e isso é o que me faz feliz.

 

O que faz a Little Upside Down Cake?

O Little Upside Down Cake faz bolos, bolinhos, bolachas e tudo o que é doce com dois ingredientes especiais… produtos biológicos e muito amor.

Sendo um casal luso-bósnio quais foram as maiores diferenças que tiveram de fazer na educação dos vossos filhos?

Há diferenças culturais significativas e isso reflete-se obviamente na educação das crianças. Apesar de estarmos em Portugal, eu sempre falo com os meus filhos em Bósnio e fiz questão de introduzir a minha educação na deles. E esta mistura penso que é enriquecedora para todos nós.  


A forma dos pais portugueses lidarem com os seus filhos é muito diferente da dos pais bósnios?

Sim, bastante 🙂 A principal diferença está na disponibilidade… o horário laboral na Bósnia é diferente (acaba mais cedo) e às 16h os pais saiem do trabalho. Eu tento fazer isso cá, mas admito que é muito complicado.

 

Que tipo de brincadeiras os vossos filhos gostam mais de fazer em casa?

Em casa gostam de fazer jogos didácticos, desenhar, brincar, ler…

 

Que livros para crianças gostam mais? 

Ainda nada?, Saudade, Bruxa Mimi, Stiltons, Um livro…

 
Costumam ir mais ao cinema ou vêem os filmes em casa? E quais são os preferidos?

Vemos muitos filmes. Vamos a todos no cinema e re-vemos em casa. Os preferidos são o Panda do Kung-Fu, o Carros e a Princesa e o Sapo.

Costumam cozinhar em casa ou gostam mais de comer fora? Os vossos filhos também vão para a cozinha?

Durante a semana comemos em casa mas ao fim-de-semana costumamos almoçar fora nos sítios que adoramos.

Sim, eles ajudam bastante… preparam a mesa e temos uns dias temáticos onde eles gostam muito de participar… pizzas às sextas à noite e panquecas aos domingos de manhã.


Que actividades fazem os vossos filhos nos tempos livres?

Todos os dias brincam no parque perto de nossa casa, a seguir à escola. Uma vez por semana ambos jogam ténis e a Hana tem ballet.

 

Que actividades fazem em família fora de casa? Que tipo de actividades e lugares gostam mais para fazerem programas em família?

Ao fim-de-semana acompanham-nos nas nossas compras (biológicas 😉 ), brincam bastante ao ar livre, pic-nics e gostamos de ir aos eventos no CCB (o Mercadinho é obrigatório!), ao Jardim Zoológico, Monte Selvagem e eles adoram a Kidzania.

 

Onde procuram informação sobre essas actividades? Na net, revistas, boca a boca?

Subscrevemos algumas newletters, a Família Pumpkin incluída, consultamos a Timeout, ou seguimos sugestões de amigos.

 

Como costumam ser os aniversários dos vossos filhos?

Com muitos convidados! 🙂 Sobretudo com coleguinhas de escola. Costumamos fazer com a ajuda do Camaleão/Cangulula. O Parque do Museu do Traje é um sitio fantástico. Este ano, para variar, fizemos no parque perto de nossa casa.

Que tipos de férias preferem, e quais são os vossos destinos preferidos?

Vamos assiduamente à Bósnia e gostamos de visitar algumas das nossas cidades preferidas na Europa. Em Portugal, gostamos bastante da Costa Vicentina (o Marcos e as crianças gostam muito de praia). Na Europa, Londres, Madrid e Amesterdão são os nossos preferidos.

 

Acham fácil conciliar a vossa vida profissional e social com o facto de serem pais?

Às vezes é complicado porque há períodos mais exigentes profissionalmente, mas com um bom planeamento, há sempre tempo para os pequenos. Felizmente temos um círculo de amigos que, se for preciso, sempre estão dispostos a ajudar.

 

Podem contar algum episódio engraçado que se tenha passado com os vossos filhos?

Todos os dias temos situações engraçadas, rimos muito em conjunto e a lista é muito grande… um clássico do André foi no Monte Selvagem. Na visita guiada ao parque, de atrelado, no tractor, o Sr. Condutor ia falando sobre alguns animais do parque a, a certa altura, começou a mostrar vários ovos de pássaros, alguns até habitavam o parque, e ia perguntando se as pessoas sabiam de que pássaro seria o ovo que ia mostrando. Até que chegou a um muito estranho, grande e escuro, e o André logo se levantou e gritou ‘Eu sei!! Eu sei!!’. Nós ficamos bastante surpreendidos com aquela vontade dele de responder e ansiávamos pela resposta… e o André: ‘É do patinho feio!!’ E todos começaram a rir 😀