Família > Lifestyle > Famílias Inspiradoras

A família Histórias Contadas

família Histórias Contadas

Nós conhecemos a família Histórias Contadas desde sempre. Como nós, a Marta e o Nuno criaram um negócio em família, e embora o negócio tenha acabado daí nasceu o blog, que ganhou vida própria e dá gosto ver crescer.

Além de nos trazer histórias inspiradoras, dar cor à vida com sugestões de espaços, marcas e projectos giros e escolhidos a dedo, a Marta traz-nos dicas de empreendorismo. Super valiosas, porque a experiência ensina imenso. Fiquem atentos. 

Gostamos muito da Marta, do Nuno, do Gonçalo e da Mariana e foi com imenso gosto que os convidamos para o nosso cantinho das famílias felizes.

 

Sobre a vida em família

familia marta e nunoQue tipo de brincadeiras os vossos filhos gostam mais de fazer em casa? Gostam de livros, filmes? Quais são os preferidos?

O Gonçalo entretém-se muito a fazer construções em Lego. Sabes aqueles legos pequeninos? Com eles constrói carros, aviões e todos os super-heróis que cabem na sua imaginação. No último mês descobriu a leitura e tem passado longos momentos entretido a ler o seu primeiro livro.   

A Mariana adora desenhar, pintar e dedicar-se a todos os trabalhos manuais. Sempre gostou mais de peluches do que de nenucos, mas agora começa a descobrir os encantos das bonecas.

Apesar de evitarmos as consolas, no Natal oferecemos-lhes uma wii, que virou o seu programa favorito dentro de casa.

  

familia Marta e NunoCostumam cozinhar em casa ou gostam mais de comer fora de casa? As crianças também vão para a cozinha? Onde se inspiram?

Sim, costumamos fazer as refeições em casa. Habituámo-los desde cedo a fazer as refeições connosco, mas ainda é um desafio mantê-los muito tempo sentados à mesa. Por isso, atrevo-me a dizer que preferem comer em casa ou na casa dos avós.

Geralmente quem cozinha é o Nuno e é ele quem gere a ementa diária.

A meu cargo ficam as sopas e as sobremesas nos dias de festa.

Os miúdos gostam de nos ajudar, principalmente quando o jantar é pizza “feita por eles” ou quando estou a preparar alguma sobremesa de chocolate. Eles adoram rapar a tijela! 😉 

 

Que tipo de actividades e lugares gostam mais para fazerem programas em família?

Nós gostamos de passear. Levar os miúdos a conhecer sítios novos. Pedaços do nosso país.

Quando o tempo ajuda, fazemos desporto em família. Bicicleta, patins ou skate, tudo serve!

Quando está a chover, preferimos ir ao cinema ou fazer outro tipo de programas “indoor”.

Para além disso, durante o período lectivo a agenda fica muitas vezes tomada pelas festas dos amiguinhos. 

 

Que tipos de férias preferem, e quais são os vossos destinos preferidos em família?

familia marta e nuno

Nós gostamos de praia 🙂

E no Verão vamos 10 a 15 dias de férias para o Algarve.

Durante o resto do ano tentamos fazer um ou outro programa “Vá para fora cá dentro” noutras zonas do país. Nas férias do Natal, por exemplo, estivemos 3 dias em Guimarães.

Para além disso, daqui a 2 ou 3 anos queremos levá-los à EuroDisney. Está prometido! 

 

Que dicas têm para famílias felizes?

Mimem-se e respeitem-se! Envolvam as crianças nas vossas atividades e envolvam-se também nas delas. Façam dos momentos banais, momentos especiais.

 familia marta e nuno

Sobre o empreendorismo e a Home Glam

Como nós, vocês começaram um projecto de empreendedorismo em família.  O que pesou nesta decisão?

Há já algum tempo que eu e o Nuno falávamos em desenvolver um projecto profissional conjunto. E o conceito da Home Glam agradou-nos por conciliar os gostos de ambos. No meu caso, a decoração e, no caso do Nuno, o turismo.

 

Como foi a “viagem”, quais os desafios?

O principal desafio para a família (e particularmente com filhos tão pequenos) foi continuarmos a dedicar-lhes todo o tempo que gostaríamos. 

Por questões financeiras optámos por não abandonar os nossos empregos. E, claro, isso exigiu um esforço adicional de todos nós.

Do ponto de vista do casal, o grande desafio foi conhecermo-nos profissionalmente e aprender a trabalhar juntos.

 

50 regras de ouro - dinheiro vivoO que diriam a uma família que queira fazer o mesmo?

Sigam os vossos sonhos, mas com consciência das dificuldades inerentes a qualquer novo projecto.

No ano passado escrevi um post sobre as minhas regras de ouro do empreendedorismo. Acho que resume bem as aprendizagens que fui adquirindo e que podem ser úteis a todos aqueles que estão a pensar empreender: Empreendedorismo – as minhas regras de ouro

Desde que anunciei o encerramento da Home Glam várias pessoas me pediram para partilhar os ensinamentos que retirei deste projeto.

Alguns apresentei nas minhas regras de ouro e continuam a aplicar-se.

Mas há muitos mais… por isso, resolvi preparar um conjunto de posts sobre o tema. E, nada melhor do que começar com dicas para evitar gastar dinheiro cedo demais e ferramentas grátis! 

 

Depois da Home Glam, quais são os próximos projetos da família?

Como sabem, encerrámos a Home Glam no final do ano passado. E, para já, queremos curtir-nos uns aos outros! 🙂

De qualquer forma, herdei o antigo blogue da Home Glam, o Histórias Contadas, o que me está a dar muito gozo e algum trabalho.

Mas, o bichinho do empreendedorismo continua por cá. Só ainda não descobri para onde é que me vai levar a seguir!

 

Nós ficamos à espera, será certamente um projeto inspirador. E entretanto, se o bichinho do emprendorismo atacar mais famílias Pumpkin, aproveitem bem as dicas da Marta!

 

Créditos das imagens: Marta e Nuno Marques excepto “50 Regras de Ouro da Gestão” de Dinheiro Vivo (o testemunho da Marta é o nº 39)