Família > Lifestyle > Decoração

Guia rápido para bons estudos: decorar o espaço de estudo à medida de cada criança

espaço de estudo

Dicas para preparar um espaço de estudo adequado à personalidade única das abobrinhas.

Já pensou na melhor forma de decorar o espaço de estudo dos seus filhos neste regresso às aulas? É como diz o outro: cada cabeça, sua sentença. E não há nada de errado nessa ideia, bem pelo contrário: é natural, louvável e desejável que nos mantenhamos fiéis à nossa individualidade.

Como em tudo na vida, cada pessoa tem a sua forma de estudar. Há quem prefira locais sossegados, mesas limpas e silêncio total, quem não dispense os headphones com a música alta, quem não se importe de estudar com companhia, e quem só se sinta bem sentado na cama, de pernas cruzadas, enquanto tenta resolver todos os problemas de Matemática. Alguns de nós precisam até de petiscar para se concentrarem nos estudos. Uma coisa é certa: todos precisamos de pausas frequentes para não desligarmos o cérebro.

O estudo é essencial para atingir bons resultados, tal como o conforto.

A primeira coisa que tem que fazer é analisar as preferências da criança e aceitar que o espaço de estudo deve ser adequado à sua forma de estudar e não àquela que como encarregado de educação gostaria que ela seguisse. Nunca se esqueça de que o seu filho não tem que ser igual a si ou seguir as correntes educacionais em voga para ser produtivo.

Bons estudos… à sua maneira

O seu filho é mais tranquilo, “convencional” e gosta de estudar sozinho?

1. Se o seu filho precisa de se sentar frente a uma secretária para se concentrar, escolha uma secretária do tamanho certo, de preferência que cresça com ele. Pense também em adquirir uma cadeira mais formal, porque as “rodinhas” podem incomodar alguém cuja aprendizagem depende muito da concentração absoluta.

2. O espaço de trabalho isolado pede uma iluminação forte, para uma atenção permanente. Um candeeiro de secretária, cujo foco direcionável ajuda a apontar para os livros e cadernos, é uma boa opção. Pode ser interessante criar o local de estudo numa zona próxima a uma janela, pois durante o dia será aqui que a criança conseguirá estudar com a maior quantidade de luz natural possível.

3. Minicómodas e caixas de diferentes tamanhos mantêm os materiais pequenos arrumados, e também ajudam na decoração. Garanta que a criança tem “à mão de semear” tudo aquilo de que necessita para estudar.

O seu filho é mais descontraído e prefere um ambiente “confortável” para estudar?

1. O seu filho concentra-se melhor sentado numa cadeira suave (que gire!), num sofá ou deitado no chão. Em termos gerais, gosta mais de um ambiente confortável. Não tenha medo de quebrar “paradigmas” e aposte num escritório mais relaxado. Se os resultadoscompensarem, é investimento ganho.

2. Crianças mais agitadas precisam de ainda mais pausas para desconectar. É uma ideia arrojada mas divertida e eficaz: instale um baloiço na área de estudos do seu filho. O mais provável é que aconteça um 2 em 1 e o encontre a recitar a matéria enquanto se balança. A ausência de rigidez educacional leva a que a criança sinta menos pressão e faça uma melhor absorção dos conteúdos.

3. Aposte numa luz suave – suficiente para ler mas muito longe dos candeeiros com luz fluorescente. Escolha superfícies e têxteis em cores vivas para criar o toque certo de conforto.

Conselhos universais

1. Nem frio nem quente. Qualquer que seja a estação do ano, certifique-se de que a divisão está à temperatura ambiente.

2. Ofereça sempre à criança uma peça de fruta ou algumas bolachas para que possa ir petiscando enquanto estuda.

3. A música é opcional; à partida, crianças mais tranquilas abdicam dos headphones. As mais agitadas, podem gostar de ler enquanto batem o pé.

4. Em caso de dúvida, pergunte à criança quais as suas preferências. Melhor do que ninguém, elas saberão qual o método com o qual se sentem mais capazes e focados no estudo.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *