Família > Crescer > Pais em crescimento

“Toda a criança é um artista”: sugestões úteis para organizar desenhos e pinturas

“TODA A CRIANÇA É UM ARTISTA”: SUGESTÕES ÚTEIS PARA ORGANIZAR DESENHOS E PINTURAS

O que fazer com tantos trabalhos? Neste texto partilho dicas úteis para dar conta do amontoado de obras de arte que se guarda em casa.

“A criança incorpora suas manifestação expressiva: canta ao desenhar, pinta o corpo ao representar, dança enquanto ouve histórias, representa enquanto fala”. (DERDYK, 2003)

As crianças adoram desenhar e pintar. Através do desenho expressam o que sentem  e comunicam o que pensam. Registam o seu mundo e o que nele existe. Retratam momentos vividos, boas e más experiências. Revelam facilmente o que gostam e de quem gostam. Mas o que fazer com a quantidade de obras de arte que se acumula? A Conceição Pereira do blog Amor d’Educação partilha algumas dicas.


Qualquer pai e mãe adora os desenhos que os filhos fazem. Guardo cada desenho como uma pedra preciosa. Sei que revelam muito do que os meus filhos são e sentem. Termos essa consciência é valorizar a sua essência num preciso intervalo de espaço e tempo (aquele momento).

Adoro ver as pastas de fim de ano com os meus filhos. Juntos recordamos o que fizeram, o que gostam mais e o que não correu tão bem. São ótimos momentos de partilha e confesso, também de alguma emoção.

Algumas mães perguntam-me o que fazer com tantos trabalhos…

Sei que nem sempre é fácil guardar todos os trabalhos em casa. Também isso não é o desejável. Pessoalmente, acho importante guardar os trabalhos mais significativos no decurso dos anos e criar um álbum de memórias, onde pode ainda juntar fotografias, imagens,  diplomas que ajudam a retratar momentos importantes. Sugiro que esta seleção seja feita com a criança, ajustando sempre as tarefas à sua idade. Esta participação envolve a criança e permite a integração de acontecimentos e vivência do contexto escolar para a vida familiar. Outra opção será utilizar algumas das obras de arte do seu filho para montar uma galeria numa parede de casa. Também pode misturar  desenhos ou pinturas dos pais quando eram pequenos. Existem ideias originais e muitos materiais que  conjugados, dão uma nova cor à vida!

Prontos para experimentar? Fico aguardar o vosso feedback, principalmente com a reação das crianças!

Dúvidas e partilhas →  [email protected]gmail.com

⇒ Segue-nos no facebook e Instagram @amor.d3ducacao

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *