Família > Crescer > Pais em crescimento

O Outono pede uma diminuição de ritmo

Slow living

Viver Devagar ou slow living é um dos movimentos mais falados dos últimos tempos.

Cláudia Gonçalves Ganhão é autora do Blog Sunny November e Responsável do Projecto MÃES.pt e faz-nos uma proposta tentadora: a de abrandar.

 A maioria dos adultos de hoje vivem assoberbados em tarefas, sentem que o tempo lhe escapa por entre os dedos. Chegámos ao Outono, a estação do recolhimento, dos recomeços, que nos pede que vivamos mais devagar,  mas o que é isso de viver devagar?

Esta é a minha prespectiva de como podemos diminuir o ritmo, sermos mais conscientes, viver mais devagar e ser mais felizes! Vamos então?

Dar tempo ao tempo. Saborear o momento. Viver o agora. Estar presente, sem pressas, sem horários. Desfrutar de tudo o que a vida nos proporciona. Ter espaço na agenda para não fazer nada. Reconectar-se com a natureza. Reutilizar, reciclar, reaproveitar. Reduzir o desperdício. Viver com menos. Refrear o consumo. Comer mais saudável e alimentos que a terra nos dá. Brincar mais ao ar livre. Consumir mais produtos dos produtores locais. Andar mais a pé ou de transportes públicos. Ler mais.

Fazer com que os dias não voem mas que fluam. Fazer e estar com quem nos faz feliz.

Não se importar com os padrões económicos/ sucesso enraizados na nossa sociedade. Ser mais solidário.

Fazer voluntariado.  Envolver-se mais com a comunidade. Destralhar a casa, a vida. Cuidar-se mais. Deixar ir o que nos faz mal. Cozinhar mais em casa. Passar mais tempo em família. Minimizar.Descomplicar.

E por aí já se renderam ao novo movimento?

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.