A Pirâmide das Necessidades de Maslow é a receita-chave para o desenvolvimento pleno da criança.
Já ouviram alguma coisa sobre esta receita? Não, não tem nada a haver com o Egipto, isso promete-nos Beatriz Pereira, do blog Mais q’ Especial. É uma receita ideal para qualquer época do ano que TODOS podem e devem provar (e o seu segredo está na sequência com que se acrescenta cada ingrediente).
A Pirâmide das Necessidades de Maslow é a receita-chave para o desenvolvimento pleno da criança.
Passemos à receita de Maslow:
- Aplique na base do recipiente a garantia das necessidades básicas desde alimentação, cuidados de higiene e descanso;
- Acrescente uma pitada de segurança para relembrar a criança de que não tem de sentir medo ou receio do mundo que a rodeia;
- Junte milhentas colheres de amor e de sentimento de pertença, para que a criança se sinta amada e essencial para a sua família, escola e grupo de amigos estarem completas;
- Uma pitada de confiança e liberdade colocada no recipiente para que a criança desenvolva a sua auto-estima e auto-confiança;
- Por fim, uma caneca de asas para a sua imaginação, para explorar e conhecer o mundo que a rodeia, para que se sinta auto-realizada.
Bata tudo junto, sem esquecer a sequência de cada ingrediente e puff….DESENVOLVIMENTO PLENO ao ritmo da própria criança!
Em forma de receita, foi mais simples perceber Maslow e a sua Pirâmide das Necessidades?
Resumindo, Maslow defende que as necessidades básicas asseguradas (alimentação, higiene e descanso) e um ambiente seguro são duas bases essenciais no desenvolvimento da criança. A estas duas necessidades, segue-se a importância do amor e do sentimento de pertença por parte de quem a rodeia. Segue-se o voto de confiança e liberdade por parte dos pais ou professores que a ajudam a desenvolver a sua auto-estima e auto-confiança, dotando-a de uma motivação para explorar, dar asas à criatividade e conhecer o mundo que a rodeia a que corresponde o sentimento de auto-realização.
Estas necessidades aplicam-se a todas as crianças. Tenham ou não necessidades especiais. Fora as necessidades especiais, toda e qualquer criança necessita de cuidados, segurança, amor, confiança, auto-estima e de explorar e conhecer o mundo, sentindo-se concretizada…só assim se poderá potenciar o seu desenvolvimento, seja a que ritmo for!
Nunca se esqueçam, todos somos seres únicos mas as necessidades essenciais ao nosso desenvolvimento são transversais a todos nós, independentemente da nossa cor de pele, da nossa idade, género, tenhamos nós ou não necessidades especiais.
Espero que tenham anotado a receita! É uma receita deliciosa…os mais pequeninos adoram.
Este artigo foi útil para si?