O Primeiro Dia do Pai: mensagens para os recém-papás - Pumpkin.pt

O Primeiro Dia do Pai: mensagens para os recém-papás

primeiro dia do pai

Especial, emocionante, inesquecível: assim é o primeiro Dia do Pai. Temos reflexões, mensagens e recomendações para que o celebrem com muito amor.

É, à falta de melhor palavra, precioso: independente de ser o septuagésimo, o quinto ou o primeiro Dia do Pai, o dia 19 de março é daqueles que despertam emoções em toda a gente.

Em quem recorda, com saudade, as memórias de um amor que já não está suficientemente perto.

Em quem tem a sorte de poder celebrá-lo junto dos que ama, com toda a liberdade para criar essas memórias tão especiais.

Em quem não a tem, e sente essa falta pesar mais neste dia.

E, de uma forma muito particular, em quem experimenta pela primeira vez essa metamorfose do significado deste dia. Quando, para além de ser o dia do nosso pai, passa a ser também o nosso próprio dia, e tudo muda.

Então qual é, afinal, o primeiro Dia do Pai?

A magia deste dia está precisamente nessa pluralidade: existem vários primeiros.

Nasces sem o compreender, até chegar o dia em que sabes, de cor e salteado, que é a tua missão celebrar o Dia do Pai, das mais diversas formas: dar-lhe muitos mimos, fazer-lhe uma festa, partir juntos numa aventura especial ou oferecer-lhe trabalhos manuais sarapintados com carinho.

Anos mais tarde, dás por ti do outro lado da cortina.

Com o teu bebé a preparar-se para sair ao mundo e explorá-lo contigo, percebes que este é agora o teu dia, e que a missão que te espera é maior do que alguma vez pensaste.

Vês-te nos sapatos da tua própria figura paterna, a tua perspetiva dá um salto quântico e visualizas, num misto de entusiasmo e aflição, as infindáveis possibilidades.

Nasces, enquanto pai.

Mão Papa e Bebé no Primeiro dia do Pai

Agora, és tu quem começa a celebrar este dia junto do teu rebento, mesmo que ele ainda não o compreenda.

És tu que, eventualmente, distraído com os afazeres do dia-a-dia, dás por ti a receber abraços fortes e a colar no frigorífico trabalhos manuais pintados com carinho:”Feliz Dia do Pai!”

És tu quem cuida. Quem quer fazer melhor, mesmo que os teus próprios pais só te tenham feito bem. Sentes um peso que é maior que o mundo, mas tão leve quanto o minúsculo par de mãozinhas do teu bebé: o de cuidar, proteger, nutrir e ver florescer esta nova vida.

É esta primeira celebração que marca o começo daquela que será, provavelmente a melhor aventura da tua vida. Não é incrível?

É claro que nem todas as histórias são assim, que nem todos os pais estão presentes, que muitos são do coração, e não de sangue, e que alguns não têm a sorte de ver os filhos crescer.

Mas não será, também, por isso, que este dia merece ser celebrado com todo o amor? Para homenagear as figuras paternas (pais, avôs, padrinhos, mães e não só!) que, incansáveis, dão o melhor de si todos os dias?

Acreditamos que sim. Por isso, aproveitemos ao máximo aqueles que amamos, neste e em todos os dias do ano.

Curiosidade: O primeiríssimo Dia do Pai foi celebrado há mais de 500 anos. Em 1508, na Europa, a celebração da figura paterna fazia-se no dia 19 de março, Dia de S. José.

A magia de cuidar: Mensagens para os papás de primeira viagem

É certo que cada um vive uma experiência única. Mas haverá sempre sentimentos, alegrias e angústias comuns a quem vê o coração sair do peito quando põe um filho no mundo.

Reunimos algumas palavras paternas que decerto vão ser fonte de inspiração e reflexão. Para ler e partilhar.

“Vale a pena…”

José Luís Peixoto primeiro dia do pai
O escritor José Luís Peixoto com os filhos, André e João.

Segurar a pequena mão dele, sentir os seus dedos pequenos a agarrarem a minha mão é uma justificação óbvia para tudo, para a vida.

Vale a pena nascer, crescer, vale a pena a adolescência inteira, todos os sacrifícios, vale a pena a responsabilidade, vale a pena sair pelo desconhecido e estar preparado para o impossível, vale a pena ler obras completas, passar dias fechado apenas a ler, vale a pena comer sopa, aprender a fazer sopa, vale a pena lavar loiça para ter a oportunidade de segurar-lhe a mão.

José Luís Peixoto, Abraço

“Pais, é tempo de…”

primeiro dia do pai dan pearce
O autor Dan Pearce com a filha.

Pais. É tempo de mostrar aos nossos filhos como tratar corretamente uma mulher. Está na altura de mostrar às nossas filhas como é que uma rapariga deve esperar ser tratada. É tempo de mostrar perdão e compaixão. É tempo de mostrar empatia aos nossos filhos.

É tempo de quebrar as normas sociais e ensinar um modo de vida mais saudável! Está na altura de ensinar bons papéis de género e de abandonar os desnecessários. É realmente importante se o seu filho gosta da cor-de-rosa? Vai fazer mal a alguém?

Não vêem os danos que causa dizer a um rapaz que há algo de errado com ele por gostar de uma determinada cor? Não vemos os danos que causamos ao rotular as nossas raparigas de “maria rapaz” ou os nossos rapazes de “femininos” só porque têm os seus próprios gostos e opiniões sobre as coisas? Coisas que, na verdade, não têm importância?

Dan Pearce, Single Dad Laughing: The Best of Year One

Outras ideias para celebrar e fazer juntos no Dia do Pai:

Ideias para celebrar o primeiro Dia do Pai

Temos muitas sugestões para eternizarem este dia especial com momentos só vossos.

Se estão à procura do presente ideal, onde caiba todo o amor pelo papá, espreitem as nossas ideias de Prendas Para o Dia do Pai, com opções para todos os gostos, como estas T-Shirts do Dia do Pai originais e giríssimas!

T-shirt de Dia do Pai

T-Shirts de Dia do Pai: a melhor prenda

O Dia do Pai é um dia muito especial e naturalmente procuramos a prenda ideal para o melhor pai do mundo – o nosso! T-shirts de dia do Pai com mensagens personalizadas e carinhosas é sempre uma prenda vencedora. Veja as nossas sugestões!

E que tal fazer uma atividade especial neste dia? Existem opções muito giras pelo país fora que os papás podem fazer com as mini abobrinhas! Concertos, peças de teatro, atividades sensoriais… haverá algo melhor do que descobrir o mundo juntos? Ora espreitem algumas sugestões em Lisboa, como os  concertos para bebés do Oceanário ou os concertos para bebés de Paulo Lameiro que podem ver em várias salas pelo país:

oceanário concerto para bebés

Concerto para Bebés no Oceanário de Lisboa

O Concerto para Bebés no Oceanário de Lisboa, vencedor dos Pumpkin Awards 2023, é um momento único e especial, que se realiza todos os sábados e ao 3.º e último domingo do mês às 9h00, para crianças até aos 3 anos.

E pelo Norte:

Música com bebés e papás

O Indy e a sua trupe cantam e encantam com a música para bebés e papás: a música e as histórias proporcionam momentos inesquecíveis.

Para mais dicas, deem um saltinho à secção de atividades para papás, grávidas e bebés na nossa agenda! Está sempre atualizada com os eventos mais giros.

E desse lado, que histórias nos podem contar sobre o primeiro Dia do Pai? Queremos muito conhecê-las: deixem um comentário abaixo!

Dia do Pai 2024: tudo para mimar o pai neste dia!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<