Power Rangers reais: os pais de crianças com necessidades especiais - Pumpkin.pt

Power Rangers reais: os pais de crianças com necessidades especiais

super heróis

Os pais de crianças com necessidades especiais são autênticos heróis.

Os pais de crianças com necessidades especiais precisam de encetar ainda mais esforços diários nesta já de si tão difícil e recompensadora tarefa de educar e orientar uma criança no mundo. A Beatriz Pereira do blog Mais q’ Especial conta-nos porquê que estes pais são os seus heróis. 

Em miúda os meus heróis preferidos eram os Power Rangers. Já crescidinha descobrir que eles existem de verdade: são os pais de crianças com necessidades especiais!!

Todos os dias aprendo, cresço, deparo-me com desafios e dou por mim a deparar-me com novos papéis. No entanto, há um papel que sei que jamais (até então) conseguirei saber como é desempenhá-lo ou sequer descrever na perfeição, o papel de pai/mãe de uma criança com necessidades especiais. É bem mais fácil imaginar-me como um membro dos Power Rangers, acreditem!

Não tem nada a haver com “pena” mas sim com admiração pela forma como muitos levam a sua vida em frente. Conscientes de que terão batalhas para travar mas igualmente conscientes de que não irão redimir-se aos desafios ou obstáculos, aos olhares e à maldade que existe. (Tal como os Power Rangers, só que no mundo real!)

Verdadeiramente, podemos todos supor ou imaginar mas nunca sentiremos na pele a alegria – porque também as têm! – preocupação, angústia ou ânsia com que vivem estes pais. Não são pais diferentes dos outros, mas são pais com desafios bem mais diferentes e em que as emoções boas ou menos boas – que os pais de crianças ditas “normais” também vivem – são vividas com outra intensidade.

Podemos escutar, compreender, apoiar mas não poderemos dizer que sabemos como é ser pai ou mãe de uma criança com necessidades especiais até um dia o sermos.

Podemos sim reconhecer o seu valor, a sua luta, as suas quebras, a sua garra e a necessidade que sentem em poder contar com alguém de verdade (como os Power Rangers contavam uns com os outros!!)!

Como são estes heróis?

Podemos reconhecer que são pessoas que, se o permitirem, abraçam mais a vida com o coração do que qualquer outra pessoa. São certamente pessoas que, quando dedicadas, se dedicam de corpo e alma sem esperar nada em retorno, porque sabem que o importante não é receber, mas sim dar. São pessoas que já são resilientes por si ou aprendem a sê-lo, lidando diariamente com situações desafiantes, desilusões, batalhas com entidades, escolas, decretos-lei, instituições, pessoas que não têm a capacidade de se colocar no lugar deles ou das suas crianças…mas voltam sempre a reerguer-se, nunca desistindo. Têm um sorriso enorme que, muitas das vezes, é apenas para os filhos e fruto dos filhos, pela pérola que estes são para eles.

Podemos também reconhecer que são pais cujo o cansaço, o medo, o sentimento de injustiça, a solidão e também a raiva estão presentes em muitos dos seus momentos, de uma forma mais apurada que outros pais. Porque antes de serem pais são pessoas com sentimentos, sonhos, aspirações e que tinham imaginado certamente outro caminho, outras lutas, outras alegrias até. São pessoas cujo a vida, por um lado ou por outro, lhes trocou as voltas e lhes apresentou um desafio que nem todos sentem que conseguirão superar.

A verdade, como já me partilharam, é que depois de chorar o que têm a chorar, unir-se aos que mais amam, aceitar o desafio como ele é e não olhar para trás excepto para ver o caminho feito até ali, muitos começam a aprender a ser pai/mãe destas crianças tão especiais!

A todos os Power Rangers do mundo real, Obrigada pelo exemplo!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<