Apenas 36% dos jovens entre os 18 e 35 anos pensam que a maioria das pessoas pode ser confiável.
Embora vivamos num momento em que a tecnologia permite a ligação entre todo o mundo, segundo o estudo da momondo, The Value of Traveling, apenas 36% das pessoas mais jovens (18 a 35 anos) pensam que a maioria das pessoas pode ser confiável, em comparação com 40% para pessoas dos 36 aos 55 anos e 50% dos 56 aos 65 anos de idade.
Apesar destas descobertas, os resultados da pesquisa também destacam o poder positivo da viagem, pois 61% dos entrevistados acreditam que se as pessoas viajassem mais haveria menos intolerância no mundo.
“Dear Mom and Dad” baseia-se na visão da momondo em quebrar as fronteiras entre as pessoas de forma a abrir o mundo. As crianças são o futuro e, por isso, de modo a ajudar a próxima geração a ter uma mente mais aberta, a momondo patrocinou um campo internacional da CISV, onde crianças do mundo inteiro se juntaram em São Paulo para formar amizades que rompem fronteiras.
De acordo com Rachel Kuck, Candidato a Ph.D na Escola de Educação da Universidade de Michigan e membro do Comitê de Programas Educacionais da CISV International, pode ser mais fácil combater o preconceito em crianças do que em adultos: “De certa forma, é mais fácil para as crianças combater o preconceito porque, muitas vezes não têm as experiências de vida que originaram os pressupostos negativos sobre outros grupos de pessoas que um adulto pode ter”.
A momondo desafiou estas crianças a partilharem os seus sentimentos num postal, dirigido aos seus pais, no início do acampamento e, novamente, duas semanas depois, sobre a mudança na forma como vêem os outros à medida que os dias passavam. As palavras das crianças nesses postais resultaram numa curta-metragem que captura o desenvolvimento positivo pelo qual passaram.
De acordo com declarações de Fábio Pereira, Country Manager da momondo, “o estudo The Value of Traveling mostrou que 70% das pessoas acreditam que a tolerância e o respeito pelos outros são as qualidades mais importantes que as crianças podem aprender em casa. É muito encorajador ouvir, em primeira mão, pelas crianças do acampamento do CISV, como a experiência de conhecer e passar tempo com outras crianças de todo o mundo abriu as suas mentes e lhes deu uma melhor compreensão das outras nacionalidades e culturas”.
Para ajudar a espalhar a mensagem além do acampamento, a momondo criou também duas atividades educacionais paralelas – disponíveis em inglês -, projetadas para ajudar as crianças a entender a importância da tolerância e respeito mútuos. As atividades, “Igualmente Diferente” e “O Nosso Mundo Colorido”, ensinam como é fácil aplicar (e remover) rótulos e estereótipos. Estas incluem folhas de atividades, guias de ensino e curtas-metragens complementares que ilustram a importância de ter uma mente aberta.
As escolas portuguesas também podem participar na Open Minds Competion, uma aventura para toda a turma que vale mais de 10.000€ numa viagem!
Este artigo foi útil para si?