10 pontos essenciais para ser uma boa mãe - pela Magda Dias do blog Mum's the boss

Como ser uma boa mãe: tudo aquilo que eu sei em 10 pontos fundamentais

como ser uma boa mãe

É muito comum lidar com a culpa: será que estou a ser uma boa mãe?

A querida Magda do Mum’s the Boss, especialista em Parentalidade Positiva, explica-nos a sua fórmula para responder à pergunta de milhões: como ser uma boa mãe?


“Perguntaram-me “o que é preciso saber para aprender a ser uma melhor Mãe?

Esta foi a resposta que eu escrevi:

Não há mães perfeitas… há boas mães, não é? Ser mãe é aprender todos os dias. Mães são pessoas que se questionam constantemente, que dão o melhor de si em tudo o que fazem e que, acima de tudo são humanas. E se hoje não der certo, não faz mal. Amanhã emendo a mão e faço melhor!

Eu não sei dicas, truques ou magias para se ser melhor mãe. Ainda assim, deixo-te uma lista abaixo daquilo que eu sei que é fundamental para mim. Pode ser que para ti também seja.

1. Sê feliz tu! Primeiro estás tu! Não é egoísmo! Mas se tu estás bem e em equilíbrio, consegues dar mais de ti.

2. Dorme! Alimenta-te bem. Faz algum tipo de exercício ou tem um passatempo (ler, ouvir música, etc).

3. Tem tempo para ti, sozinha. É contigo que vais passar o resto da tua vida. É importante que te dês bem contigo.

4. Tem tempo para o teu casamento/relação amorosa – daqui a 18 anos, quando o teu filho for fazer a vida dele, não queiras  ficar a olhar para o pai dele e a pensar ‘quem é este gajo?’ Namorem! Faz bem e é bom!

5. Muitas vezes aquele comportamento do teu filho é uma fase. E as fases passam. Aceita aquele conselho que todos te dizem ‘Aproveita! Passa rápido! Quando deres por ela, já saíram de casa!’ É difícil mas lembra-te que o tempo não volta para trás.

6. Se é justo e necessário o que vais fazer/pedir então sê firme! Os miúdos precisam dessa firmeza.

7. Ama incondicionalmente. Amar incondicionalmente é amar inteiramente. Não há lugares a ‘Eu não gosto nada de ti quando fazes isto’. Isso chama-se amor condicional. É o inverso.

8. Se não estás a aguentar, também tens o direito de dizer ‘Basta! Já não aguento! Eu não permito isto’ É o teu limite. És humana! És gente!

9. Aprecia a beleza das coisas à tua volta. Já mostraste ao teu filho como uma joaninha é mesmo vermelha? Deixa-te encantar! Imprime no teu corpo, nas tuas memórias e em todos os teus sentidos esses momentos maravilhosos que tu, ele e o teu núcleo duram criam!

10. Não leves a vida tão a sério. Descomplica! Desencuca! Aprende! Vive! Faz e acontece às coisas! Sorri, dizem que é um bom remédio. No final, morremos todos! Queres gastar tempo com porcarias? Mesmo?”

Gostaram? Para lerem mais do que a Magda escreve façam like na sua página de Facebook

O que é ser mãe, afinal?

ser mãe é natural

Ser mãe é natural…

Na Pumpkin, somos três as mães completamente apaixonadas pelas suas abobrinhas, e juntamos a nossa voz a esta reflexão sobre a maternidade, onde não existe espaço para a perfeição. 

Mais mimos para o Dia da Mãe 2024, que podem também interessar-vos:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<