Síndrome de Asperger: o que é, quais os sintomas e tratamentos

Síndrome de Asperger: o que é, quais os sintomas e tratamentos

síndrome de asperger

Saibam mais sobre este distúrbio do desenvolvimento que afeta a interação social, a comunicação e o comportamento do indivíduo.

A APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger – reuniu respostas para as pergunta mais recorrentes sobre o Asperger, podendo assim ajudar a esclarecer todas as questões de pais, na sua missão de divulgar, explicar e desdramatizar esta síndrome.

O que é a Síndrome de Asperger?

A Síndrome de Asperger pode ser definida como uma disfunção neuro comportamental de base genética, incluída nas Perturbações do Espectro do Autismo como uma forma mais leve de autismo, nível 1, segundo o DSM-5.

Esta disfunção manifesta-se sobretudo por alterações e dificuldades destas pessoas na interação social, na comunicação e no comportamento.

Quais os sinais de alerta da Síndrome de Asperger?

Não obstante ser imprescindível uma consulta médica especializada ( pediatria de desenvolvimento, Neuropediatria ou pedopsiquiatria) para que seja feito o diagnóstico, existem algumas caraterísticas e sinais que podem constituir um alerta, para os quais se deve estar atento:

  • Atraso significativo na linguagem;
  • Linguagem ou comunicação, verbal ou não verbal, pobres;
  • Linguagem pedante, caraterísticas peculiares no ritmo e entoação, prosódia e ecolalias;
  • Interpretação literal dos enunciados;
  • Dificuldade no pensamento abstrato e dos conceitos;
  • Dificuldade no relacionamento social, designadamente na interação com os seus pares;
  • Dificuldades nas regras sociais;
  • Dificuldade em entender e expressar emoções;
  • Comportamentos social e emocional desajustados;
  • Jogo simbólico e atividade imaginativa pobres ou inexistentes;
  • Número limitado de interesses;
  • Obsessão por determinados temas;
  • Comportamentos repetitivos ou rotineiros;
  • Dificuldade na adaptação a alterações repentinas das rotinas;
  • Resistência à mudança;
  • Atitudes consideradas bizarras e excêntricas;
  • Atraso no desenvolvimento motor ou falta de coordenação motora;
  • Dificuldade na motricidade fina;
  • Hipersensibilidade sensorial a ruídos, cheiros, sabores, texturas, luzes, etc.;
  • Baixo nível de tolerância à frustração.

Quais as características mais comuns?

Entre as características mais comuns, que se podem verificar em crianças, jovens ou adultos, podemos destacar:

  • Dificuldade na interação social;
  • Dificuldade na comunicação verbal e não verbal;
  • Interpretação literal da linguagem;
  • Dificuldade na empatia;
  • Comportamentos rotineiros ou repetitivos;
  • Interesses limitados;
  • Peculiaridades do discurso e da linguagem;
  • Hipersensibilidade aos estímulos sensoriais;
  • Descoordenação motora.

Como diagnosticar a Síndrome de Asperger?

Perante alguns dos sinais de alerta, é aconselhável que a criança/jovem seja observada numa consulta especializada: pediatria de desenvolvimento, Neuropediatria ou pedopsiquiatria, para que possa ser feita uma avaliação global das suas características, a nível físico e psicológico.

O diagnóstico precoce é muito importante, pois poder-se-á propor uma intervenção imediata e direta sobre as áreas especificas nas quais a criança apresenta dificuldades, estabelecendo um acompanhamento adequado e os recursos necessários a que têm direito, de forma a promover ao máximo as suas potencialidades, qua não raras as vezes se revelam surpreendentes.

O diagnóstico é, ainda, importante na medida em que se forem encontradas outras perturbações do desenvolvimento associadas à Síndrome de Asperger, como por exemplo hiperatividade e défice de atenção, possibilita uma intervenção, também, a esse nível.

Existe tratamento?

Não existe cura, mas existe tratamento para a Síndrome de Asperger, enquadrada nas Perturbações do Espectro do Autismo (PEA).

No caso de co-existir outro diagnóstico, como sejam a hiperatividade ou défice de atenção, poderá haver necessidade de medicação.

O que deve acontecer é uma intervenção precoce, o mais cedo possível, tendo em conta os sinais de alerta que se detetem na criança. Desta forma ela poderá ser acompanhada e ajudada a contornar determinadas características e muitas vezes ultrapassá-las.

Quando a intervenção é tardia, por vezes torna-se difícil superá-las, resultando daí a inflexibilidade característica de pessoas com Síndrome de Asperger, nomeadamente no campo das competências sociais.

Intervir o mais cedo possível, tentar um programa de intervenção o mais objetivo e direcionado para a criança em questão é sem dúvida o melhor tratamento.

Importante também é ter presente que cada criança é única e individualizada e que não existe um “pacote” de soluções, devendo a intervenção ser personalizada e adaptada a cada criança.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<