3 ideias para passar tempo de qualidade com as crianças - Pumpkin.pt

3 ideias para passar tempo de qualidade com as crianças

tempo família continente

Os momentos normais também podem ser momentos inesquecíveis!

Ah, as obrigações, essas vilãs, a instalar a monotonia e a impedir momentos felizes em família desde o Bing Bang. Se sentem que durante a semana têm pouco tempo para os vossos filhos, parabéns!, são iguais a 98% dos pais portugueses…

Como não gostamos de ser os mensageiros do apocalipse, trazemos, ainda assim, boas notícias: é possível quebrar a rotina e dar uma volta divertida às obrigações da vossa vida em família!

Na verdade, partilhar momentos felizes com as abobrinhas passa por descomplicar, transformando momentos normais em momentos extraordinários!

Reunimos ideias para passar tempo de qualidade com as crianças, e, em caso de dúvida ou persistência de sintomas de felicidade e união, contactem o vosso médico ou farmacéutico.

1. Dia da Família, ou Dia Santo para os praticantes

dia da família

Esqueçam os telemóveis, a roupa na tulha e os TPC. Digam às regras e às normas que convém abandonar porque têm uma consulta às cinco e meia. Escolham um dia da semana e respeitem-no com fervor: é que com o Dia da Família chegam também os abraços, as gargalhadas e o direito a partilhar momentos inesquecíveis em família.

Os miúdos têm que se deitar cedo? Meia hora de sono a menos nunca matou ninguém senão Morfeu. Não podem ver um filme ou ler um livro com eles porque têm que preparar o jantar? Antes era o Liedson, mas agora uma lasanha pré-feita no forno resolve o problema.

Se preferirem cozinhar (afinal, entre famílias e tradição não se mete o colherão!), incluam as crianças na preparação da comida. Estarão, na verdade, a criar um momento de tudo ao molho e fé em Deus na cozinha, que vai estimular o trabalho de equipa, a comunicação familiar e a criatividade de todos.

E várias mãos atrapalham – quer dizer, lavam! – melhor a louça também, não é?

Definam as vossas próprias rotinas dentro de um dia que se quer de quebra. Comam no sofá e não à mesa, abram alas para o Noddy e para a pizza, escolham outro programa divertido que vos agrade. Durante algumas horas, o importante é que exista o compromisso comum de se dedicarem a aproveitar simplesmente a companhia uns dos outros.

2. No online é que está o ganho!

no online é que está o ganho

Como pais, temos pelo menos uma obrigação a cumprir: a de garantirmos que há comida no frigorífico e papel higiénico na casa de banho. E quem nunca ficou com o rolo vazio na mão que atire a primeira pedra…

Nós lá em casa preferimos as compras online, que nos permitem ganhar tempo para para investir em momentos felizes com as crianças.

Não temos de pegar no carro para ir ao supermercado mais próximo, cumprir horários ou abdicar de tempo com os miúdos: Podem fazer a encomenda a qualquer hora, com entrega definida para o dia e hora da vossa preferência, e em muitos supermercados aceder a listas pré-definidas de compras. Para quem compra sempre as mesmas coisas, são mais uns minutos poupados!

Para as grávidas, que têm memória de Dory, e para as mães com filhos já nascidos, que nem memória têm, esta funcionalidade vai evitar dramas e culpas porque não compraram as bolachas favoritas da mini abobrinha.

Ao mesmo tempo, fazer as compras online dá-nos a oportunidade de estar com eles enquanto o serviço de entregas ao domicílio faz o mais difícil por nós: o transporte dos sacos!

Aproveitem o tempo que perderiam entre ir e vir para passar pelo parque com os miúdos, para ficar em casa com eles a ver a Patrulha Pata (uaaaau), para os ajudar com os trabalhos de casa ou para se descabelarem porque os miúdos não obedecem nem fazem nada do que lhes pedem.

O lado bom é que pelo menos vão estar entre quatro paredes e não nos corredores de um supermercado repleto de olhares de pais-julgadores-que-afinal-não-são-pais-e-por-isso-não-percebem-nada-disto“…

Tudo para facilitar a vossa vida em família… e permitir-vos viver momentos ainda mais felizes.

3. Contra o trânsito conversar, conversar

carro

Não eram as nossas avós quem dizia que as boas oportunidades nascem de momentos difíceis? A idade traz sabedoria e razão!

Se entre a escola e o futebol apanham filas intermináveis, ou se a caminho das aulas estão todos ainda cheios de sono, calados e resmungões, façam dessa rotina de frustração e stress um momento divertido. É muito melhor enfrentarem, juntos, o João Pestana, o trânsito caótico e os tempos mortos!

Aproveitem estes minutos de  preciosos em que estão na companhia uns dos outros para conversar sobre os vossos planos e expectativas para o dia, partilhar segredos ou ideias para o fim-de-semana, procurar o carro amarelo (ou lilás, se quiserem elevar a fasquia e o desafio)… e cantar em conjunto. Súbeme la radio e divirtam-se!

A rotina vai ser muito melhor assim…

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *