Família > Crescer > Desenvolvimento

Sair de casa com calma, zen e sem birras em 8 pontos fundamentais

Sair casa calma, zen sem birras 8 pontos fundamentais

A nossa amiga Magda do blog Mum’s the Boss apresenta-nos algumas dicas sobre como sair de casa em paz, com organização, os miúdos prontos para a Escola e ainda chegar adiantada ao trabalho 🙂

Estas dicas foram testadas e comprovadas pelas pessoas que fizeram sessões de coaching e formação comigo. Este é um apanhado, em forma de resumo. Espero que te seja tão útil quanto tem sido para todas as famílias que as têm usado:

1. Deitar cedo Parece elementar mas não é tão simples de acontecer quanto isso. Os miúdos, mesmo os que já são grandes, precisam de dormir e quanto mais cedo forem para a cama, melhor. Primeiro, porque o cérebro precisa de ‘fechar’ e processar toda a info. Segundo, porque também precisa de descansar. Terceiro por causa do crescimento e todas as conexões e cenas que acontecem – cenas boas – durante o sono. Finalmente, porque tu também precisas que eles se deitem para descansar ou tratar de outras coisas 🙂

2. Acordar cedo – tu Acorda antes deles. Faz uma diferença gigantesca. Estas são as vantagens que tens em acordar cedo. E estando pronta [completamente pronta a sair – com os sapatos calçados] vai acordá-los. Naquele momento só te vais focar neles. Não fazes mais nada a não ser estar com eles – é aqui que está a diferença – não os deixes por mãos alheias ou antes, não os deixes a andar à solta.

3. Prepara tudo no dia anterior Toma banho no dia anterior. Se não der, acorda ainda mais cedo. Deixa tudo, mas tudo o que possas deixar pronto. Como a mesa do pequeno almoço, mala, mochilas, sapatos, roupas [deles e minha] lanches, pasta do computador, chaves, … já pronto. Eu chego ao cúmulo, volta e meia, de preparar tudo e colocar as coisas no carro. Ah! E tenho sempre toalhetes no carro, caso repare que vão com bigodes de leite.

4. Acordar cedo – eles Sim, acorda-os mais cedo. Faz uma diferença gigantesca. Estar com eles nos miminhos, dar-lhes tempo de mandarem vir, que não querem sair da cama. Dar-lhes o gosto de ficarem mais 5 minutos na cama. Enquanto isso podes aproveitar e dar um arranjo à casa, se te apetecer. Eu tenho de fazer a cama – coisa que passou a ser obrigatória na minha vida e que, de facto, dá um boost à arrumação da minha casa.

5. Usa uma cartolina E coloca imagens e mensagens (se souberem ler) das tarefas da manhã. Assim não tem de se chatear – está lá e é o quadro que manda. Não tens de estar sempre a fazer de má da fita – manda-os consultar o quadro. É também uma excelente forma de responsabilização. Este é um passo para a emancipação e para deixar de ter de picar o ponto 2 desta lista.

6. Veste-os primeiro e só depois dê de comer Testado e aprovado! Coloca uma bata, babete ou guardanapo se tiveres receio que se sujem mas esta é a ordem que funciona. Terminaram o pequeno-almoço? Leva-os para o quarto de banho para lavarem dentes, cara, mãos, etc. Depois, tudo para a entrada de casa para calçarem os sapatos, colocarem os casacos e as mochilas às costas.

7. O que falta? Pensa alto e pensa com eles: ‘O que é que falta?’ Habitua-os a pensarem assim antes de saírem de casa. Daqui a uns tempos vais ver que te é super útil. Se precisares de fazer alguma coisa, deixa-os ficar à porta de casa, sentados em cima do tapete com as perninhas à chinês e vai fazer o que tens de fazer. Normalmente eu vou arrumar a mesa do pequeno-almoço mas, no meu caso, e com um bebé, as perninhas à chinês não funcionam. Vale-me o tabuleiro e a mecânica toda que já tenho.

8. Vira o disco e toca o mesmo, na manhã seguinte Faz isto tudo e garanto-te que sais de casa em paz e até chegas adiantada ao trabalho. Não há um único ponto que eu retiraria mas o mais importante parece-me ser, sem dúvida, o número 2. Sorry… 🙂

Quando é que isto não funciona? Quando os vais acordar de pijama!

Imprime isto e coloca num sítio visível. Partilha e depois conta-me como foi!

 

Saiba mais em Mum’s the Boss e visite ainda a Página de Facebook Mum’s the Boss.