Resoluções familiares para um ano novo muito feliz! - Pumpkin.pt

Resoluções para um ano novo muito feliz em família

resoluções familiares

Recebam 2022 de coração aberto: há tanto para viver!

Este artigo chegou-nos como um desafio que, num primeiro momento, provocou alguma reticência. Sabemos que o contexto dos últimos anos tem sido complicado. Não apenas não o negamos como o temos vivido também; uns dias com mais ânimo, outros não tanto, alguma incapacidade de adaptação à mudança brusca e repentina. Então valerá de facto a pena pensar em resoluções familiares para o novo ano?

Não queremos envergar pelo discurso da positividade tóxica, até porque reconhecemos o peso que tem, em nós e nos demais, impor uma atitude falsamente positiva e generalizar um estado otimista seja qual for a situação e o contexto.

Silenciar as emoções “menos positivas”, tão naturais ao ser humano, ou afirmá-lo desejável, é provocar ao nosso redor uma sensação de frustração que está longe de ser o nosso objetivo.

Ainda assim, temos percebido que “mentalizar” as mudanças que desejamos e escrever quais as nossas ambições para uma vida mais feliz ajuda-nos estar mais próximos de a alcançar. Pensar de forma mais trabalhada em quais são os passos concretos a tomar na busca pela felicidade (pessoal, familiar ou profissional) é um caminho de partida. Talvez até o único, ou pelo menos o melhor que conhecemos.

Por isso, decidimos apostar neste tempo de renovação para pensar em quais são as nossas resoluções familiares para este ano, partilhando-as aqui convosco e prometendo que não as vamos abandonar! Inspirem-se e partilhem connosco as vossas, também.

Resoluções Familiares para um 2022 muito feliz

1. Queremos passar juntos mais tempo de qualidade

Parece óbvio, mas pode não ser. Às vezes, no dia a dia pós-escola e trabalho, com a necessidade de ter os banhos todos tomados, os jantares preparados, os trabalhos de casa e da casa feitos, estamos juntos sem o estar realmente. Não é desses momentos que falamos. É daqueles em que todos se dedicam em exclusivo e de forma completa a estar, a ouvir, a ser presente.

Não precisa até de ser muito tempo. 20 minutos antes de as abobrinhas irem para a cama, por exemplo, lendo uma história ou conversando sobre o que de melhor aconteceu no vosso dia, pode fazer milagres no bem-estar de crianças e adultos.

Pode até ser, na verdade, um momento precisamente dessa rotina: já que os adultos têm que cozinhar, convidem os miúdos para ajudar, dentro das possibilidades que a sua idade oferece.

E, claro, aos fins-de-semana, mesmo com obrigações por cumprir, tentem sempre fazer pelo menos um plano diferente, que fuja à regra. Sem telemóveis, sem horários por cumprir, sem interferências externas.

Na verdade, se pensarmos, todas as outras resoluções… vão dar a esta! Juntos é mesmo a palavra-chave.

O lugar das crianças também é na cozinha

O lugar das crianças também é na cozinha

Para si, cozinhar é uma tarefa. Mas, para seu filho, é como fazer trabalhos manuais ou brincar. Aproveite para envolvê-lo nesta atividade, mesmo sendo muito pequeno. Cozinhar permite que o seu filho desenvolva a autonomia, confiança, criatividade, destreza e coordenação motora.

2. Queremos cuidar da nossa saúde e praticar desporto

Esta pandemia tornou óbvia a importância de uma vida com saúde – física e mental! Por isso, comprometemo-nos a cuidar da nossa primeira casa – e se fazer desporto já é divertido, em conjunto será muito mais! De certeza que uma destas opções vos vai agradar: da dança à patinagem, pensámos em imensas formas de mexer o corpo.

E como a saúde do nosso cérebro é tão ou mais importante, importa trabalhá-la também. Queremos criar abobrinhas conscientes dos seus sentimentos e capazes de com eles conversar. Vamos tentar respeitar ainda mais os argumentos uns dos outros, ouvir-nos com carinho mesmo quando discordamos, e resolver os conflitos inevitáveis com a calma que merecemos todos. Vamos pedir desculpa sem vergonha se falharmos, porque também o damos como garantido. Somos humanos – é essa a verdade mais importante de connosco guardar.

3. Queremos conhecer Portugal, de norte a sul, de formas alternativas

Adoramos viajar, mas a verdade é que ainda não encontrámos um país com uma diversidade cultural, gastronómica e paisagística como Portugal!

Este ano queremos aproveitar para conhecer regiões do nosso país que nunca visitámos, aprender com os mais velhos, ouvir outros sotaques, visitar novos museus e centros de ciência viva, dar mergulhos em praias novas!

4. Queremos aprender algo novo

Estamos sempre a tempo de sermos melhores, aprender uma língua diferente, saber fazer novas receitas, conhecer novas formas de abordar e viver o mundo ao nosso redor.

Este ano, comprometemo-nos a evoluir e a saber mais – e a partilhar essas descobertas com de quem mais gostamos!

5. Queremos estar em maior contacto com a natureza

A natureza renova-nos, todos sabemos! Depois de tanto tempo passado em casa nos últimos anos, em 2022 queremos estar em contacto com a natureza em todo o seu esplendor!

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<