Família > Crescer > Desenvolvimento

Regresso às aulas: qual é a sua equipa?

regresso às aulas equipas

Descubra se pertence à equipa verde ou vermelha e leia dicas para um regresso feliz à rotina.

Setembro é por excelência o mês do regresso à “rotina”, é o mês do regresso à Escola: uma alegria para alguns, um stress para outros. Por isso, e aproveitando as dicas da Oficina de Psicologia, vamos fazer duas equipas – para a equipa verde vão todas as famílias para quem o regresso às aulas é uma alegria e para a equipa vermelha vão todas as famílias para quem o regresso às aulas é um stress.

Vamos organizar as equipas com a família inteira e não apenas com as crianças, uma vez que a forma como os nossos filhos encaram a chegada de um novo ano letivo pode ter muitas semelhanças com a forma como nós adultos também encaramos o regresso ao trabalho. Como famílias que somos, vamos então trabalhar em equipa pela mão da Psicóloga Clínica Vera Lisa Barroso.

Dicas para os verdes

As férias são ótimas para abrandar e carregar baterias, mas voltar ao trabalho e à escola é igualmente ótimo para nos desafiar e fazer desenvolver competências tão diferentes e valiosas como rever e cuidar das nossas amizades, brincar e aprender coisas novas.

Para tornar o menu ainda mais apetecível, aqui vão algumas dicas:

Viver o momento presente

Assim que a família tiver a lista daquilo que precisa para o novo ano lectivo, pais e filhos (em conjunto) poderão preparar todos os materiais necessários (recuperando e reciclando tudo o que for possível), “arrumar a mochila” e ir deitando um pouco mais cedo para abrandar o ritmo das férias – 2 ou 3 dias porque as férias são para ser vividas; tenha apenas em mente que o ajuste do horário de deitar e levantar deve ser feito de 15 em 15 minutos e não de forma radical.

Fontes de saber

Organize com o seu filho o espaço onde ele poderá aprender e criar. É importante que seja um espaço confortável, adequado (sem grandes distratores), suficientemente inspirador e cheio de potencial. Um lugar onde o seu filho possa respirar motivação e acumular saberes!

Sabias que?

Aproveite a hora de jantar para ir lançando alguns temas que serão estudados no ano lectivo que se aproxima: ciências, história, línguas estrangeiras, geografia… perguntas e curiosidades que sejam suficientemente apelativas para estimular ainda mais a sua vontade de aprender.

Bye-bye-Summer

Prepare um lanche com os amigos do seu filho para que possam “matar saudades”, contar as aventuras das férias e entusiasmar-se com o regresso das brincadeiras em conjunto. Particularmente significativo quando os miúdos mudam de escola e deixam de ver alguns dos antigos amigos, mas importante para qualquer criança rever os seus amigos no pós-férias.

Partilhas do Baú

Mostre-lhe fotografias suas da escola, os seus livros (se ainda os tiver) ou partilhe as melhores recordações e aprendizagens da sua vida! As crianças adoram saber “estas coisas”.

Dicas para os vermelhos:

Depois de umas merecidas férias de Verão… aproximam-se as correrias da manhã para sair de casa, o trânsito, as dúvidas e as preocupações com mais um ano lectivo. Tanta coisa para organizar que muitas vezes se sente irritado, triste, não consegue dormir (ou acordar), perde o apetite e sobretudo fica tenso com a oposição e desafio dos mais pequenos lá de casa… uffa que é um stress esta azáfama. Para não perder o controlo,  aqui vão algumas dicas:

Abrandar o ritmo com “bónus”

Reservar 2 ou 3 dias para aproximar a organização do dia (os horários de sono, alimentação e tarefas) com os do período escolar, mas escolham também um bónus familiar, como por ex. “vamos todos deitar mais cedo, mas regressam também as histórias lidas à noite, um jogo familiar a seguir ao jantar, uma massagem antes de dormir”… qualquer atividade que suavize “a onda de negativismo” que tantas vezes inunda as famílias;

Horário equilibrado

Porque é fundamental garantir o equilíbrio das várias áreas da vida: saúde, família e amigos, trabalho/escola e diversão, no momento de organizar o horário escolar não se esqueçam de verificar se TODAS estão asseguradas. Um horário bem balanceado diminui significativamente o risco de cansaço, irritabilidade e stress.

Boas memórias

Ajude o seu filho a lembrar-se das inúmeras coisas boas que a escola proporciona: rever amigos, brincar, aprender coisas novas, rir, fazer experiências, jogar, inventar coisas!

Caça aos medos

Existem preocupações, dúvidas ou alguma questão que assuste o seu filho no regresso às aulas? Converse com ele, de forma aceitante, sem crítica, sem julgamento… para que ele não se sinta inibido de partilhar os seus receios.

Novidades à vista

Inscreva-o naquela atividade que ele anda a pedir há tanto tempo… de certeza que ficará mais entusiasmado com o regresso às aulas!

E agora (independentemente da cor da sua equipa) lembre-se que os primeiros dias podem ser efetivamente mais difíceis porque “alterámos o ritmo”, MAS o que verdadeiramente importa é que há uma família no mesmo barco e estão todos juntos e prontos a embarcar numa nova viagem de aventuras, descobertas e aprendizagens!

Um grande sorriso, porque há muita coisa boa para chegar!

Tudo sobre o Regresso às Aulas:

Regresso às aulas: tudo para começar o novo ano letivo com tranquilidade

Calendário Escolar 2018/2019: conheça as datas oficiais

Manuais Escolares gratuitos: sim!

Mochilas Escolares: como escolher a ideal e as escolhas da Pumpkin

Material Escolar: o que deve mesmo comprar?

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *