Família > Crescer > Desenvolvimento

Comunicação entre Pais e Filhos

Comunicacão entre Pais Filhos

Comunicar nem sempre é fácil. O  Pegadas – Centro de Desenvolvimento Educativo ajuda-o a compreender melhor a importância deste processo no contexto familiar.

Começando pelo número e intensidade dos pontapés na barriga da mãe, passando para o olhar, tipos de choro e manipulação de objetos, as crianças desenvolvem desde sempre formas de comunicar com os seus cuidadores.

Ainda antes da verbalização das primeiras palavras o ser humano desenvolve todo um conjunto de signos não verbais que farão parte do seu “dicionário” pessoal.

Todos nós passamos por este processo, através do qual, por influência de fatores bio-psico-sociais criamos uma espécie de estilo comunicacional que vai ditar como nos comportamos perante diferentes situações.

A comunicação pode ser vista como uma simples troca de informação entre emissores e recetores mas ao estudarmos profundamente este tema percebemos o quão complexo é este processo e como o mesmo interfere nas relações pessoais.

Todos os dias comunicamos com diferentes pessoas, cada uma com o seu estilo comunicacional, umas com os quais sentimos que a comunicação flui e outras nem por isso.

Em casa processa-se o mesmo, por vezes são sentidas dificuldades de comunicação entre pais e filhos devido a diversos fatores tais como, o desenvolvimento da língua materna, a idade, o sexo, o contexto, etc.

É neste enquadramento que o Pegadas – Centro Desenvolvimento Educativo, pretende auxiliar os Pais, na sua missão de Educadores, fornecendo-lhes informação, orientação e suporte com vista à promoção de competências comunicacionais.

Se sente que ainda pode melhorar a relação com o seu filho, que precisa de ferramentas dinâmicas e inclusivas, para dar respostas aos desafios comunicacionais no dia a dia, entre em contacto connosco. Estamos a criar uma rede de suporte à parentalidade!

Patrícia Várzea

Psicóloga Clínica e Formadora Profissional