O lugar das crianças também é na cozinha - Pumpkin.pt

O lugar das crianças também é na cozinha

O lugar das crianças também é na cozinha

Cozinhar permite que as abobrinhas desenvolvam a autonomia, confiança, criatividade, destreza e coordenação motora.

Para os pais, cozinhar é uma tarefa. Mas, para as abobrinhas, é como fazer trabalhos manuais ou brincar. Aproveitem para envolvê-lo nesta atividade, mesmo sendo muito pequeno.

Por que incentivar as crianças a cozinhar?

Se o vosso filho for um pouco mais velho, ele põe em prática conceitos aprendidos na escola, como leitura, matemática (unidades de medida, frações, multiplicações ou divisões se a receita precisa ser duplicada ou reduzida, etc.) e ciências (sobremesas frequentemente envolvem noções de química). Além de que está também a aprender a alimentar-se, o que o prepara para cuidar de si mesmo em adulto.

Dicas para cozinhar com seu filho:

Aqui estão algumas dicas e truques que podem seguir para garantir o sucesso desta atividade:

Certifiquem-se de ter tempo suficiente. Se estiverem com pressa, vão sentir-se ansiosos e stressados. A paciência é um ingrediente essencial para serem felizes a cozinhar juntos.

  • Envolvam as crianças na escolha da receita. Ofereçam-lhes receitas de que elas certamente gostarão ou peçam-lhes para escolher a sua receita favorita entre duas ou três opções num livro de receitas fotográfico. De vez em quando, dêem como opção pratos que não conheçam. Cozinhar um novo prato vai ajudar também a descobrir e a aceitar alimentos menos familiares.
  • Comecem com receitas que conhecem.
  • Peçam a sua ajuda para fazer a lista de compras e vão juntos até a mercearia ou ao supermercado para comprarem os ingredientes necessários. Por exemplo, a criança pode verificar o conteúdo do frigorífico e da despensa para ver quais os ingredientes estão lá e quais estão a faltar. Se souber escrever, pode preparar a lista de compras anotando os alimentos que for ditando. Uma vez no supermercado, aproveite a oportunidade para ensiná-lo como escolher certos alimentos.
  • Preparem a cozinha antes de lhes pedir que se juntem. Por exemplo, limpem todas as superfícies de trabalho que serão usadas, coloquem os ingredientes, materiais e utensílios necessários. Escolham utensílios seguros com base na sua idade e nas tarefas que lhe vai dar. É importante ter utensílios adequados.
  • Separem os ingredientes, equipamentos e utensílios de acordo com as diferentes etapas da receita.
  • Antes de começar, lavem as mãos e peçam-lhes para fazer o mesmo.
  • Leiam a receita inteira antes de começar. Aproveitem a oportunidade para explicar o significado dos diferentes termos usados. Se a criança sabe ler ou está a aprender, deixem-na ler a receita, algumas palavras ou linhas.
  • Tentem completar cada etapa da receita antes de passar para a próxima.
  • Peçam aos miúdos para fazer certas tarefas de acordo com suas capacidades.
  • Aceitem que vai sempre haver percalços e alguma sujidade. Isso é normal porque as crianças estão ainda a desenvolver as suas habilidades. Ajudem-nas a limpar, mas não façam isso por elas. Certifiquem-se de que a limpeza não seja vista como um castigo, mas sim como um ato normal após a atividade.
  • Aproveitem o desejo de imitar os pais. As crianças muitas vezes querem “ajudar” os pais e fazer as mesmas coisas que eles. Assim como na cozinha, nunca é tarde para os envolver noutras tarefas da casa. O jogo torna-se então um aliado dos pais. Transformar as tarefas domésticas num jogo ou desafio a ser superado; esta é uma forma divertida de motivar as crianças.

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Tarefas que as crianças podem fazer na cozinha de acordo com a idade

Ensinem as regras básicas de segurança na cozinha. Alertem para o que o pode queimar ou cortar, sem assustar, mas simplesmente explicando os riscos. Mostrem como usar uma faca, ralador, descascador, abre lata, etc. Assistam a tutoriais de vídeo juntos. 

A idade sugerida para cada tarefa é meramente indicativa, pois cada criança é única e desenvolve as suas habilidades ao seu próprio ritmo e devem sempre ser adequadas às características do seu filho e da dinâmica familiar.

Por volta de 1 ano de idade e até antes

O bebé é muito pequeno para se envolver? Tragam a cadeira da papa para que ele possa ver os pais a cozinhar. Poderão então familiarizá-lo com os alimentos e ingredientes básicos. Nunca é muito cedo para o fazer! Também podem:

  • Dar-lhe uma tigela de plástico vazia e uma colher para imitá-lo;
  • Permitir que manuseie frutas e vegetais;
  • Deixá-lo mexer na farinha, no arroz, nas leguminosas para sentir diferentes texturas;
  • Falar com ele sobre comida, bem como fazê-lo tocar e cheirar.

Por volta dos 2 ou 3 anos

  • Todos os anteriores;
  • Contar os ovos, cenouras, bananas ou outros ingredientes que podem ser contados;
  • Ter a tarefa de tirar alguns ingredientes da despensa;
  • Adicionar os ingredientes numa tigela;
  • Distribuir os papéis ou moldes de silicone na bandeja de ir ao forno;
  • Lavar vegetais e frutas;
  • Colocar o recheio numa pizza ou numa sandes.

Por volta dos 3 ou 4 anos

  • Todos os anteriores;
  • Despejar o conteúdo de um copo medidor noutro recipiente;
  • Misturar os ingredientes;
  • Descascar certas frutas com casca grossa (bananas, laranjas, tangerinas, etc.);
  • Amassar bananas ou batatas com um garfo ou espremedor.

Por volta dos 4 a 6 anos

  • Todos os anteriores;
  • Partir ovos (a tarefa que todas as crianças mal podem esperar para fazer!)
  • Bater um ovo;
  • Usar uma faca de ponta redonda para cortar alimentos moles, como frutas e vegetais moles ou cozidos (cogumelos, pimentão, pepino), queijo e tofu;
  • Espalhar com uma faca de ponta redonda ou espátula;
  • Espremer um limão para extrair o sumo;
  • Cortar ervas com uma tesoura com pontas arredondadas
  • Untar formas de bolo, tabuleiros para biscoitos, etc.
  • Estender a massa com um rolo de massa;
  • Preparar uma tigela de cereais ou torradas;
  • Transformar em bolas biscoitos, almôndegas, etc. Cuidado se o seu filho mexer com carne crua, porque ele não a deve comer e lavar muito bem as mãos depois de a manusear;
  • Ajudar a limpar a cozinha, por exemplo, lavando ou limpando os pratos.

A partir dos 6 ou 7 anos

  • Todos os anteriores;
  • Pode preparar o próprio almoço … ou o seu! (Ele vai ficar muito orgulhoso disso.)
  • Pode também ajudar na preparação do almoço de toda a família.

Por volta dos 7 ou 8 anos

  • Todos os anteriores;
  • Medir os ingredientes de uma receita;
  • Usar um liquidificador ou um abre latas com ajuda;
  • Usar o micro-ondas e o forno com sua ajuda;
  • Inventar receitas simples para smoothies, pizza ou saladas;
  • Usar uma faca afiada para fatiar pão, tofu, carne cozida, bem como vegetais e frutas que sejam macios e fáceis de segurar para que não escorreguem entre os dedos.

A partir dos 9 anos 

As crianças agora podem agora realizar tarefas mais complexas e são capazes de usar aparelhos de cozinha com segurança, se o fizeram várias vezes sob a supervisão de um adulto.

O que fazer com a criança depois de cozinhar?

Além de agradecerem ao vosso mini chef pela ajuda, incentivem-no a degustar suas criações, mas sem forçar. Façam-lhe perguntas, por exemplo: “É salgado ou doce?” Picante, doce, cremoso, granulado? “Tem sabor de cebola, morango ou hortelã? Estes sabores são parecidos com outro prato?”

Assim, vão ajudá-lo a despertar e cultivar seu gosto pela comida, por novos sabores e pela experimentação.

Como complemento da cozinha, podem despertar o interesse dos miúdos pela comida lendo livros de história sobre comida, jardinagem, desenhando comida, visitando uma quinta ou um produtor, preparando refeições temáticas sobre regiões ou países, etc. Assim aprendem e desenvolvem habilidades durante as atividades, e tudo se passa de forma lúdica e divertida.

Em resumo

  • Cozinhar é uma atividade que permite às crianças desenvolver muitas aptidões e competências enquanto se divertem.
  • Cozinhar ajuda as crianças a desenvolverem seus gostos e a serem menos “exigentes” à mesa.
  • A paciência e aceitar com naturalidade os percalços e a sujidade que fazem parte do processo são aspetos para os quais os pais devem estar preparados.

 

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