O que é o Coaching parental? Quais os benefícios? A nossa parceira Marta Leal – Life Coach explica-nos tudo.
O Coaching Parental é uma área do Coaching pessoal que tem por objectivo desenvolver, desafiar, apoiar e capacitar pessoas a atingir todo o seu potencial enquanto mãe, pai e /ou educador através de perguntas.
O processo de Coaching parental é para todos os pais, mães e educadores que pretendam obter ferramentas para conseguir lidar com as diversas situações do seu dia-a-dia. É uma abordagem pela positiva que inicia o trabalho a partir das qualidades dos pais/educadores. O trabalho de coaching parental inicia-se com a identificação de competências e recursos que cada pessoa tem, de forma a aumentar a confiança e consequentemente a auto-estima.
Para se alcançarem resultados é importante que exista por parte de quem está a passar pelo processo empenho, foco e muita acção.
O responsável por conduzir um processo de coaching é o denominado coach. Um coach apoia, desafia e ajuda através de perguntas e, caso necessário, outras técnicas o seu cliente a sair de onde está e chegar aonde quer chegar. Podemos dizer que o coach ajuda o cliente a ir do ponto A para o ponto B.
É constituído por 1 ou 2 sessões de avaliação e conhecimento da realidade em causa. Depois segue-se a elaboração de um plano de acção bem como a definição do número de sessões necessárias ao processo de mudança.
As sessões têm a duração de 1-1h.30 tendo uma periodicidade quinzenal ou, se assim se justificar, mais espaçada no tempo.
Em cada sessão o coach apresenta tarefas, definidas em conjunto com o seu cliente, para que ele aja com o objectivo de alcançar os resultados pretendidos no prazo pré definido.
Os benefícios do coaching parental são:
- Estabelecimento de uma relação positiva com a família;
- Promover a autoconfiança enquanto pais e mães;
- Identificação de competências parentais;
- Identificação de recursos parentais;
- Gestão de tempo familiar;
- Gestão de tempo pessoal;
- Conheçam as suas características, competências e capacidades;
- Percebam os valores, crenças e princípios enquanto pais;
- Percebam os seus maiores erros;
- Construam uma auto-imagem positiva para que se sintam mais seguros e confiantes;
- Desenhem um plano de acção e de mudança para fazer face aos desafios com que se deparam;
- Saibam amar incondicionalmente;
- Tenham uma vida familiar mais feliz.
O processo de coaching parental é todo ele orientado para a acção e para a procura de soluções focando-se especialmente no presente e no futuro.
Este é um processo que é feito passo a passo de forma muito simples não sendo, contudo, um processo fácil.
Se pudesse mudar apenas UMA coisa na forma como se comporta como pai/mãe/educador qual seria?
Marta Leal – Life Coach
Este artigo foi útil para si?