5 ideias para passar tempo de qualidade com as crianças - Pumpkin.pt

5 ideias para passar tempo de qualidade com as crianças

tempo de qualidade

Transforme momentos normais em momentos extraordinários!

Ah, as obrigações, essas vilãs, a instalar a monotonia e a impedir momentos felizes em família desde o Bing Bang. Se sente que durante a semana tem pouco tempo para os seus filhos, parabéns!, é igual a 98% da população portuguesa. Não faz mal: é possível quebrar a rotina e dar uma volta divertida às obrigações da vossa vida em família.

Na verdade, partilhar momentos felizes com as abobrinhas passa por descomplicar. E é tão bom transformar momentos normais em momentos extraordinários… nunca saberá até experimentar! Espreite as nossas ideias para passar tempo de qualidade com as crianças: em caso de dúvida ou persistência de sintomas de felicidade e união, contacte o seu médico ou farmacéutico.

1. Dia da Família, ou Quarta-Feira Santa para os praticantes

dia da família

Esqueçam os telemóveis, a roupa na tulha e os TPC. Digam às regras e às normas que convém abandonar porque têm uma consulta às cinco e meia. Amem a quarta-feira (só porque calha a meio da semana) e respeitem-na com fervor: é que com o Dia da Família chegam também os abraços, as gargalhadas e o direito a partilhar momentos inesquecíveis em família.

Os miúdos têm que se deitar cedo? Meia hora de sono a menos nunca matou ninguém. Não pode ver um filme ou ler um livro com eles porque tem uma pilha de panelas na cuba? Antes era o Liedson, mas agora a Uber Eats resolve.

Se preferirem cozinhar – afinal, entre tradições e famílias não se mete a colher – tudo bem, mas incluam as crianças; estão, na verdade, a criar um momento de tudo ao molho e fé em Deus na cozinha, que vai estimular o trabalho de equipa, a comunicação familiar e a criatividade de todos. E várias mãos atrapalham, quer dizer, lavam melhor a louça também.

Definam as vossas próprias “rotinas” dentro deste dia que se quer de quebra. Comam no sofá e não à mesa, abram alas para o Noddy e para a pizza, escolham outro programa incomum que vos agrade. O importante é que exista o compromisso comum de, durante esse tempo, se dedicarem a aproveitar simplesmente a companhia uns dos outros.

2. Contra o trânsito marchar, marchar

carro

Não eram as nossas avós quem dizia que as boas oportunidades nascem de momentos difíceis? A idade traz sabedoria e razão. Se entre a escola e o futebol apanham filas intermináveis de carros, e se a caminho das aulas estão ainda cheios de sono, façam dessa situação um momento divertido para enfrentar o João Pestana, o trânsito caótico e os tempos mortos.

Aproveitem estes minutos preciosos em que estão na companhia uns dos outros para conversar, procurar o carro amarelo (ou lilás, se quiserem elevar a fasquia e o desafio)… e cantar em conjunto. Súbeme la radio e divirtam-se!

3. Mas quem é que manda aqui?

responsabilidade crianças

Cumpre religiosamente os seus deadlines laborais, não falta a uma reunião, chega sempre a horas a todo o lado? Ótimo!

Não se esqueça contudo do compromisso mais importante que assumiu na vida: o da parentalidade. Encontre espaço na agenda para um encontro semanal com cada um dos seus filhos, individualmente – o famoso e aclamado “Dia do Filho Único”.

Para ser perfeito, pergunte aos miúdos onde querem ir ou o que preferem fazer. Eles vão sentir-se valorizados, respeitados e compreendidos nos seus gostos e vontades, e os pais podem relaxar um bocadinho da obrigação de ter sempre tudo sob controlo (se os miúdos quiserem fazer bungee jumping, talvez deva reconsiderar).

Se ficarem mal-habituados e gostarem da ideia de lhes delegar mais responsabilidades, temos outra ideia: conceda-lhes liberdade criativa e deixe-os escolher a roupa à segunda-feira. Sim, a deles… e a sua! Há algum risco implicado, mas não existe aventura e diversão sem perigo à mistura.

4. A importância das pequenas coisas

pequenas coisas

Tem que ir ao supermercado? Vai buscar flores? Esqueceu-se de comprar a prenda de aniversário do tio, da avó ou do cão?

Envolva a criança nos programas que faria normalmente sozinha. Acredite, eles não querem saber se o programa é muito ou pouco divertido. Estar consigo já fará o “passeio” valer a pena, para todos.

Peça-lhe opinião, deixe-o empurrar o carrinho, atribua-lhe responsabilidade, enfim, sempre ouvimos dizer as pequenas coisas são as mais bonitas e é mesmo verdade.

5. 1 + 1 = 3 (ou mais)

dormir juntos

Já sabemos, já sabemos. São muitas as teorias que defendem a independência das crianças, mas a verdade é que é delicioso tê-los na nossa cama quando eles são pequeninos! E… os mais crescidos adoram meter-se debaixo dos cobertores dos papás de vez em quando também, não é?

Teorias à parte, e se lhe parecer bem, mais vale adormecerem logo juntos, com direito a miminhos extra e a alguma conversa para embalar. Mas façam-no em grande: almofadas e mantas no chão de sala e toca a contar carneirinhos!

Isto também vale para tomar banho: joguem ao “está a chover em…” e gritem o nome da vossa cidade ou dos locais que gostariam de visitar em família enquanto lavam os cabelos uns aos outros. Poupam tempo (ou não!) e água…

Mesmo com a rotina, a vida em família pode ser muito divertida: nunca saberá até experimentar!

Um comentário em “5 ideias para passar tempo de qualidade com as crianças

  1. Marianela Marruedo Janeiro 23, 2019

    Muito obrigada pelas vossas sugestões que são sempre muito úteis!:)

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *