Sugestões para explorar o mundo em altura de confinamento - Pumpkin.pt

Sugestões para explorar o mundo em altura de confinamento

Desconto Pumpkin
Sugestões para explorar o mundo em altura de confinamento

Nesta altura de confinamento as saídas de casa estão muito limitadas, mas mesmo assim é possível incentivar algumas atividades que permitam às nossas crianças explorar o mundo em que vivem, sem sair de casa.

Neste momento, aaquilo que mais queremos é poder sair de casa com a normalidade como sempre fizemos até março de 2020. Susana Machado, da Fórmula S, reflete sobre o quanto o mundo mudou – e dá-nos algumas dicas para ajudarmos as crianças a explorar o mundo, ainda assim.


Parece-me difícil de acreditar, mas já passou quase um ano desde que começamos a viver na sombra dos confinamentos e das limitações à nossa liberdade.

Eu posso dizer-te que neste período foram pouquíssimas as vezes que saí de casa e todas elas muito bem justificadas. Por isso, eu posso dizer que eu quero muito poder sair de casa! Mas ainda não pode ser…   E se nós adultos, compreendendo aquilo que se passa, temos este desejo…o que dizer das crianças?

Acredito que para elas seja ainda mais estranho esta limitação e por isso acredito que devemos fazer os possíveis para tentar minimizar este impacto, procurando atividades que sejam lúdicas e que lhes permitam conhecer melhor o mundo em que vivem.

Mas como podem elas compreender o mundo em que vivem se estão impedidas de o explorar? Bom, talvez exija um pouco mais de imaginação da nossa parte, mas é possível.

E para te ajudar nessa tarefa, preparei aqui uma pequena lista de sugestões para os nossos exploradores experimentarem o mundo em que vivem… mesmo sem poderem sair de casa:

Sentir uma rolha de cortiça!

Ok, talvez agora não possamos ir tocar num sobreiro, mas todos temos em casa uma rolha, certo? Dá-lha para as mãos! Permite que a desfaçam, que percebam a sua composição, a sua textura, o cheiro, a temperatura. E porque não depois fazer algum trabalho artístico com ela? 

Olhar pela janela!

Já estamos todos fartos, não é? Mas aqui o objetivo é fazer um exercício de atenção plena e tentar captar todos aqueles pormenores que geralmente nos escapam, o que nunca vimos, o que nunca percebemos. Depois convida-os a fazer a sua interpretação da paisagem através de um desenho ou até mesmo de uma sessão fotográfica!

Fazer uma pesquisa sobre a comunidade onde vivem

Sabes quais os pássaros ou árvores que existem na tua rua/bairro? Sabes sequer quantas pessoas aí vivem? Porque não aproveitar este momento para o conhecer de uma outra forma?

Podes usar ferramentas como o google maps para fazer uma visita virtual e ver coisas que ao vivo talvez não visses ou até mesmo procurar algumas estatísticas que te permitam conhecer melhor o lugar onde vives.  

Haverá certamente muitas outras coisas que gostariam de conhecer, explorar, experimentar e que só podem mesmo fazer saindo de casa, mas enquanto isso não for possível porque não elaborar uma lista de desejos para realizar quando finalmente tivermos a nossa liberdade de volta?  

Se procuras atividades que para além de educativas sejam estimulantes para os teus filhos, que os motivem a sair da frente do ecrã e começarem a conhecer e cuidar melhor este mundo onde vivemos, deixa-me dizer-te que neste momento tenho disponível o Pack com o Livro Carlota, a Bolota que Sonhava ir até à Lua + Jogo INtriboo.

Ora vê o que preparei para ti, neste pack:

 livro Carlota, a Bolota que sonhava ir até à Lua

Uma história que nos fala sobre o poder de acreditar nos sonhos e da amizade, ao mesmo tempo que sensibiliza para a importância da Floresta de Sobro e seu ecossistema; Inclui atividades e curiosidades sobre a floresta e a cortiça.

– Jogo Intriboo – Entra na Tribo da Mudança

O baralho INtriboo é um jogo didático que pretende estimular a reflexão e a construção de valores associados à sustentabilidade e mudança, enquanto promove a expressão oral e escrita. Permite vários jogos e atividades desde a reflexão, atenção plena, jogos convencionais de cartas, storytelling entre outros.

Até ao final do mês de fevereiro, para além de um desconto no valor deste pack ainda te irei enviar 2 documentos por email para potenciares a exploração destes dois recursos.

– Ebook empoderar para mudar, que inclui sugestões de exploração da história da Carlota;

– Sugestões de jogos para desenvolver com o INtriboo.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *