Nesta altura de confinamento as saídas de casa estão muito limitadas, mas mesmo assim é possível incentivar algumas atividades que permitam às nossas crianças explorar o mundo em que vivem, sem sair de casa.
Neste momento, aaquilo que mais queremos é poder sair de casa com a normalidade como sempre fizemos até março de 2020. Susana Machado, da Fórmula S, reflete sobre o quanto o mundo mudou – e dá-nos algumas dicas para ajudarmos as crianças a explorar o mundo, ainda assim.
Parece-me difícil de acreditar, mas já passou quase um ano desde que começamos a viver na sombra dos confinamentos e das limitações à nossa liberdade.
Eu posso dizer-te que neste período foram pouquíssimas as vezes que saí de casa e todas elas muito bem justificadas. Por isso, eu posso dizer que eu quero muito poder sair de casa! Mas ainda não pode ser… E se nós adultos, compreendendo aquilo que se passa, temos este desejo…o que dizer das crianças?
Acredito que para elas seja ainda mais estranho esta limitação e por isso acredito que devemos fazer os possíveis para tentar minimizar este impacto, procurando atividades que sejam lúdicas e que lhes permitam conhecer melhor o mundo em que vivem.
Mas como podem elas compreender o mundo em que vivem se estão impedidas de o explorar? Bom, talvez exija um pouco mais de imaginação da nossa parte, mas é possível.
E para te ajudar nessa tarefa, preparei aqui uma pequena lista de sugestões para os nossos exploradores experimentarem o mundo em que vivem… mesmo sem poderem sair de casa:
Sentir uma rolha de cortiça!
Ok, talvez agora não possamos ir tocar num sobreiro, mas todos temos em casa uma rolha, certo? Dá-lha para as mãos! Permite que a desfaçam, que percebam a sua composição, a sua textura, o cheiro, a temperatura. E porque não depois fazer algum trabalho artístico com ela?
Olhar pela janela!
Já estamos todos fartos, não é? Mas aqui o objetivo é fazer um exercício de atenção plena e tentar captar todos aqueles pormenores que geralmente nos escapam, o que nunca vimos, o que nunca percebemos. Depois convida-os a fazer a sua interpretação da paisagem através de um desenho ou até mesmo de uma sessão fotográfica!
Fazer uma pesquisa sobre a comunidade onde vivem
Sabes quais os pássaros ou árvores que existem na tua rua/bairro? Sabes sequer quantas pessoas aí vivem? Porque não aproveitar este momento para o conhecer de uma outra forma?
Podes usar ferramentas como o google maps para fazer uma visita virtual e ver coisas que ao vivo talvez não visses ou até mesmo procurar algumas estatísticas que te permitam conhecer melhor o lugar onde vives.
Haverá certamente muitas outras coisas que gostariam de conhecer, explorar, experimentar e que só podem mesmo fazer saindo de casa, mas enquanto isso não for possível porque não elaborar uma lista de desejos para realizar quando finalmente tivermos a nossa liberdade de volta?
Se procuras atividades que para além de educativas sejam estimulantes para os teus filhos, que os motivem a sair da frente do ecrã e começarem a conhecer e cuidar melhor este mundo onde vivemos, deixa-me dizer-te que neste momento tenho disponível o Pack com o Livro Carlota, a Bolota que Sonhava ir até à Lua + Jogo INtriboo.
Ora vê o que preparei para ti, neste pack:
– livro Carlota, a Bolota que sonhava ir até à Lua
Uma história que nos fala sobre o poder de acreditar nos sonhos e da amizade, ao mesmo tempo que sensibiliza para a importância da Floresta de Sobro e seu ecossistema; Inclui atividades e curiosidades sobre a floresta e a cortiça.
– Jogo Intriboo – Entra na Tribo da Mudança
O baralho INtriboo é um jogo didático que pretende estimular a reflexão e a construção de valores associados à sustentabilidade e mudança, enquanto promove a expressão oral e escrita. Permite vários jogos e atividades desde a reflexão, atenção plena, jogos convencionais de cartas, storytelling entre outros.
Até ao final do mês de fevereiro, para além de um desconto no valor deste pack ainda te irei enviar 2 documentos por email para potenciares a exploração destes dois recursos.
– Ebook empoderar para mudar, que inclui sugestões de exploração da história da Carlota;
– Sugestões de jogos para desenvolver com o INtriboo.
Também vos pode interessar:
- Confinamento Portugal hoje: perguntas e respostas
- Coisas para fazer no confinamento: ideias para entreter os miúdos em casa
- Lista de Compras para o Confinamento (Socialmente Responsável)
- Exercícios para fazer em casa: opções gratuitas e divertidas!
- Como conciliar teletrabalho e crianças pequenas em casa?
- Receitas para o confinamento: sugestões fáceis e deliciosas!
Este artigo foi útil para si?