Família > Crescer > Desenvolvimento

Educar pela Positiva: Estabelecer Relação antes de Dar um Sermão

Educar pela Positiva: Estabelecer Relacão antes Dar Sermão

A resolução de conflitos entre pais e filhos é um dos grandes desafios do relacionamento familiar. Numa abordagem positiva da educação, que elimina tanto o autoritarismo, como a permissividade, a cooperação é o ponto de equilíbrio desejável.

Quando a criança percebe que o adulto compreende o seu ponto de vista, sente-se encorajada e fica mais disposta a escutar a sua opinião e a trabalhar numa solução para o problema.

Os 4 Passos para a Cooperação, propostos por Jane Nelsen no livro “Disciplina Positiva”, ajudam a criar um ambiente propício ao envolvimento da criança na procura de caminhos alternativos ao comportamento indesejado.

Não se esqueça: É essencial uma atitude genuína de amizade, cuidado e respeito!

1. Exprima compreensão pelos sentimentos da criança. Certifique-se, com ela, que compreendeu bem os seus sentimentos.

2. Demonstre empatia sem condenar. Empatia não significa concordar nem condenar. Significa, apenas, entender o ponto de vista da criança. Pode ser útil partilhar situações em que você se sentiu e comportou de maneira semelhante.

3. Fale dos seus sentimentos e das suas percepções. Se os primeiros passos foram dados de maneira sincera e amistosa, a criança estará pronta para escutá-lo.

4. Convide a criança a focar-se na busca de uma solução. Pergunte se ela tem algumas ideias sobre o que fazer, no futuro, para evitar o problema. Se ela não tiver, dê algumas sugestões e procure a sua concordância.

 

Alexandra Frias (Técnica Superior de Educação)

Nuno Francisco Maia (Psicólogo)