Formas divertidas de desenvolver o raciocínio lógico infantil - Pumpkin.pt

Patrocinado por Logo Happy Meal Readers

Formas divertidas de desenvolver o raciocínio lógico infantil

raciocínio lógico

Alerta, Sherlock Holmes!

O incontornável detetive britânico é famoso por utilizar a lógica dedutiva na resolução dos seus misteriosos casos. Na verdade, Sherlock tinha apenas um excelente raciocínio lógico, ou seja, uma enorme capacidade de organizar dados e informações, cruzando-os para chegar a uma conclusão.

Elementar, meu caro leitor! O raciocínio lógico é, por isso, fundamental para preparar os nossos filhos para as situações mais complexas: é esta a capacidade que utilizamos sempre que precisamos de resolver um problema de forma sequencial ou construir uma argumentação, por exemplo.

Portanto, aí por casa querem mini detetives, perspicazes e com respostas prontas na ponta da língua? Sigam estas pistas que recolhemos com a ajuda minuciosa da McDonald’s!

Ler muito

raciocínio lógico leitura

Os livros fomentam a criatividade e a imaginação, permitem a construção de uma opinião fundamentada, a aquisição de cultura e um maior conhecimento do mundo, e levam as abobrinhas a ter um pensamento mais crítico, conseguindo formular melhores argumentos e soluções.

Ao incentivar a criança a analisar a história estamos a propor-lhe que desafie a mente, tente encontrar motivações e pistas, junte as peças e antecipe o final. Ou seja, a trabalhar a interpretação e o pensamento.

Esta interação com a obra é um estímulo fundamental ao raciocínio lógico. Incentivem-na, criem problemas, façam-nos pensar em alternativas.

Por exemplo, com a coleção exclusiva As aventuras dos Gémeos Pinheiro-Bravo, da autoria da escritora britânica Cressida Cowell, podem desafiá-los a pensar em medidas que protejam os animais em vias de extinção. Como salvar o Urso Polar?

happy meal readers junho

São 12 livros diferentes para colecionar, ler e interpretar em conjunto, numa iniciativa da McDonald’s e do Happy Meal Readers, que contam com o apoio do PNL2027.

Os miúdos vão adorar conhecer os Gémeos Ana, Artur, Tiago e Tânia, e com eles viver (e decifrar) aventuras verdadeiramente incríveis.

Brincar tanto ou mais

raciocínio lógico brincar

Jogos de tabuleiro como damas, xadrez, batalha naval, entre outros, favorecem o raciocínio lógico porque exigem a elaboração de estratégia!

As crianças têm que pensar em diferentes formas de alcançar a vitória, e, acreditem, a competitividade faz magia. Quanto mais jogarem, melhores estrategas serão, e esta capacidade transpõe-se depois para o dia a dia.

Neste sentido, os videojogos também são uma mais-valia, desde que adaptados à idade da criança e utilizados com contenção e controlo parental. O mesmo vale para a utilização de tablets ou telemóveis.

Sabiam que os jogos e atividades da nova Happy Meal APP ajudam as abobrinhas a pensar de forma mais criativa e inovadora, aprendendo novas competências para o futuro? Por isso, a filosofia da nova Happy Meal APP é: PENSA. FAZ. CRESCE.

Por último, os puzzles e os blocos de montar (há modelos para bebé mas também os há mais exigentes!) são outro excelente estímulo para o raciocínio. Quem consegue decifrar o Cubo de Cubrik no menor tempo possível?

Escrever de vez em quando

raciocínio lógico escrever

Um pinguim em vias de extinção e o Sherlock Holmes cruzaram-se numa rua. Parece o início de uma piada, mas é só a primeira frase do texto que vão desafiar as vossas abobrinhas a escrever!

É a vossa vez de resolver este imbróglio: em que rua, o que estavam a fazer juntos, qual o mistério a resolver, o que aconteceu aos glaciares, onde está o urso?

Quem diz esta premissa diz qualquer outra que desafie os vossos filhos e os faça pensar. Escrever é um excelente exercício para desenvolver o raciocínio lógico porque há pontes a ser feitas entre as frases para que a história faça algum sentido.

Ou não. De repente o semáforo abriu e foram os dois comer um gelado, pronto.

Divirtam-se!

Links relacionados

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *