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A importância de desenvolver competências socio-emocionais

Porque o seu filho precisa de desenvolver competências socio-emocionais?

Além das competências técnicas, os jovens precisam de desenvolver e conhecer as suas competências socio-emocionais.

Nos dias de hoje oferecer apenas o conteúdo didáctico das escolas já não é o suficiente para uma boa educação. As competências socio-emocionais não são apenas importantes na área profissional e académica, mas também no aspecto pessoal.

Essas competências nascem com os indivíduos, mas podem ser trabalhadas, incentivadas e desenvolvidas ao longo da formação. Para isso, este assunto deve ser iniciado desde muito cedo, na educação básica e no convívio familiar. O objetivo deste desenvolvimento é o de formar cidadãos que vão saber lidar com as suas próprias questões e com outras pessoas da melhor forma possível.

Foi a pensar nisso que a Happy Code nos explica como podem estimular o desenvolvimento de competências socio-emocionais e a sua importância para a criança.

O que são competências socio-emocionais?

As competências socio-emocionais envolvem uma série de capacidades para lidar com as emoções, relacionar-se com outras pessoas e gerir objetivos de vida. Tudo isso abrange o auto-conhecimento, a empatia, a resiliência e o espírito de colaboração.

Isso é essencial para que os seres humanos possam conviver em sociedade e construam relações mais saudáveis. Essas aptidões são necessárias em diversos contextos, integrando os processos relacionados com o conhecimento, aprendizagem, forma de ser, trabalhar e conviver. As seis competências socio-emocionais reconhecidas são:

Colaboração

Importante em qualquer ambiente, pois ninguém vive sozinho e precisa de outras pessoas. Aqui, são necessários três pontos, como saber ouvir, ser empático e propor soluções com base na ideia colectiva;

Criatividade

Procura tirar o aluno da zona de conforto. Quando estimulada, ajuda a ligar ideias e cria soluções que não são óbvias.

Comunicação

Saber transmitir boas ideias a outras pessoas é muito importante. Todas as informações precisam de ser transmitidas de forma clara e de ter um propósito.

Uma comunicação bem feita é capaz de melhorar qualquer resultado.

Proatividade

Faz com que cada indivíduo tenha liberdade e capacidade para iniciar e implementar qualquer projecto.

Pensamento crítico

Permite identificar e analisar diversos pontos sobre um mesmo assunto. Para isso, é preciso saber filtrar cada um deles e validar as informações.

Além disso, essa característica relaciona-se com a disposição para repensar opiniões com base em diferentes ideias.

Perseverança

É a capacidade de se planear para atingir algum objetivo e colocar esse planeamento em prática, sabendo que vão surgir obstáculos no caminho.

Essa característica impede que as pessoas desistam dos seus sonhos.

Como elas impactam o futuro de qualquer pessoa?

Com o passar dos anos, surgem muitas profissões, enquanto outras deixam de existir. Com tantos avanços tecnológicos, as empresas precisam de algo mais do que colaboradores com conhecimentos técnicos e passam a ambicionar outras características, especialmente as socio-emocionais.

Com relação às competências académicas e práticas, o que as organizações procuram não é apenas o que o profissional domina, mas como aplica esse conhecimento. A parte socio-emocional prepara-nos exactamente para isso e para os desafios encontrados no caminho.

Assim, as crianças vão saber enfrentar os seus problemas e, a médio prazo, também as barreiras que encontram na carreira. Eles também vão estar melhor preparados para lidar com as características particulares das outras pessoas.

Qual é a sua importância no desenvolvimento das crianças?

Aproximar o desenvolvimento de competências socio-emocionais no ambiente escolar dá espaço a uma formação mais completa e tem impacto positivo no bem-estar ao longo de toda a vida.

Isto acontece porque o ser humano é uma espécie muito sociável e suas características podem ser aperfeiçoadas antes e depois do período escolar.

Ajuda a ter foco para alcançar os objetivos

Estas competências são ainda mais úteis para a organização, o planeamento, a acção integrada, a tomada de decisões e para o estabelecimento do foco.

Isto significa que, além de receber técnicas e conhecimentos característicos da área de formação escolar, é fundamental que a criança seja capaz de controlar as suas emoções e sentimentos a fim de gerir o seu comportamento, para alcançar os seus objetivos.

Orienta a ter equilíbrio nas relações interpessoais

Pensando no futuro, as competências socio-emocionais, por si só, não asseguram o sucesso na profissão. Porém, ajudam a manter o equilíbrio nas relações interpessoais, o que é muito importante para a carreira de qualquer pessoa.

Colabora para o bom desenvolvimento profissional

Ao desenvolver e praticar as competências socio-emocionais dentro e fora da escola, a criança terá melhores condições de gerir, identificar e resolver problemas relacionados com a sua própria rotina. Isso reflecte-se na vida profissional, especialmente nos trabalhos em equipa.

Como a tecnologia ajuda no desenvolvimento destas competências?

As competências socio-emocionais influenciam, de maneira directa ou indirecta, diversos pontos da vida e são fundamentais para transformar as crianças em adultos mais felizes. São competências que vão além da matemática ou do português e envolvem trabalho em equipa, independência, estabilidade emocional, colectividade e até saber lidar com o sucesso e as frustrações, desenvolvendo auto-estima.

Nesse sentido, a tecnologia é uma excelente aliada na promoção da inclusão — uma questão muito importante para o ensino de qualidade.

Conhecer outros modelos sociais, aprender a conviver com as diferenças e aperfeiçoar a linguagem são alguns benefícios de uma educação inclusiva. Hoje, é possível encontrar várias tecnologias que ajudam à inclusão de alunos e estimulam a convivência.

Com o uso dessas ferramentas, a escola pode trabalhar as competências socio-emocionais de forma lúdica, através de brincadeiras e jogos.

As mesas digitais, por exemplo, ajudam a desenvolver características como raciocínio lógico, atenção, memorização, paciência, coordenação motora e resolução de problemas. Enquanto se divertem, as crianças estreitam e desenvolvem vínculos emocionais, afectivos e sociais.

Como os jogos digitais captam a atenção dos mais pequenos, esse interesse faz com que eles sejam ferramentas eficazes para promover desafios e estimular competências. A simples interacção com os jogos pode tornar as crianças mais observadoras, curiosas, comprometidas e concentradas.

Porém, para que a tecnologia facilite o crescimento socio-emocional, é preciso que os recursos escolhidos tenham um propósito educativo e estejam inseridos no contexto pedagógico.

As competências socio-emocionais estão a ser cada vez mais debatidas e devem ser estimuladas na escola, em casa e em qualquer ambiente em que as crianças estejam inseridas. Ao serem desenvolvidas desde a infância, ajudam a formar adultos mais preparados para enfrentar os desafios da vida.

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos leccionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de actuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code lecciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projectos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.

Pedro Teixeira

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