Além das competências técnicas, os jovens precisam de desenvolver e conhecer as suas competências socio-emocionais.
Nos dias de hoje oferecer apenas o conteúdo didáctico das escolas já não é o suficiente para uma boa educação. As competências socio-emocionais não são apenas importantes na área profissional e académica, mas também no aspecto pessoal.
Essas competências nascem com os indivíduos, mas podem ser trabalhadas, incentivadas e desenvolvidas ao longo da formação. Para isso, este assunto deve ser iniciado desde muito cedo, na educação básica e no convívio familiar. O objetivo deste desenvolvimento é o de formar cidadãos que vão saber lidar com as suas próprias questões e com outras pessoas da melhor forma possível.
Foi a pensar nisso que a Happy Code nos explica como podem estimular o desenvolvimento de competências socio-emocionais e a sua importância para a criança.
O que são competências socio-emocionais?
As competências socio-emocionais envolvem uma série de capacidades para lidar com as emoções, relacionar-se com outras pessoas e gerir objetivos de vida. Tudo isso abrange o auto-conhecimento, a empatia, a resiliência e o espírito de colaboração.
Isso é essencial para que os seres humanos possam conviver em sociedade e construam relações mais saudáveis. Essas aptidões são necessárias em diversos contextos, integrando os processos relacionados com o conhecimento, aprendizagem, forma de ser, trabalhar e conviver. As seis competências socio-emocionais reconhecidas são:
Colaboração
Importante em qualquer ambiente, pois ninguém vive sozinho e precisa de outras pessoas. Aqui, são necessários três pontos, como saber ouvir, ser empático e propor soluções com base na ideia colectiva;
Criatividade
Procura tirar o aluno da zona de conforto. Quando estimulada, ajuda a ligar ideias e cria soluções que não são óbvias.
Comunicação
Saber transmitir boas ideias a outras pessoas é muito importante. Todas as informações precisam de ser transmitidas de forma clara e de ter um propósito.
Uma comunicação bem feita é capaz de melhorar qualquer resultado.
Proatividade
Faz com que cada indivíduo tenha liberdade e capacidade para iniciar e implementar qualquer projecto.
Pensamento crítico
Permite identificar e analisar diversos pontos sobre um mesmo assunto. Para isso, é preciso saber filtrar cada um deles e validar as informações.
Além disso, essa característica relaciona-se com a disposição para repensar opiniões com base em diferentes ideias.
Perseverança
É a capacidade de se planear para atingir algum objetivo e colocar esse planeamento em prática, sabendo que vão surgir obstáculos no caminho.
Essa característica impede que as pessoas desistam dos seus sonhos.
Como elas impactam o futuro de qualquer pessoa?
Com o passar dos anos, surgem muitas profissões, enquanto outras deixam de existir. Com tantos avanços tecnológicos, as empresas precisam de algo mais do que colaboradores com conhecimentos técnicos e passam a ambicionar outras características, especialmente as socio-emocionais.
Com relação às competências académicas e práticas, o que as organizações procuram não é apenas o que o profissional domina, mas como aplica esse conhecimento. A parte socio-emocional prepara-nos exactamente para isso e para os desafios encontrados no caminho.
Assim, as crianças vão saber enfrentar os seus problemas e, a médio prazo, também as barreiras que encontram na carreira. Eles também vão estar melhor preparados para lidar com as características particulares das outras pessoas.
Qual é a sua importância no desenvolvimento das crianças?
Aproximar o desenvolvimento de competências socio-emocionais no ambiente escolar dá espaço a uma formação mais completa e tem impacto positivo no bem-estar ao longo de toda a vida.
Isto acontece porque o ser humano é uma espécie muito sociável e suas características podem ser aperfeiçoadas antes e depois do período escolar.
Ajuda a ter foco para alcançar os objetivos
Estas competências são ainda mais úteis para a organização, o planeamento, a acção integrada, a tomada de decisões e para o estabelecimento do foco.
Isto significa que, além de receber técnicas e conhecimentos característicos da área de formação escolar, é fundamental que a criança seja capaz de controlar as suas emoções e sentimentos a fim de gerir o seu comportamento, para alcançar os seus objetivos.
Orienta a ter equilíbrio nas relações interpessoais
Pensando no futuro, as competências socio-emocionais, por si só, não asseguram o sucesso na profissão. Porém, ajudam a manter o equilíbrio nas relações interpessoais, o que é muito importante para a carreira de qualquer pessoa.
Colabora para o bom desenvolvimento profissional
Ao desenvolver e praticar as competências socio-emocionais dentro e fora da escola, a criança terá melhores condições de gerir, identificar e resolver problemas relacionados com a sua própria rotina. Isso reflecte-se na vida profissional, especialmente nos trabalhos em equipa.
Como a tecnologia ajuda no desenvolvimento destas competências?
As competências socio-emocionais influenciam, de maneira directa ou indirecta, diversos pontos da vida e são fundamentais para transformar as crianças em adultos mais felizes. São competências que vão além da matemática ou do português e envolvem trabalho em equipa, independência, estabilidade emocional, colectividade e até saber lidar com o sucesso e as frustrações, desenvolvendo auto-estima.
Nesse sentido, a tecnologia é uma excelente aliada na promoção da inclusão — uma questão muito importante para o ensino de qualidade.
Conhecer outros modelos sociais, aprender a conviver com as diferenças e aperfeiçoar a linguagem são alguns benefícios de uma educação inclusiva. Hoje, é possível encontrar várias tecnologias que ajudam à inclusão de alunos e estimulam a convivência.
Com o uso dessas ferramentas, a escola pode trabalhar as competências socio-emocionais de forma lúdica, através de brincadeiras e jogos.
As mesas digitais, por exemplo, ajudam a desenvolver características como raciocínio lógico, atenção, memorização, paciência, coordenação motora e resolução de problemas. Enquanto se divertem, as crianças estreitam e desenvolvem vínculos emocionais, afectivos e sociais.
Como os jogos digitais captam a atenção dos mais pequenos, esse interesse faz com que eles sejam ferramentas eficazes para promover desafios e estimular competências. A simples interacção com os jogos pode tornar as crianças mais observadoras, curiosas, comprometidas e concentradas.
Porém, para que a tecnologia facilite o crescimento socio-emocional, é preciso que os recursos escolhidos tenham um propósito educativo e estejam inseridos no contexto pedagógico.
As competências socio-emocionais estão a ser cada vez mais debatidas e devem ser estimuladas na escola, em casa e em qualquer ambiente em que as crianças estejam inseridas. Ao serem desenvolvidas desde a infância, ajudam a formar adultos mais preparados para enfrentar os desafios da vida.
Sobre a Happy Code
A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos leccionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.
Tendo como premissa de actuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code lecciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projectos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.
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