Família > Crescer > Desenvolvimento

Como colocar a sua criança em modo PAUSA?

Como colocar sua crianca modo PAUSA?

Qualquer criança tem momentos em que é indisciplinada. Encontra aqui dicas para colocar a sua criança em modo PAUSA. 

A disciplina de uma criança pode ser um grande desafio para os pais e por vezes o desespero é tanto que mãe e pai já não sabem qual a estratégia adequada para impedir que a criança continue com determinado comportamento ou para resolver uma situação em que a criança foi indisciplinada.

No entanto é certo que o processo terá que passar por vários passos: primeiro, o cessar do comportamento; de seguida o controlo das emoções por parte da criança (e dos pais também claro!), que irá permitir que a criança pense no que se passou e perceba onde agiu mal; e só depois de todos estes passos haverá espaço para a negociação de consequências e finalmente as desculpas e o perdão.

Gostaria no entanto de me focar num destes passos que muitas vezes se desenvolve de uma forma desadequada para o objetivo que se pretende. Falo do momento em que é suposto que a criança pense no que se passou, tendo consciência do mal que provocou aos que a rodeiam, bem como o que fez de errado.

Muitos pais associam este momento ao colocar a criança de castigo durante muito tempo num quarto, ou local de desprazer.

No entanto há mais fatores a ter em conta neste passo fundamental para alcançar os passos seguintes, bem como para evitar que o mesmo comportamento se repita.

Falamos da pausa para refletir ou também o chamado “Time out”. Nestas situações, o ideal será mandar a criança para um local onde não fique a brincar como se nada tivesse acontecido, mas sim, sentar-se numa determinada cadeira ou a um canto da sala para pensar no que acaba de acontecer.

Pausa ou time-out refere-se a uma técnica em que a criança perde a possibilidade de obter reforço pelo seu mau comportamento. O objetivo principal é o de interromper o círculo do comportamento disruptivo. É assim fundamental que a criança tenha a plena noção do porquê de estar em “time-out”, ou melhor, deve saber qual foi o comportamento que deu origem a esta situação.

Este momento de pausa deve ser planeado com cuidado por ambos os progenitores usando um quarto especial ou um lugar particular que não deve reforçar o comportamento mas ser seguro para a criança. É um momento em que a interação com a criança é interrompida, dando espaço à reflexão e à acalmia. A criança deve ser mantida na situação de “time out” por um curto período de tempo (não mais de 5 minutos), podendo este ser tanto maior quanto mais crescida for a criança. Durante este tempo, é importante que os pais estejam atentos ao momento em que a criança já se sente mais calma e pronta para o passo seguinte. O comportamento positivo no fim da pausa deve ser reforçado com elogios para que seja estimulado a acontecer mais vezes.

Se a criança tiver dificuldade em acalmar-se será importante ajudá-la com a associação de outras estratégias como o beber um copo de água, lavar a cara ou ouvir uma música de que goste, no entanto, não esquecendo que a pausa só termina quando a criança tiver refletido sobre o seu comportamento indisciplinado e com capacidade para passar ao passo da negociação e posterior pedido de desculpas.

Vai ver que funciona e permite também espaço para os pais se acalmarem.

 

Lúcia Bragança Paulino

Psicóloga Clínica da área MindKiddo, área infanto-juvenil e familiar da Oficina de Psicologia