A ansiedade, bem como o medo, são emoções básicas do ser humano.
O medo e a ansiedade fazem parte do desenvolvimento. Tal como afirma Bowlby, a Ansiedade de Separação (AS) é uma sequência normal do desenvolvimento da criança, uma necessidade vital para o ser humano. Mas então, o que sentem as crianças com Ansiedade de Separação? O que separa o normal do patológico? Que atividades e estratégias poderão ser implementadas? Lúcia Garcia, Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora e Técnica na Cócegas nos Pés, escreveu este artigo para a revista Coisas de Criança e partilhou-o também connosco.
As crianças que têm Ansiedade de Separação sentem-se sozinhas na ausência das suas Figuras de Referência (FR). Podem estar no meio de uma multidão, mas se as FR não estiverem presentes, olham à volta e não veem ninguém, sentem-se sozinhas, perdidas num mar imenso.
Mas então, o que é que isto significa? Significa que é preciso que a criança tenha a representação mental dos seus pais, que os consiga imaginar, sentir a sua presença, quando eles, por alguma razão, têm de se ausentar fisicamente. Mas, para que a criança adquira esta representação mental, é preciso que os laços afetivos, o apego que vai construindo (a sua vinculação) seja feito de uma forma segura, utilizando as FR (principalmente a mãe) como base segura a partir da qual exploram o meio.
Tal como afirma Mary Ainsworth, nos momentos de separação, as crianças demonstram sinais da falta da mãe. Nos momentos de reunião, saúdam ativamente a mãe com um sorriso, uma vocalização ou com gestos. Se perturbadas, sinalizam ou procuram contacto com a mãe. Uma vez reconfortadas, regressam à exploração.
Desenvolvimento:
A ansiedade, bem como o medo são emoções básicas do ser humano, que fazem parte da adaptação e conservação da espécie, podendo surgir em determinadas situações, como forma de proteção. A criança, ao longo do seu desenvolvimento, na exploração do mundo que a rodeia, vai experienciando medos comuns para cada etapa de vida.
Até aos 2 anos de idade
Medo da separação/afastamento, medo de estranhos, medo de novos estímulos, medo das alturas;
2/3 anos de idade:
medo do escuro e de animais;
5/6 anos de idade
Medo de pessoas consideradas pela criança como «más», medo de quedas/dores, medo de dormir sozinho;
7/8/9 anos de idade
Medo dos assaltos, catástrofes, acidentes, medo da morte, medo da aparência física, medo da aceitação social (Medos normativos: Cynthia G. Last).
À medida que a criança cresce, estes medos vão desaparecendo de uma forma natural e espontânea. A simples presença do medo de separar-se da mãe, pai ou qualquer outra figura de forte ligação afetiva não é necessariamente sinal de patologia emocional, pelo contrário, faz parte do desenvolvimento infantil.
No entanto, a Ansiedade de Separação só se torna numa perturbação quando as reações de medo e de ansiedade perante a separação de uma das figuras de forte ligação ou perspetiva de separação da mesma, passam a comprometer a adaptação e o desenvolvimento infantil, em função do estádio em que se encontra.
Isto significa, que nos devemos preocupar quando a criança tiver medos que ultrapassam os períodos ditos normativos; quando são persistentes e excessivos; quando os sintomas provocam mal-estar considerável à criança/família; quando estas manifestações interferem com a sua capacidade de desempenho ou envolvimento em contextos/tarefas que a criança evita ou enfrenta com muito sofrimento; quando algumas queixas se mantêm, sem a existência de uma causa médica.
O que é então a Perturbação da Ansiedade de Separação (PAS)?
Segundo Houzel, D., Emmanuelli, M. & Moggio, F. (2004), a PAS é mais frequente nas crianças pré-pubertárias. A sua prevalência é de 1 a 5%, com um pico de incidência por volta dos 11 anos, à entrada para o 6ª ano.
Esta perturbação caracteriza-se essencialmente pelo medo e angústia excessiva e intensa perante a separação ou a ideia de separação das FR, podendo traduzir-se em dificuldades em adormecer (pesadelos), medo de ficar sozinha, dificuldades de interação social e recusa em ir à escola. São crianças que estão constantemente e excessivamente a necessitar de atenção.
O diagnóstico para esta perturbação deve ser efetuado de forma precoce, com a finalidade de realizar uma avaliação e intervenção adequadas, proporcionando objetivos específicos, bem como atividades e estratégias a implementar, a fim de proporcionar um desenvolvimento harmonioso nos seus diversos contextos.
Atividades Sugeridas:
As atividades que podem ser realizadas com as crianças que possuem Ansiedade de Separação devem ser atividades dinâmicas que conduzam a uma maior autoestima e autoconfiança naquilo que fazem e no que são capazes de alcançar. A maximização das competências pelo reforço do «EU» ocorre essencialmente através da utilização de atividades criativas e expressivas, bem como de outras atividades que devem ser realizadas, no sentido de melhorar o desenvolvimento da criança e da relação pais-filho.
Atividades Expressivas
Dramatização, mímicas, música e dança;
Atividades de Educação Gestual e Postural
Equilíbrio;
Atividades Lúdicas
Jogos de regras, jogos de cooperação/oposição, jogos de construção, jogo simbólico;
Atividades de Relaxação e de Consciencialização Corporal
Massagem infantil, Método de Jacobson.
Estratégias de Atuação:
Construir um espaço seguro, agradável e acolhedor, que deverá ser o quarto da criança;
Ter uma disponibilidade afetiva e corporal para a criança;
Proporcionar à criança objetos, que lhe transmitam segurança (objetos transitivos), como é o caso da chucha, da fralda e do peluche, para que tenha a representação mental das suas Figuras de Referência, na sua ausência física;
Consciencializá-la da presença, do espaço e do tempo do outro;
Respeitar o seu tempo e o seu espaço, para se poder expressar livremente;
Coresponsabilizá-la na criação e manutenção de regras das atividades;
Utilizar constantemente o reforço positivo e interrogativo, para que a criança desenvolva a consciencialização das suas ações, aumentando a sua autoestima e autoconfiança, através da sua valorização pessoal;
Dar significado às expressões/emoções, com respostas e ações que proporcionem segurança, conforto e contenção;
Estimular a sua capacidade de iniciativa e atitude crítica, através de elogios, propostas de atividades e perguntas que promovam o seu diálogo;
Promover a sua autonomia, perante a escolha de atividades e a tomada de decisões de um brinquedo em prol de outro, ou de soluções para resolver um determinado conflito;
Aumentar o seu sentimento de segurança e autoconfiança, motivando-a nos seus interesses e proporcionando-lhe atividades que lhe dão prazer e onde tem um bom desempenho, intercalando com atividades em que tem mais dificuldades, mostrando-lhe que também é capaz de as realizar;
Promover a socialização com os pares.
Recorde-se que:
Todos nós podemos ter medos, mas a duração, a intensidade e a frequência com que ocorrem é que determinam se é uma perturbação e, se assim for, será necessária a ocorrência de uma intervenção técnica especializada.
Esta intervenção deve implicar a participação da família, de um ou mais técnicos: psicólogos, psicomotricistas, fisioterapeutas, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, dos educadores e das pessoas que cuidam diretamente da criança, devendo estar todos envolvidos desde o início do processo.
A partilha de conhecimentos e um sistema de comunicação eficaz entre todos estes elementos são essenciais para que os objetivos terapêuticos sejam atingidos. Deste modo, ao adotar medidas de diagnóstico, avaliação e tratamento, minimizam-se as consequências características desta perturbação e, consequentemente proporciona-se uma melhor qualidade de vida.
Referências Bibliográficas:
Golse, B. (2002). Do Corpo ao Pensamento (1ª Edição ed.). Lisboa: Climepsi Editores.
Houzel, D., Emmanuelli, M., Moggio, F. (2004). Dicionário de Psicopatologia da Criança e do Adolescente. Lisboa: Climepsi Editores.
Last, C., (2009). S.O.S Crianças – Como o seu filho pode vencer a ansiedade e o medo. Casa das Letras.
Strecht, P. (2002). Crescer Vazio – Repercussões psíquicas do abandono, negligência e maus-tratos em crianças e adolescentes. Lisboa: Assírio & Alvim.
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