Família > Crescer > Desenvolvimento

As férias grandes estão para a casa dos avós, como os morangos estão para chocolate

As férias grandes estão casa avós, como morangos estão chocolate

Quem não gosta de ser mimado pelos avós?! No mês que se comemora o Dia dos Avós, a Oficina de Psicologia partilha connosco este maravilhoso texto.

Os primeiros raios de sol fazem adivinhar a chegada do Verão, das férias grandes e, claro, dos dias passados na casa dos avós.

Embora diferentes, os avós de outras era e os avós do século XXI, são todos feitos das mesmas matérias-primas. Mas, afinal, de que são feitos os avós? Os avós são feitos de cabelos brancos (ou não), têm rugas (ou não), cheiram sempre a bolos (ou não).

São tecidos com fios de ternura, adornados com botões de sorrisos e salpicados com purpurinas de brincadeira.

Embrulham os beijos em papel de rebuçado e enfeitam os abraços com fitas de amor.

São esses avós que fazem desejar ainda mais que chegue o verão, e com ele as férias grandes. Esse, os mesmos que contam os dias para terem a casa cheia, de novo.

Os pais, às vezes, em surdina, lá vão deixando escapar que as crianças, depois de virem destas férias com os avós, as crianças vêm “piores”. Tal como comer morangos com chocolate deve obedecer a regras e a doses, também as férias grandes em casa dos avós não devem esquecer-se das regras e da rotina mas, simultaneamente devem trazer novidades e descobertas, ser um tempo de coisas diferentes.

Neste mês de Julho, em que se comemora o dia dos avós, deixamos-lhe algumas dicas para  que as férias grandes com os seus netos possam saber a morangos com chocolate o ano inteiro.

– As férias são, como o nome indica férias mas, as crianças continuam a precisar d euma rotina estruturada e de regras consistentes;

– Converse com os pais da criança acerca daquilo que acham ser os limites razoáveis por exemplo em relação a horas de deitar, quantidade de tempo passada no computador/tablet, rotinas essências a manter, …

– Nas horas de calor, inventem brincadeiras que não impliquem meios informáticos: resgate os jogos de cartas, os trabalhos manuais, ….

– Aproveitem as férias para partilharem as refeições me família, procurando que estes sejam momentos de partilha e de interacção;

– Façam caminhadas, descubram a região em passeios, ou organize caças ao tesouro, jogos de pistas, etc..

– E não se esqueça de que são feitos os avós… para que depois das férias ainda persistam os sabores, os cheiros  e as recordações, que irão durar até as próximas férias.

 

Liliana Freitas Branco

Psicóloga Clínica da Equipa Mindkiddo da Oficina de Psicologia

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *